Sara Moreira pode agravar lesão na maratona

Dores numa coxa condicionaram o treino, ainda em Portugal, para a prova no domingo

• Foto: Pedro Ferreira

Sara Moreira está ciente dos problemas que poderá enfrentar no domingo quando participar na maratona dos Jogos Olímpicos face à lesão contraída ainda em Portugal. Em redor desta situação tem existido algum secretismo por parte da missão olímpica, federação de atletismo e até do Sporting. Ninguém quer avançar com uma informação mais precisa até a atleta falar, hoje, à imprensa.

Apesar de a fundista ter feito séries no Estádio Olímpico, a verdade é que Sara contraiu uma lesão num período de maior intensidade de carga em Portugal. No estágio realizado em Mira sofreu uma dor na coxa, que a deixou bastante condicionada.

Foram feitos vários exames médicos e duas ressonâncias magnéticas, uma das quais no Hospital das Lusíadas, em Lisboa. O departamento médico da federação e do Sporting enviaram toda a documentação para o Comité Olímpico de Portugal, que não colocou entraves à ida da maratonista para os Jogos Olímpicos.

Sara Moreira submeteu-se a tratamentos para recuperar da lesão e os primeiros sinais são favoráveis. Mas a maratona é sempre uma incógnita e os 42.195 quilómetros são o principal adversário para quem tinha fortes aspirações, antes de se lesionar.

Fisiologista ajuda nas marcas

Uma boa parte dos fundistas portugueses têm recorrido ao apoio do fisiologista Amândio Santos, que tem seguido as carreiras de Sara Moreira, Jéssica Augusto e Dulce Félix.

A federação conseguiu reunir os meios para contar com a colaboração de Amândio Santos e os treinos das nossas atletas foram controlados no estágio em Mira. Mesmo na pista, esse parâmetro de avaliação foi precioso para Dulce Félix ter sido medalha de prata nos 10 mil metros no Europeu. Enquanto corria olhava para o seu relógio, que dava indicações sobre o esforço. Ou seja, uma espécie de aparelho de conta-rotações como são utilizados nos carros e que avalia se o condutor está a ultrapassar os limites. O trio português fará o mesmo domingo na maratona.

Por Norberto Santos
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.