Selecionador português orgulhoso de toda a equipa com quem trabalha
O selecionador português de ciclismo de pista, Gabriel Mendes, considerou esta quinta-feira que a medalha de prata conquistada por Iúri Leitão no omnium dos Jogos Olímpicos Paris2024 é fruto de 14 anos de trabalho.
"São 14 anos de trabalho, construir uma seleção de raiz, fazer crescer, desenvolver um projeto, ter uma seleção elite fantástica, que temos. Posso-me orgulhar de dizer que temos uma seleção elite de atletas que fez os processos de qualificação, para nós podermos estar aqui hoje e o Iúri fazer a competição que fez e conseguir chegar à medalha de prata", disse.
Relacionadas
Em declarações aos jornalistas, após a cerimónia da entrega das medalhas no Velódromo Saint-Quentin-en-Yvelines, Gabriel Mendes assegurou que tem "um orgulho muito grande" por todas as pessoas que trabalham consigo, "nomeadamente a equipa técnica, os atletas".
"Sem os atletas, sem a qualidade, o empenho e o esforço dos atletas, nós, nomeadamente hoje o Iúri, com esta prova brilhante, não teríamos conseguido chegar aqui", admitiu.
Com um trabalho de base há cerca de 14 anos, com a construção do Velódromo de Sangalhos, Gabriel Mendes diz que é possível obter este tipo de resultados quando se trabalha "organizadamente para produzir resultados, que não é fácil, que requerem estrutura, requerem meios".
"Nós não temos os mesmos meios que têm as grandes nações que estiveram hoje a competir aqui connosco. As pessoas têm de ter noção disso, nós fazemos um trabalho de otimização dos recursos que nós temos disponíveis, à dimensão das nossas possibilidades. É possível, é mais difícil, é mais árduo, e todos os detalhes, todas as coisas contam", afirmou.
Gabriel Mendes reforçou que "esta medalha de prata é o culminar de 14 anos", em que Portugal somou 64 medalhas em competições internacionais, nomeadamente no Mundial, em que Iúri Leitão venceu a prova de omnium em 2023, mas que para ter mais resultados "não basta ter só uma pista".
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Emmanuel Macron propôs criar uma Festa do Desporto, a realizar-se anualmente em 14 de setembro
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele