Gorete Semedo, Hermínia Teixeira e Roldeney Fernandes vão representar país em Paris
São Tomé e Príncipe participará pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, que este ano decorrerem em Paris, com três modalidades, atletismo, canoagem e judo, com a expectativa de uma "participação com dignidade", anunciou fonte oficial.
Segundo o presidente do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe (COSTP), João Costa Alegre, os atletas apurados, todos em preparação em Portugal, são Gorete Semedo, no atletismo, Hermínia Teixeira, na canoagem, e Roldeney Fernandes, no judo.
"Esperemos que, efetivamente, todos os atletas estejam lá para participar e representar com dignidade São Tomé e Príncipe", disse João Costa Alegre, após encontro com o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.
Questionado sobre a qualificação dos atletas, o presidente do COSTP referiu que "aqueles que não conseguiram a qualificação direta estão dentro do ranking". "Para estarem nos Jogos Olímpicos, é porque reúnem as condições básicas necessárias que lhes permitem estar nesta grande montra do desporto ao nível internacional", sublinhou.
Ciente dos desafios e do alto nível da competição, João Costa Alegre não coloca a ambição no pódio, mas quer uma participação com dignidade.
"Só podem estar no pódio três pessoas. Nós estamos lá [na competição] e vamos também concorrer para estes três lugares. Se conseguirmos, estaremos aqui em festa, mas temos que ser justos connosco, fazer uma autoavaliação da nossa preparação, das nossos condições em competição com outros países e comités olímpicos de outros países do mundo, se somos ou não tão fortes para concorrermos para os três lugares", disse o presidente do COSTP.
"A expectativa é que nós queremos uma participação com dignidade", vincou João Costa Alegre, adiantando que a delegação são-tomense terá quase 10 elementos, entre atletas, dirigentes e equipa técnica do COSTP.
Além disso, disse que o primeiro-ministro são-tomense e a ministra da Juventude e Desporto, Eurídice Medeiros, estarão na abertura dos Jogos Olímpicos Paris'2024.
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam