Campeão do Mundo ganhou os 100 metros mariposa nos Nacionais no Jamor na preparação rumo aos Jogos
A preparar os Jogos Olímpicos de Paris'2024, Diogo Ribeiro voltou a competir este sábado nos Campeonatos Nacionais no Jamor, tendo ganho os 100 metros mariposa. O duas vezes campeão do Mundo dominou com 52,14 segundos, ligeiramente melhor do que havia feito nas eliminatórias (52,57): o seu recorde nacional está fixado em 51,17.
"Foi uma prova muito bem conseguida. Ontem [sexta-feira] fiz os 100 mariposa de manhã nos 100 livres em 52,53 segundos, já foi um tempo bastante bom. Não estava à espera. De tarde, na final, fiz os 100 livres para conquistar a medalha de ouro e ser campeão nacional. Estava à espera de melhor, mas como nadei de manhã os 100 mariposa não estava a sentir a prova de 100 livres", começou por analisar Diogo Ribeiro, em declarações reproduzidas pela FPN.
"Hoje, os 100 metros mariposa correram muito bem. Não podia ter feito melhor. Dei tudo. Tive a infelicidade na chegada, que terá metido mais duas décimas, se não teria entrado na casa dos 51 segundos. Fazer 52,14 como fiz é muito bom indicativo, porque o meu melhor tempo numa prova importante duas semana antes é de 52,94 e cheguei a Doha com 51,17. É 1,8 segundos de diferença e se tirar 1,5 segundos já entro na casa dos 50 segundos aos 100 mariposa e isso pode ser a diferença entre estar numa final ou só numa meia final olímpica. Por isso, o desempenho nestas provas foi bastante bom e estou feliz e supermotivado para os Jogos Olimpicos", prosseguiu.
Nas outras provas do dia, destaque para outro olímpico que estará em Paris'2024. Miguel Nascimento (Benfica) venceu a final dos 50 livres com 22,94 segundos, à frente do colega de Miguel Marques (23,05) e de João Padrela (CNF), 23,55. Nas eliminatórias, Nascimento havia feito 22,90. O recorde nacional é de Diogo Ribeiro com 21,87. O máximo pessoal de Nascimento esta na marca de 21,90, a segunda marca portuguesa de sempre.
Nos 400 livres, José Paulo Lopes somou mais uma vitória, com 3.56,60 minutos, à frente dos benfiquistas Gabriel Ferrão e Salvador Perloiro, ambos com 4.02,38. O bracarense também triunfou nos 800 livres e 400 estilos.
Já Francisca Martins venceu a final dos 400 livres com 4.13,03, à frente de Diana Durães (4.14,34) e Inês Henriques (4.20,50), voltando a confirmar o seu bom momento de forma. A nadadora do Foca Quinta da Lixa CN Felgueiras venceu ainda os 200 estilos com 2.19,13. Na véspera, Francisca Martins havia batido o recorde nacional dos 100 livres (55,88).
Daniel Wiffen não pôde ser porta-estandarte na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris
Está fechada a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos
Leonie Beck ficou em 9.º lugar na prova feminina dos Jogos Olímpicos
Tal como na prova feminina, húngaro venceu o ouro olímpico