As condições do vento fizeram das suas e motivaram o cancelamento de parte do programa do dia de vela, mas neste caso com boas notícias para Portugal. É que, por conta das condições meteorológicas, a organização decidiu cancelar a regata em falta no programa de 470 misto, o que permite aos portugueses Carolina João e Diogo Costa garantir o apuramento para a Medal Race.
O duo luso chega à decisão na 5.ª posição da tabela, com 49 pontos, a 14 do 3.º lugar, ocupado pelos japoneses. A medalha ainda é possível para a dupla portuguesa, que pode, pelo menos, garantir um diploma olímpico, visto que tem 13 pontos de avanço para a embarcação que segue em 9.º.
Na Medal Race, refira-se, entram em ação apenas 10 barcos e os pontos contam a dobrar, o que torna tudo possível. Uma coisa é certa: para chegar às medalhas (no caso o bronze), os portugueses têm de ser primeiros ou segundos na Medal Race. Depois entra a outra parte da equação, esperar que Japão (35 pontos) e Suécia (39 pontos) e acabem nas posições mais recuadas da tabela.
Por Fábio LimaEstá fechada a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos
Nuno Barreto muito otimista para o futuro da dupla, que deve potenciar o talento e lutar por medalhas em 2028
Portugueses fizeram a sua parte, mas não tiveram a 'ajuda' sueca e espanhola
Portugueses foram 2.º na regata final e acabaram competição de 470 em 5.º