Secretário de Estado da Juventude e do Desporto destacou ainda o exemplo dado pelos atletas
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD) considerou este sábado que Portugal viveu "um dia histórico" com a conquista de uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio'2020 e destacou o exemplo dado pelos atletas.
"Foi um dia histórico para a canoagem e para o desporto paralímpico português", afirmou João Paulo Rebelo, pouco depois de ter assistido ao vivo à prova 200 metros VL2, na qual Norberto Mourão conquistou a medalha de bronze.
Relacionadas
O governante, que nos últimos dias tem assistido às provas de atletas portugueses em Tóquio, enalteceu "a capacidade de sacrifício e superação dos atletas paralímpicos".
"O Norberto é um bom exemplo disso, é alguém que pela fatalidade de um acidente resolveu pelo desporto fazer o que o desporto sabe fazer bem, que é valorizar-nos enquanto pessoas e, no fundo, dar oportunidades para a inclusão ativa na sociedade", afirmou.
João Paulo Rebelo considerou que numa edição de Jogos Paralímpicos "realizada num período atípico, marcado pela pandemia de covid-19", procurou trazer a Tóquio "a emoção de muitos portugueses", que em condições normais estariam no Japão "a vibrar com a missão portuguesa".
O SEJD lembrou ainda que o ciclo que agora termina foi "muito importante para o desporto paralímpico, porque houve equiparação das bolsas e dos prémios de mérito desportivo".
Na sua estreia em Jogos Paralímpicos, o canoísta Norberto Mourão, campeão europeu e vice-campeão mundial, conquistou, no Sea Forest Waterway, a medalha de bronze na prova 200 metros VL1, a primeira para Portugal na modalidade.
Numa prova à qual também assistiu Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Norberto Mourão partilhou o pódio com o brasileiro Paulo Rufino, medalha de ouro, e com o norte-americano Steven Haxton, que conquistou a prata.
Competição decorreu em Istambul, na Turquia
Seleção portuguesa termina competição em Istambul com sete medalhas conquistadas
António Santos e Tatiana Couto chegaram ao ouro
Medida vem em consequência de ordem executiva de Donald Trump assinada em fevereiro
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve