O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, viaja esta quarta-feira para França, onde na sexta-feira vai assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em que o arquipélago participa com sete atletas e a maior delegação de sempre.
A Presidência da República cabo-verdiana avançou, em comunicado, que o chefe de Estado "vai apoiar" a delegação cabo-verdiana no maior evento multidesportivo mundial.
"O Chefe de Estado apela a toda a Nação,às ilhas e à vasta diáspora a estar unida e a apoiar, com a sua energia positiva, o Team Cabo Verde que dignamente representa o país", lê-se na nota.
Antes da partida para a França, José Maria Neves recebeu e entregou a bandeira nacional à delegação olímpica cabo-verdiana.
A delegação cabo-verdiana é composta por 24 elementos, dos quais sete atletas: David Pina e Ivanusa Moreira (boxe), Victor Alvares (esgrima), Djamila Silva (judo), José Tati e Jayla Pina (judo) e Samuel Freire (atletismo).
Cabo Verde leva ainda cinco treinadores, de boxe, esgrima, judo e natação, e seis oficiais de equipa, além do chefe da Missão, Léo Moreau, um médico, um fisioterapeuta, um preparador físico, um psicólogo e dois responsáveis do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC).
Na sua deslocação a França, o o chefe de Estado cabo-verdiano vai ainda participar noutros eventos, entre eles uma cimeira sobre desporto e desenvolvimento durável, a convite do seu homólogo francês, o Presidente Emmanuel Macron.
Por LusaTribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League