Portugal conseguiu uma vaga nas provas de equitação dos Jogos Paralímpicos Rio'2016, aumentado para sete o número de modalidades que contarão com a presença de atletas lusos na competição, que decorre de 7 a 18 de setembro.
De acordo com o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), o apuramento foi conseguido através de uma realocação pedida pelo organismo, em representação da Federação Equestre Portuguesa ao Comité Paralímpico Internacional.
A vaga vai ser ocupada pela cavaleira Ana Mota Veiga, que assim se estreará em competições paralímpicas.
Em declarações ao CPP, Ana Mota Veiga referiu que estar presente em Jogos Paralímpicos "é o grande sonho da vida de qualquer atleta, um projeto de vida, para pelo menos quatro anos, que envolve muita força de vontade e sacrifício", acrescentando: "Eu e o meu cavalo Convicto LV comprometemo-nos a dar o nosso melhor, continuar a treinar arduamente, e agora com muito mais afinco".
Rui Oliveira, chefe da missão portuguesa aos Jogos Paralímpicos Rio'2016, considerou que a qualificação de mais uma modalidade "é uma imensa felicidade por saber que o trabalho realizado e o esforço têm vindo a ser compensados".
Com a entrada da equitação - que se junta ao atletismo, ao boccia, ao ciclismo, ao judo, à natação, e ao tiro - são agora sete as modalidades paralímpicas no Rio 2016.
O número de modalidades pode ainda aumentar, caso Portugal consiga apurar-se no remo, no campeonato do Mundo a realizar em maio.
Nos Jogos Paralímpicos Londres2012, Portugal esteve representado em cinco modalidades e quatro anos antes, em Pequim, os atletas lusos participaram em sete modalidades.
Presença de atletas russos e bielorrussos em Milão-Cortina tem causado controvérsia
Atleta americana, nascida na Ucrânia, ganhou o ouro na prova de sprint do biatlo em Milão-Cortina
Portugal desfilou na Cerimónia de Abertura em Milão-Cortina
Aboulfazl Khatibi Mianaei forçado a desistir
Casa do Benfica vista como uma forte alternativa ao Estádio Lusail, no Qatar
Avança o empresário
Antigo internacional holandês fez revelação
Amanda Farias publicou 'story' no Instagram
Vídeo do italiano a promover o regime saudita revoltou utilizadores. Nick Harris escreveu longo artigo a expor alguns episódios
Tentativa de aliciamento de jogadores da UD Mansores para que prejudicassem a sua equipa no jogo frente ao Lobão