Ginasta norte-americana em grande forma nas qualificações
A ginasta norte-americana Simone Biles, tetracampeã olímpica, iniciou este domingo a sua contenda nos Jogos Olímpicos Paris'2024, num regresso ao maior palco do desporto mundial e sob o olhar de muitas estrelas.
A super ginasta, de 27 anos, considerada um lenda do desporto, iniciou as qualificações na Arena Bercy com exercícios na trave olímpica, seguindo-se a execução no solo, com um desempenho acompanhado por ilustres figuras dos Estados Unidos.
Entre o público, Biles contou com o apoio dos atores Tom Cruise e Jessica Chastain, mas também dos músicos Ariana Grande e Snoop Dogg ou da editora-chefe da edição norte-americana da revista Vogue.
A ginasta texana, que distribuiu acenos e sorrisos, iniciou os seus exercícios na trave ao som de uma mistura da música 'Lose Control', de Teddy Swims, e executou uma difícil série acrobática, que lhe valeu 14,733 pontos, a melhor pontuação entre as quatro norte-americanas.
Biles chegou a Paris como o rosto do movimento olímpico dos Estados Unidos, mas também dos próprios Jogos, depois do que aconteceu em Tóquio'2020, quando a ginasta cedeu a questões de saúde mental e trouxe a debate o tema.
A ginasta abdicou de algumas provas, apesar de ainda ter sido bronze na trave olímpica e prata por equipas, e o seu grande regresso à competição aconteceu no Mundial'2023, em Antuérpia, onde somou mais cinco medalhas, quatro das quais de ouro.
Em Paris'2024, Biles pretende dar nome a um novo exercício nas barras assimétricas, aquele que é considerado o aparelho em que a ginasta tem menor sucesso, com apenas uma das suas 37 medalhas em Jogos Olímpicos e campeonatos do mundo.
A competição de ginástica tem previsto o concurso final por equipas na terça-feira, o geral individual (all around) na quinta-feira, e as finais por aparelhos no sábado, domingo e segunda-feira (5 de agosto).
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto