Churandy Martina: Voltar à final após desilusão de 2008

Festejou a prata em Pequim nos 200 m, mas o júri retirou-lha pouco depois

• Foto: Getty Images

Churandy Martina e Shawn Crawford protagonizaram uma das mais belas histórias dos Jogos Olímpicos, dando o exemplo do que é o verdadeiro espírito, aquele que fez Pierre de Coubertin criar a maior competição desportiva à escala global. O primeiro festejou a medalha de prata nos 200 m em Pequim’2008, perdendo só para um tal de Usain Bolt, que começava ali o seu reinado. Só que a desilusão chegou pouco depois, quando o júri comunicou ao então atleta das Antilhas Holandesas que estava desclassificado por ter pisado a linha da pista ao lado.

O 2º lugar seria então atribuído a Crawford, que uma semana depois teve um gesto de grande fair-play, enviando a medalha por correio para o hotel em Zurique onde Martina estava hospedado para participar numa prova. O norte-americano justificou o gesto, dizendo que o 2º lugar tinha sido conquistado por Martina; este respondeu dizendo que tinha cometido uma infração e que por isso não tinha direito a ela. Entre a troca de elogios, a medalha de prata vai continuando na posse de Martina...mesmo que na história dos Jogos o dono daquele metal seja Crawford.

Volvidos oito anos, a história volta à atualidade porque Churandy Martina está de novo a disputar os 200 metros. Agora, com 32 anos, mas, ao contrário de Pequim, não é candidato ao pódio, ele que em Londres’2012 foi 5º. Mas isso pouco importa para quem tem uma história como esta para contar aos netos...

Charme

Para já, Martina, que agora compete pela Holanda, conseguiu ontem apurar-se para as meias-finais, com o 2º lugar na sua série. Tem todas as hipóteses de voltar a correr ao lado de Usain Bolt na final. O jamaicano, esse, correu noutra série, voltando a espalhar magia no Engenhão.

As meias-finais dos 200 m disputam-se hoje à noite, estando a final marcada para amanhã.

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.