França derrota Canadá e avança para as 'meias' no torneio olímpico masculino

Gauleses bateram os norte-americanos por 82-73

• Foto: Reuters

A França assegurou a passagem às meias-finais do torneio masculino de basquetebol depois de bater, nos ‘quartos’, o Canadá (82-73).

Após o sensacional embate entre Sérvia e Austrália, também este levou ao rubro os milhares de adeptos presentes nas bancadas, com o destaque para o público local que, desde sempre, apostou forte na conquista de uma medalha neste evento.

Perante a admiração geral, os gauleses entraram a todo o vapor. Num ápice chegaram a 19-5, fecharam o período inicial com 23-10 e ainda na primeira parte ostentaram uma vantagem de 19 pontos. Os canadianos, bem se esforçavam, mas não só não conseguiam parar os ataques contrários como sentiam dificuldades para acertar os seus lançamentos, assim como para fazer frente à agressiva defesa do opositor.

O mais surpreendente da notável primeira parte dos locais foi perceber que a superioridade foi alcançada sem grande contributo das principais estrelas. Aquando do descanso, Wembanyama tinha escassos 2 pontos (terminou com 7, mais 12 ressaltos, 5 assistências, 3 recuperações e 1 desarme), Gobert e Batum nenhum! Yabusele (22 pontos e 5 ressaltos) e Cordinier (20 pontos) lideravam o ataque gaulês e mostravam enorme pontaria nos triplos.

A perder por 45-29 ao intervalo, o Canadá estava obrigado a reagir. E foi isso que fez. Recuperou cinco pontos no terceiro quarto (parcial de 21-16), mas ainda havia muito caminho pela frente. E apenas 10 minutos disponíveis. Chegaram aos 60-65, mas já não tiveram capacidade para se aproximar mais. De resto, um triplo do meio da rua de Fournier (13 pt) já dentro do último minuto sentenciou o encontro.

Entre os canadianos, destaque para Shai Gilgeous-Alexandre (27 pt, 5 r, 4a). Não chegou para manter a equipa na luta pelas medalhas.

Por Luís Avelãs
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Basquetebol
Notícias
Notícias Mais Vistas