Inglório, para dizer o mínimo... O português Eduardo Marques vai falhar a Medal Race da classe ILCA 7 dos Jogos Olímpicos Paris'2024, depois da organização ter decidido cancelar as regatas 9 e 10, as últimas do programa regular, antes da decisão. Em causa estavam as condições do vento, que a organização considerou não estarem propícias para a disputa das duas regatas em falta programa.
Uma decisão que surge numa altura na qual o português estava em 11.º na classificação geral, ou seja, um lugar abaixo da zona de apuramento para a regata das medalhas. O português acaba com 101 pontos, menos 2 do que o 10.º colocado, o irlandês Finn Lynch.
Também as regatas do 470 misto, com Carolina João e Diogo Costa na sétima posição, não se realizaram, embora a sétima ainda tenha sido iniciada e, posteriormente, abandonada. No entanto, nesta classe, os portugueses mantêm-se em prova, uma vez que as regatas foram adiadas para terça-feira, dia em que devem ser feitas quatro corridas, antes da Medal race.
Em kite, Mafalda Pires de Lima ainda disputou a quinta regata, uma das quatro previstas para hoje, que terminou na 15.ª posição, ocupando o 14.ª lugar, com 50 pontos, a 16 do 10.º, que dá acesso às meias-finais.
Para terça-feira estão agora previstas cinco regatas da classe, que se está a estrear nos Jogos Olímpicos.
Está fechada a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos
Nuno Barreto muito otimista para o futuro da dupla, que deve potenciar o talento e lutar por medalhas em 2028
Portugueses fizeram a sua parte, mas não tiveram a 'ajuda' sueca e espanhola
Portugueses foram 2.º na regata final e acabaram competição de 470 em 5.º