Canoagem: Ryszard Hoppe privilegia preparação olímpica
O selecionador nacional de canoagem quer testar o momento do grupo olímpico feminino...
O selecionador de canoagem, Ryszard Hoppe, desvalorizou esta quinta-feira a importância de conquistar medalhas nos europeus da Croácia, privilegiando uma boa preparação da equipa olímpica feminina para os Jogos Olímpicos e dar ânimo a quem falhou o objetivo.
"Para Zagreb [de dia 21 a 24] levamos dois grupos, um de atletas já apurados para os Jogos Olímpicos, que estarão em preparação, e outro que encara os Europeus como prova principal. Podemos sempre pensar em medalhas, pois temos canoistas que já as ganharam, mas esse não é o objetivo principal", explicou à agência Lusa o técnico de origem polaca.
O K2 1.000 Fernando Pimenta/Emanuel Silva é, por opção técnica, o grande ausente: "Uma vez que tiveram de atingir um pico de forma em maio no apuramento para os Jogos Olímpicos, não fazia sentido puxar novamente por eles a pouco mais de um mês de Londres'2012. A sua preparação é diferente e já estão a trabalhar para o grande objetivo. Após os europeus, vamos para a Polónia estagiar 24 dias para preparar os Jogos".
Assim sendo, o principal objetivo em Zagreb será testar o momento do grupo olímpico feminino, apurado desde os mundiais de 2011, e composto pelo K1 200 Teresa Portela, o K2 200 Joana Vasconcelos/Beatriz Gomes e o K4 500 Helena Rodrigues/Teresa Portela/Joana Vasconcelos/Beatriz Gomes.
O privilégio ao K4 500 e os "horários apertados" vão fazer com que Teresa Portela não possa fazer o K1 500, ficando-se pelos 200 metros, o mesmo que o K2 que apenas fará os 200, quando em Londres vai competir nos 500.
"Será bom se entrarmos em todas as finais e tentar estar na zona entre o terceiro e quinto classificados", esclareceu.
Para Joana Sousa (K1 500) o técnico aponta a final B, enquanto para a estreia internacional do C1 200 Ryszard Hoppe espera que Maria Santos, "que já mostrou bom nível, consiga ir à final e com isso dar um impulso para que haja mais jovens canoistas a apostar nas canoas".
No setor masculino, o K1 João Ribeiro e o K2 Filipe Duarte/David Fernandes procuram esquecer o desalento de terem falhado os Jogos Olímpicos.
"Não estão tão fortes, pois mentalmente ainda estão abatidos. É uma competição difícil para eles, mas vão fazer tudo pelos melhores resultados", frisou.
Ryszard Hoppe mantém o "entusiasmo" quanto à participação da canoagem lusa nos Jogos Olímpicos, consubstanciado "num grupo de seis atletas de nível muito, muito alto, que pode atingir um mínimo de quatro finais e pensar numa medalha".