Miguel Monteiro conquistou a primeira medalha de Portugal nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Na final do lançamento do peso F40 (baixa estatura), o atleta português chegou à marca dos 10,76 metros na sua quinta tentativa, garantindo o bronze, naquela que foi a sua segunda participação em Jogos Paralímpicos.
No arranque da prova, o atleta natural de Mangualde alcançou os 10,45m, colocando-se na 4ª posição, atrás de Denis Gnezdilov (11,02), Garrah Tnaiash (10,79) e Matija Sloup (10,48). Depois de duas tentativas nulas no segundo e terceiro lançamentos, além de uma marca de 10,37m no quarto, o português, de 20 anos, conseguiu o melhor registo no quinto arremeso, chegando aos 10,76metros. Acabou por ultrapassar o croata, Matija Sloup, isto numa prova em que o recorde mundial caiu em três ocasiões.
Miguel Monteiro chegou à competição no Japão com recorde mundial (11,01), alcançado em fevereiro deste ano, no Torneio de Preparação para os Jogos, mas viu o russo, Gnezdilov, colocar a fasquia alta logo na primeira tentativa, no Estádio Olímpico de Tóquio. O atleta que representa o Comité Paralímpico Russo (CPR) alcançou os 11,02m no arremesso inaugural, sendo que a marca só foi novamente superada na última ronda do lançamento do peso F40.
Numa prova repleta de emoção, Garrah Tnaiash, que tinha o segundo melhor registo, superou a concorrência, chegando aos 11,15m. O atleta iraquiano, detentor do anterior recorde paralímpico (10,76) no Rio'2016, não escondeu a felicidade, só que viu a medalha de ouro fugir-lhe no penúltimo lançamento da prova. Denis Gnezdilov superou o adversário, alcançando os 11,16m e garantiu assim a vitória no lançamento do peso.
Com este resultado de Miguel Monteiro, a Seleção Portuguesa garante a sua 93ª medalha no total de 11 participações em Jogos Paralímpicos.
Por Filipe BalreiraCompetição decorreu em Istambul, na Turquia
Seleção portuguesa termina competição em Istambul com sete medalhas conquistadas
António Santos e Tatiana Couto chegaram ao ouro
Medida vem em consequência de ordem executiva de Donald Trump assinada em fevereiro
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado