Salto do paralímpico Markus Rehm valeria ouro nos Jogos Olímpicos do Rio'2016

Markus Rehm alcançou a terceira melhor marca mundial do ano

• Foto: Getty Images
PUB

O alemão Markus Rehm conseguiu este sábado revalidar o título de campeão europeu do salto em comprimento T64 (categoria destinada a atletas com prótese na perna), com um incrível salto de 8,48 metros, um novo recorde do Mundo e que teria valido a medalha de ouro nos últimos três Jogos Olímpicos! É que, com esta marca, Rehm fez melhor do que Jeff Henderson em 2016 (8,38 metros), Greg Rutherford em 2012 (8,31) e Irving Saladino em 2008 (8,34).

Your browser doesn’t support HTML5 video

Incrível: Bate recorde mundial do comprimento e... quase aterrava fora da areia
Para mais, o atleta de 30 anos conseguiu em Berlim a terceira melhor marca do ano (incluíndo atletas sem deficiência), apenas superado por Juan Miguel Echevarria (8,68) e Luvo Manyonga (8,58).

Markus Rehm, refira-se, é atualmente bicampeão olímpico e tricampeão europeu do salto em comprimento, tendo ainda no seu currículo três títulos mundiais na mesma especialidade. O alemão compete ainda nos 4x100 metros, prova na qual tem um bronze e um ouro olímpico, para lá de um ouro em Mundiais e em Europeus.

PUB
O sonho olímpico

Vítima de um grave acidente aos 14 anos, que obrigou à amputação da sua perna abaixo do joelho, Rehm ainda alimenta o sonho de chegar aos Jogos Olímpicos, ainda que as regras da IAAF não lhe permitam, pois a prótese é vista como uma ajuda. "A situação é complicada. Ele tem de demonstrar que a prótese não lhe dá qualquer vantagem e, de momento, ainda não o provou", explicou Sebastian Coe, presidente da IAAF.

Reveja o incrível salto.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
PUB