Abílio Valente, António Marques, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira compõem a representação nacional
O Presidente da República felicitou esta terça-feira os quatro atletas portugueses que conquistaram a medalha de bronze na prova de equipas BC1/BC2 de boccia nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e elogiou o seu "esforço coletivo".
"Parabéns aos nossos atletas que conquistaram mais uma medalha de bronze. O empenho individual transformou-se em esforço coletivo, que se traduz em mais uma conquista que enche de alegria o Presidente da República e todos os portugueses!", lê-se numa mensagem divulgada na página oficial da Presidência da República na internet.
Na segunda-feira, a equipa portuguesa composta por Abílio Valente, António Marques, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira conquistou a medalha de bronze na prova de equipas BC1/BC2 de boccia, ao derrotar a Argentina, por 6-2, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares.
Esta foi a segunda medalha conquistada por Portugal nos Jogos Paralímpicos que decorrem no Rio de Janeiro, Brasil, depois de Luís Gonçalves ter conseguido o bronze no atletismo, na prova dos 400 metros T12 (deficiência visual).
O boccia é uma modalidade exclusiva dos Jogos Paralímpicos, que consiste em lançar bolas tentando deixá-las o mais perto possível de uma bola alvo, e é destinada a atletas com deficiência motora - paralisia cerebral em cadeira de rodas ou doenças neuromusculares. Pode ser disputada individualmente, em pares ou por equipas, sem divisão por género.
Na modalidade, designada pelas iniciais BC, os atletas são divididos em quatro classes, numeradas de 1 a 4. As classes 1 e 2 são destinadas a atletas que jogam com a mão ou com o pé, a 3 a atletas que jogam com calhas, e a 4 a praticantes que sofrem de doenças neuromusculares.
A selecionador nacional Helena Bastos mostrou-se esta sexta-feira satisfeita pela conquista de mais uma medalha
José Macedo, de 44 anos, repete assim o mesmo resultado de Londres'2012
António Marques, que fez parte da equipa BC1-BC2, começou logo mal o encontro, cedendo no primeiro parcial por 5-0
José Macedo pode deixar o Rio com dois ‘metais’ na bagagem, depois de ter estado na equipa BC1-BC2
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque