Paracanoístas Norberto Mourão e Paulo Santos falham Rio'2016

O técnico nacional Ivo Quendera assumiu a "frustração do objetivo falhado"

• Foto: D.R.

Os canoístas Norberto Mourão (KL2) e Paulo Santos (KL1) desperdiçaram esta quarta-feira a derradeira oportunidade de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio'2016, falhando a final da prova de apuramento, em Duisburgo, Alemanha.

Norberto Mourão e Paulo Santos precisavam entrar nos três primeiros lugares que garantiam acesso à desejada final, mas Norberto foi apenas sexto, na meia-final com os principais candidatos, enquanto Paulo Santos ficou-se pelo oitavo lugar.

"Os outros foram mais fortes. Arranquei bem, aos 100 metros ia no grupo da frente, com tudo para conseguir a vaga, e até subi um pouco mais até aos 150, mas nos derradeiros 50 metros fui ultrapassado. O meu azar foi a distribuição dos atletas na semifinal, pois fiquei na que era claramente mais forte. Quinta-feira espero vencer a final B", disse Norberto Mourão à agência Lusa.

Paulo Santos assumiu que "esta esteve longe de ser a prova idealizada".

"Sabia que ía ser difícil, mas foi ainda mais duro. Teria dado jeito treinar uns dias antes da competição. Acreditava que podia ser bem-sucedido. Tenho 50 anos, mas amo o que faço e vou dar tudo para estar em Tóquio'2020", disse o canoísta.

O técnico nacional Ivo Quendera assumiu a "frustração do objetivo falhado", mas entende que os seus pupilos "fizeram o melhor possível, dentro do que estava ao seu alcance".

"O problema é que os outros foram ainda mais fortes. Temos anos de atraso em Portugal em relação ao desporto adaptado, mas estou confiante de que o próximo ciclo paralímpico vai ser diferente. Fizemos o nosso melhor. Espero que governo, IPDJ, federação e restantes parceiros reforcem o empenho no objetivo paralímpico", completou.

Norberto Mourão disputa quinta-feira a final B, enquanto Paulo Santos já concluiu o seu desempenho em Duisburgo.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Paralímpicos
Notícias
Notícias Mais Vistas