Atleta conquistou a primeira medalha para Portugal nos Jogos Paralímpicos
O Presidente da República felicitou este domingo Miguel Monteiro pela conquista da medalha de bronze na prova de lançamento do peso F40, nos Jogos Paralímpicos Tóquio'2020, lembrando o percurso vitorioso do atleta nos últimos anos.
"Depois do quinto lugar no Rio de Janeiro e de se ter sagrado campeão europeu, Miguel Monteiro alcançou a tão desejada e merecida medalha olímpica, a primeira para Portugal nestes Jogos Paralímpicos de Tóquio'2020", refere Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem divulgada na página da Presidência da República
Relacionadas
Na nota, o Presidente da República "felicita e agradece" a Miguel Monteiro, que compete na classe para atletas de baixa estatura, "em nome de Portugal e dos portugueses".
O português, de 20 anos, conquistou este domingo o bronze no concurso de lançamento do peso F40, para atletas de baixa estatura, com a marca de 10,76 metros, numa final na qual o recorde mundial (11,01), que lhe pertencia, foi batido três vezes, numa luta que envolveu Denis Gnezdilov, do Comité Paralímpico da Rússia, e o iraquiano Garrah Tnaiash.
No primeiro lançamento, o russo marcou 11,02, e liderou o concurso até à última tentativa, na qual o iraquiano marcou 11,15, fazendo cair o recorde e assumiu a liderança da prova.
Na sua derradeira tentativa, Denis Gnezdilov fixou novo recorde mundial, com 11,16, assegurou o ouro e empurrou Garrah Tnaiash para a prata.
Portugal conseguiu a sua primeira medalha nos Jogos Paralímpicos Tóquio'2020, que terminam em 5 de setembro.
Portuguesa derrotou a turca Buse Tiras na final da categoria -57 kg
Companhia aérea nacional assinou protocolos com os comités olímpico e paralímpico esta quarta-feira
Português bateu o máximo dos 100 metros mariposa
Saltadora portuguesa conseguiu a marca de 11,01 metros
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom