_

Balanço do dia nos Jogos Paralímpicos Paris'2024: Luís Costa à porta de novo bronze na desilusão de Miguel Vieira

Foto: REUTERS e LUSA
Foto: REUTERS e LUSA

1/2

Ciclista português foi quarto na prova de fundo e judoca eliminado cedo

Apenas 24 horas após a conquista da medalha de bronze de Luís Costa na prova de contrarrelógio na categoria H5, o ciclista português terminou esta quinta-feira a corrida em linha no 4º lugar nos Jogos Paralímpicos em Paris'2024.

A chuva foi torrencial durante a manhã, perturbando as provas de ciclismo. Com cerca de meia-hora de atraso, a corrida em linha de H5 acabou por se iniciar, e mal para Luís Costa que foi ao chão. Fez um esforço individual para se juntar ao pelotão de sete atletas. Menos sorte tiveram o chinês Liu e o holandês De Vries, que não tiveram oportunidades de lutar pelas medalhas. Contrariamente a Luís Costa, que tentou seguir as ofensivas do francês Loic Vergnaud e do holandês Mitch Valize, respetivamente 2º e 1º.

PUB

A luta pelo bronze acabou por ser entre o português e o ucraniano Pavlo Bal. No último quilómetro, o atleta da Ucrânia levou a melhor, ficando Luís Costa a 13 segundos de um segundo pódio. Nada que abale Luís Costa: "Não é deceção nenhuma. Correu até melhor do que eu estava à espera, porque estava muito cansado do contrarrelógio. Mesmo assim lutei novamente pelas medalhas, mas foi o 4º lugar, a medalha de chocolate. Estes jogos para mim foram algo inexplicável, de tão bom que é isso".

Já estrela portuguesa do judo, Miguel Vieira, caiu na primeira ronda na categoria -60 kg J1 frente ao indonésio Junaedi, e de seguida na repescagem diante do brasileiro Elielton de Oliveira, ficando fora da prova na Arena Champ-de-Mars.

O campeão do mundo e da Europa estava decepcionado: "Sinto-me triste. Vim com o sentimento de poder estar no pódio. Isto não aconteceu. Mais do que as palavras, é aquilo que nós podemos demonstrar dentro do tapete. É continuar a trabalhar para Los Angeles, estarmos da melhor maneira possível e conseguirmos resultados que não conseguimos cá", confessou.

PUB

O dia fechou com Carolina Duarte a apurar-se para a final de amanhã dos 400 metros T3, em atletismo, após vencer a sua série de eliminatória em 55.99 segundos.

Canoagem em ação

Portugal soma já quatro medalhas nestes Jogos Paralímpicos: duas de ouro, por Miguel Monteiro, no lançamento do peso, e por Cristina Gonçalves, no torneio individual de boccia BC2, e outras tantas de bronze, por Luís Costa na prova de contrarrelógio classe H5 em ciclismo, e por Diogo Cancela nos 200 metros estilos SM8.

PUB

Mas os pódios em Paris’2024 podem aumentar, já que esta sexta-feira entram em ação os canoístas Norberto Mourão e Alex Santos. O primeiro, recorde-se, conquistou a medalha de bronze na prova de VL2, nos Jogos Paralímpicos em Tóquio’2020.

Haverá ainda pelo menos duas finais com portugueses: Sandro Bessa e Ana Filipe em ação no Stade de France.

Por Marco Martins
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Paralímpicos Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB