Valerie Adams bicampeã olímpica no lançamento do peso
A neo-zelandesa Valerie Adams manifestou-se honrada por ter revalidado o título olímpico no lançamento do peso em Londres'2012, mas desiludida por não ter recebido a medalha junto do público londrino.
Adams, segunda classificada no concurso, acabou por receber a medalha de ouro depois da desclassificação da bielorrussa Nadzeya Ostapchuk, na sequência de um controlo antidoping positivo.
A atleta, de 31 anos, foi submetida a dois controlos antidoping que revelaram a presença de metelonona, uma substância anabolizante, que consta da lista de produtos interditos.
Com a desclassificação de Ostapchuk, o Comité Olímpico Internacional reviu a classificação final, atribuindo a medalha de ouro a Valeria Adams, a de prata à russa Evgeniia Kolodko, e a de bronze à chinesa Lijiao Gong.
A tricampeã mundial, e agora bicampeã olímpica, confessou ter ficado "sem palavras" quando o chefe da delegação olímpica da Nova Zelândia, Dave Currie, lhe comunicou a desclassificação de Ostapchuk e que o ouro lhe seria entregue.
"Perguntei ao Dave [Currie] se as notícias que começavam a circular tinham fundamento e desfiz-me em lágrimas pouco depois", contou Valerie Adams em declarações ao site oficial do Comité Olímpico da Nova Zelândia.
Apesar da alegria, Adams não perdoa a Ostapchuk por lhe ter negado a consagração em pleno estádio olímpico, embora deixe grandes elogios ao sistema de controlo de doping.
"Ela [Ostapchuk] teve a glória perante 80.000 espetadores no estádio. Ela recebeu a medalha de ouro, quando não devia ter sido ela a recebe-la", desabafou a nova bicampeã olímpica.
Valerie Adams insiste que a atleta bielorrussa lhe usurpou a oportunidade de ouvir o hino e assistir ao hastear da bandeira do seu país no estádio olímpico: "tenho muito orgulho da Nova Zelândia e ela roubou-me esse momento".
Isso vai permitir à chinesa Hong Liu ser campeã, Ana Cabecinha subir a sexta, Inês Henriques a nona e Vera Santos a 15.ª.
Ivan Ukhov, apanhado no escândalo de corrupção do atletismo russo, perde medalha de ouro
Atleta turco tinha sido 6.º classificado na categoria de -69kg
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United