Teve ontem lugar a 3ª gala do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), em que foram distinguidos vários atletas pelos resultados no último ciclo paralímpico. Desde logo, Miguel Monteiro e Norberto Mourão, medalhas de bronze respetivamente no lançamento do peso F40 e canoagem 200m VL2 em Tóquio’2020, receberam a medalha paralímpica. "Não tem sido um percurso fácil, mas ainda procuro maior sucesso" frisou Monteiro, enquanto Mourão assumiu: "Continuarei a lutar por conquistas até ter forças!"
Numa cerimónia que teve a presença de presidentes de federações, entre eles o líder da FPF, Fernando Santos, o presidente do CPP, José Manuel Lourenço, destacou os resultados recentes. "Num ano difícil, desenvolvemos um projeto inovador e um programa estruturante, ajudando o movimento paralímpico a nível nacional e internacional", referiu o líder federativo, que está no último ano de mandato.
Por sua vez, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, foi galardoado com a ordem paralímpica, a par de Carlos Lopes (ex-atleta) e Ana Sofia Antunes (Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência), tendo louvado o esforço realizado na evolução dos paralímpicos. "É um trabalho de equipa. Tanto eu como a Ana Sofia Antunes demos vários passos na criação de igualdade. Há que seguir este caminho para o ciclo de Paris’2024", defendeu.
Ainda no evento de ontem, as medalhas de mérito foram atribuídas aos atletas Carina Paim, Sandro Baessa, Carolina Duarte, Joana Santos, Hugo Passos , Lenine Cunha, Luís Costa, Telmo Pinão, Renata Pinto, Susana Veiga e Filipe Marques. Já os prémios por inclusão pelo desporto foram conquistados pelos jornalistas Alexandra Oliveira, da Lusa, e João Pedro Mendonça, da RTP, além do prémio de jornalismo desportivo 2021 para Horácio Antunes, da Antena 1.
Os dois atletas, que já têm marcas de qualificação para Paris'2024, dão seguimento aos respetivos
Evento vai decorrer entre 21 e 27 de abril, no Complexo de Piscinas Olímpicas da Penteada, no Funchal
Candidaturas podem ser apresentadas até final deste mês de novembro
Equilíbrio será progressivo e consumado nos Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025
Médio do Manchester City deixou mensagem nas redes sociais
Treinador português vai assinar por época e meia pelo clube grego
Jean-Clair Todibo pertenceu aos quadros da equipa catalã entre 2019 e 2021, antes de rumar ao Nice
Escocês termina contrato com Vancouver Whitecaps (MLS) em dezembro de 2024