Telmo Pinão é o outro representante nacional na modalidade, mas participará na categoria c2.
Arranca hoje, logo pela manhã (8 horas do Brasil), a participação portuguesa no paraciclismo - com a disputa do contrarrelógio -, modalidade na qual Luís Costa surge como grande esperança portuguesa num bom resultado.
O ciclista, de 43 anos, que tem hora de partida para o contrarrelógio marcada para as 9h17 do Rio (13h17 em Lisboa), aparece nestes Jogos Paralímpicos bem colocado no ranking mundial da sua categoria - é o líder, estatuto que detém desde o mês de maio. Atrás do português estão, por exemplo, o italiano Alessandro Zanardi (ouro nas provas de estrada e contrarrelógio de Londres’2012, grande figura da modalidade e referência para o atleta português) ou o sul-africano Ernst van Dyk (prata em Londres na prova de estrada).
Inspetor da Judiciária de profissão, o ciclista do Sporting, que devido a um acidente sofrido em 2003 perdeu a perna direita, espera confirmar os bons indicadores que foi deixando nas mais recentes provas, ainda que explique que a sua prova de eleição não é o contrarrelógio, mas sim a de estrada, prova na qual, confessa, já tem a suas atenções focadas.
"Nunca consigo grandes resultados no contrarrelógio quando compito contra os atletas aqui presentes. Teoricamente não será de esperar que chegue aos cinco primeiros. Seria uma surpresa se acontecesse", admite o ciclista português, que mesmo assim deixa claro que irá lutar com tudo o que tem pelos cinco primeiros lugares. Contudo, confessa que uma posição nos 8 primeiros seria positiva, já que nesses postos terá direito a diploma paralímpico.
Bem cedo
Também em paraciclismo, mas na categoria C2, Telmo Pinão (partida às 8h03 brasileiras) procura também ele um bom resultado, ainda que no seu caso as expectativas não sejam tão elevadas. *
Acidente ocorreu numa das curvas da descida de Grumari
Se a classificação final fosse apenas referente aos C2, Pinão teria sido sexto.
Depois do oitavo posto no contrarrelógio, Luís Costa tinha apontado ao top-5 na prova de estrada
Atual líder do ranking da sua classe, Luís Costa andou sempre no grupo da frente
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque