Iraniano é a segunda pessoa mais alta do mundo e uma das figuras daquele país em voleibol sentado
A seleção do Irão arrancou da melhor forma os Jogos Paralímpicos em voleibol sentado, muito por conta de Morteza Mehrzad. O 'gigante' de 2,46 metros é o homem mais alto daquele país, o atleta paralímpico mais alto da história e, como se não bastasse, a segunda pessoa mais alta do mundo, e é caso para dizer que tem atravessado um misto de emoções em Paris desde o início da competição. É que apesar de ter contribuído para as vitórias expressivas da sua equipa sobre a Ucrânia (3-0) e o Brasil (3-0), Mehrzad tem sido obrigado a dormir no chão, já que a Aldeia Paralímpica... não tem camas que se adequem ao seu tamanho.
À procura da terceira medalha de ouro em Jogos Paralímpicos, Mehrzad tem chamado a atenção pela área que cobre no terreno de jogo. No entanto, e apesar de este ser um aspeto positivo no que ao desporto diz respeito, a verdade é que a infância do atleta não foi fácil. Conta o jornal brasileiro 'O Globo' que, aos 15 anos, o iraniano sofreu um grave acidente de bicicleta, onde contraiu uma lesão que interrompeu o crescimento da sua perna direita. Desde então, Mehrzad precisa de uma cadeira de rodas para se movimentar, assim como de muletas e uma bengala.
Relacionada
Não só isto. O jogador, de 37 anos, sofre de uma condição chamada acromegalia, que resulta da produção excessiva de hormona do crescimento e causa problemas como alterações ósseas ou deformidades no sistema ósseo.
O Irão volta a entrar em ação esta terça-feira, pelas 11 horas, para defrontar a Alemanha em mais um jogo de voleibol sentado nos Jogos Paralímpicos de Paris.
Competição decorreu em Istambul, na Turquia
Seleção portuguesa termina competição em Istambul com sete medalhas conquistadas
António Santos e Tatiana Couto chegaram ao ouro
Medida vem em consequência de ordem executiva de Donald Trump assinada em fevereiro
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Sem opção de compra