Missão portuguesa em Paris aumentou para 24 atletas
Portugal vai estrear-se nas competições de triatlo nos Jogos Paralímpicos em Paris'2024, com a confirmação do apuramento de Filipe Marques, que aumentou para 24 a missão portuguesa na capital francesa.
"Estou muito contente com a qualificação. É sempre o grande objetivo de cada aleta e algo que eu procurava para Tóquio2020 e que não consegui por muito pouco", disse o desportista, em declarações à Lusa.
Filipe Marques assegurou a estreia do triatlo adaptado português no evento com o nono lugar no ranking, o derradeiro do apuramento paralímpico direto, uma vez que ainda poderá haver convites, com 1.335 pontos, em classificação liderada pelo canadiano Stefan Daniel, com 1.706.
"O objetivo agora é tentar um 'top 5' ou espreitar uma medalha, o que seria algo fantástico nos meus primeiros Jogos. Estou na luta para isso", completou o luso que teve como principais resultados o triunfo nas Taças do Mundo de Alhandra e de Málaga, em Espanha.
Com esta inclusão, a Missão de Portugal é composta agora por 24 desportistas, em oito modalidades para a competição que decorre entre 28 de agosto e 08 de setembro.
À exceção das vagas atribuídas via ranking individual, todas as quotas asseguradas em competições de apuramento são não nominais e são atribuídas aos atletas mediante critérios de seleção definidos por cada uma das federações de modalidade, em articulação com o CPP.
Neste momento, o boccia é a modalidade mais representada, com sete elementos, seguido do atletismo com seis e natação com quatro.
Seguem-se a canoagem e o ciclismo, ambas com duas, enquanto badminton, tiro e triatlo apresentam um elemento cada.
Portugal, que esteve representado nos Jogos Tóquio2020 por 33 atletas, somará em Paris2024 a sua 12.ª participação no evento, no qual conseguiu um total de 94 medalhas (25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).
Lista de quotas conquistadas por Portugal e atletas definidos:
- Atletismo (6): A definir.
- Badminton (1): Beatriz Monteiro.
- Boccia (7): Ana Sofia Costa, José Gonçalves, Carla Oliveira, Ana Catarina Correia e três atletas ainda a designar da equipa BC1-BC2
- Canoagem (2): Alex Santos e Norberto Monteiro.
- Ciclismo (2): Luís Costa e Telmo Pinão.
- Natação (4): Daniel Videira, Diogo Cancela, Marco Meneses e Tomás Cordeiro.
- Tiro (1): Margarida Lapa.
- Triatlo (1): Filipe Marques.
Saltadora portuguesa conseguiu a marca de 11,01 metros
No dia 11 deste mês, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Foi medalha de bronze na mesma distância nos Jogos Paralímpicos Paris'2024
Português conseguiu o seu quarto pódio em Mundiais
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo