Falta oficializar ainda qualificação do judo
Vanessa Marina selou a qualificação para Paris'2024, fazendo história para Portugal no breaking, modalidade de estreia em Jogos Olímpicos. A leiriense, de 31 anos, foi 11.ª na última etapa das Olympic Qualifying Series, em Budapeste, e ganhou 30 pontos, passando a somar 64, que vale o 9.º lugar do ranking de qualificação.
A B Girl lusa venceu duas rondas, mas acabaria em 3.ª do Grupo A, falhando o acesso aos quartos de final, mas o principal objetivo estava cumprido. "O inacreditável acabou por acontecer e depois disto vou-me aposentar. Enorme obrigado", agradeceu Vanessa Marina nas redes sociais após o feito.
No skate, Portugal também viu confirmada na capital magiar a qualificação do estreante Thomas Augusto em park, enquanto Gustavo Ribeiro (street) vai voltar a estar em Jogos Olímpicos, depois do 8.º lugar em Tóquio'2020.
"Esta é uma oportunidade de quatro em quatro anos e mal posso esperar para que tudo corra bem, tentando fazer o melhor. Estou bastante confiante e gostaria de trazer uma medalha para casa, é esse o meu objetivo", disse Gustavo Ribeiro, após ser sexto no ranking.
Já Thomas Augusto, atingiu as meias-finais na Hungria, acabando em 21.º do ranking: "Estou muito orgulhoso por representar Portugal nos Jogos Olímpicos."
Lista não está fechada
Com a qualificação de Vanessa Marina (breaking), Gustavo Ribeiro e Thomas Augusto (skate), o Comité Olímpico (COP) confirmou que a Equipa Portugal tem 53 atletas apurados para Paris'2024, em 13 modalidades, mas a delegação não está fechada. Faltam sair as listas definitivas do ranking de qualificação olímpica no judo, onde Portugal deverá ver confirmados mais seis atletas: Catarina Costa (48 kg), Bárbara Timo (63 kg), Patrícia Sampaio (78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Jorge Fonseca (100 kg) e João Fernando (81 kg).
Com 12 atletas apurados até ao momento, o atletismo será a modalidade com mais lusos em Paris'2024. Falta ainda saber quem se vai qualificar pelo ranking mundial.
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull