O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa felicitou segunda-feira à noite a comitiva portuguesa que participou nos Mundiais de atletismo paralímpico, que decorreram em Paris e onde Portugal arrecadou quatro medalhas.
Marcelo Rebelo de Sousa felicitou, por telefone, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, "em nome de todos os atletas pela forma como honraram o nome de Portugal e de todos os portugueses", destaca uma nota divulgada no site da Presidência da República.
"O Presidente da República acompanhou com entusiasmo a prestação dos atletas portugueses nas competições do Campeonato do Mundo de Atletismo Paris'2023, que decorreram no Estádio Charléty, numa organização da World Para Athletics", pode ler-se.
A delegação portuguesa foi composta por 10 atletas, inseridos num universo de 1.330 atletas de 107 países em competição, tendo obtido uma medalha de prata e três medalhas de bronze, realça ainda a mesma nota.
Carolina Duarte conquistou a medalha de prata nos 400 metros T13, Carina Paim foi medalha de bronze nos 400 metros T20, Miguel Monteiro conquistou a medalha de bronze no lançamento do peso F40 e Sandro Baessa arrecadou a medalha de bronze nos 1500 metros T20.
Os quatro lugares no pódio permitiram também a Portugal assegurar quatro vagas não-nominais nos Jogos Paralímpicos 2024, que vão decorrer também em Paris.
Os Mundiais de atletismo paralímpico foram a primeira prova de qualificação para os Jogos Paralímpicos, garantindo aos quatro primeiros classificados de cada prova a abertura de quotas não-nominais para o respetivo país.
Os dois atletas, que já têm marcas de qualificação para Paris'2024, dão seguimento aos respetivos
Evento vai decorrer entre 21 e 27 de abril, no Complexo de Piscinas Olímpicas da Penteada, no Funchal
Candidaturas podem ser apresentadas até final deste mês de novembro
Equilíbrio será progressivo e consumado nos Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025
Exerce a função nas camadas jovens do emblema das Caldas da Rainha
Emblemas geridos pelo investidor norte-americano andam longe do estrelato
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’
Prova terá início em 20 de junho em Atlanta e terminará em 14 de julho em Miami