Record

Estados Unidos levam o ouro após partida fantástica

NORTE-AMERICANOS SOFREM PARA VENCER ESPANHA

Estados Unidos levam o ouro após partida fantástica
Estados Unidos levam o ouro após partida fantástica • Foto: REUTERS

Hino ao basquetebol! Os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro no torneio masculino dos Jogos Olímpicos, depois de um triunfo sofrido sobre a Espanha (107-100), alcançado numa partida com contornos épicos e que, à semelhança do sucedido há quatro anos, em Pequim, voltou a cair para o lado dos "States".

É certo que os norte-americanos confirmaram o favoritismo mas a Espanha sai de cena com uma medalha de prata com tons dourados. Nuestros hermanos dificultaram a vida ao rival como mais ninguém havia feito (apesar de a Lituânia ter perdido por apenas 5 pontos) e saem de cabeça erguida.

A formação orientada por Sergio Scariolo entrou bem e chegou rapidamente à vantagem (12-7). No entanto, os Estados Unidos deram a volta e alcançaram uma vantagem de 10 pontos (35-25) mesmo a fechar o 1.º período.

A Espanha não se assustou e, através do fantástico Juan Carlos Navarro (19 pontos na 1.ª parte) voltou momentaneamente à dianteira. É certo que foram os norte-americanos a terminar na frente ao intervalo mas a vantagem mínima (59-58) deixava tudo em aberto.

Surge Gasol...

Com o apagão de Navarro (apenas 2 pontos no regresso dos balneários), a Espanha apoiou-se na sua estrela. Pau Gasol esteve endiabrado no terceiro período e acabou o encontro com 24 pontos, 8 ressaltos e 7 assistências. Os "States", que nas partidas mais "equilibradas" lograram sempre fugir no 3.º período, viram-se obrigados a "disputar" o derradeiro parcial.

... e LeBron

Com Kevin Durant sempre em alta (30 pontos), LeBron James assumiu as rédeas no 4.º período e os EUA conseguiram finalmente uma vantagem mais confortável, que lhes permitiu gerir sem problemas até final, rumo à celebração e ao segundo título olímpico consecutivo (14.º da sua história).

O extremo dos Heat terminou com 19 pontos e 7 ressaltos e fecha com chave de ouro uma época memorável. "King James" tornou-se o segundo jogador, depois de Michael Jordan, a conquistar na mesma época o título de MVP da fase regular da NBA, o anel de campeão, o título de MVP das finais e o ouro olímpico.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Londres 2012

Notícias

Notícias Mais Vistas

M