David Rosa e Tiago Ferreira foram esta quinta-feira convocados para ocupar as duas vagas de Portugal no cross country nos Jogos Olímpicos Rio'2016, anunciou a Federação Portuguesa de Ciclismo.
O selecionador Pedro Vigário optou por chamar os dois ciclistas que contribuíram com mais pontos para o inédito apuramento de dois lusos para a prova olímpica de BTT e depois da estreia em Londres'2012 "a meta passa por prosseguir a evolução".
"Temos o resultado de Londres como referência. Como sempre acontece ao mais alto nível internacional, queremos melhorar o anterior registo. É com esse objetivo que partiremos para o Rio de Janeiro", assume Pedro Vigário
David Rosa [Na foto] vai repetir a presença em Londres'2012, na qual foi 23.º, enquanto Tiago Ferreira vai fazer a sua estreia em Jogos Olímpicos.
"No mínimo, quero fazer melhor do que o 23.º lugar de Londres. De então para cá tenho conseguido resultados substancialmente melhores e o décimo lugar nos Jogos Europeus faz-me perceber que num dia bom posso atingir o meu objetivo", adianta David Rosa.
Tiago Ferreira, que no domingo conseguiu a medalha de prata no Campeonato da Europa de Maratonas BTT, vai apresentar-se com a natural expectativa dos estreantes, embora confiante.
"Esta convocatória é um sonho tornado realidade. A seguir ao Campeonato do Mundo de Maratonas, no final de junho, vou fazer trabalho específico de XCO e estou confiante de que conseguirei ter uma prestação que dignifique o país", confessa.
A corrida de cross country olímpico (XCO) vai disputar-se num circuito de 4.800 metros de extensão a 21 de agosto.
"Tal como aconteceu em Londres, vamos encontrar uma prova em que será necessário conjugar as vertentes técnica e física. Por outro lado, prevê-se uma corrida com uma velocidade muito alta, devido ao tipo de piso. Será um percurso fora do que é comum encontrarmos ao longo do ano, por ser mais artificial do que é costume", resume Pedro Vigário.
Por LusaRui Pedro Silva e Ricardo Ribas estiveram muito longe dos recordes pessoais
Português foi mandado encostar por ter um tempo de atraso superior em 80%
Português foi obrigado a desistir após ter partido a roda traseira.
Os dois ciclistas portugueses não terminaram a prova
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1
João Pedro Cruz conquistou a medalha de bronze