Com receio do vírus Zika há atletas a... congelar esperma

Decisão tomada pelo campeão olímpico do salto em comprimento

• Foto: Reuters

O atual campeão olímpico do salto em comprimento, o britânico Greg Rutherford, congelou esperma por recear ser infetado pelo vírus Zika durante os jogos Olímpicos Rio'2016, anunciou esta quarta-feira a sua companheira, Susie Verrill.

"As notícias sobre o vírus Zika causaram-nos muita preocupação", afirmou Susie Verrill à revista 'Standard Issue', acrescentando que a opinião médica foi importante para a tomada da decisão.

"Queremos ter mais filhos e não quero expor-me a uma situação que pode ser evitada", afirmou Susie Verrill que já tem um filho com Rutherford.

Desde o final de 2015, o Brasil tem sido afetado pelo vírus Zika, transmitido por um mosquito, que se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés, cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

Recentemente, um grupo de 150 especialistas em saúde pública pediu o adiamento dos Jogos Olímpicos ou a mudança de local, para evitar a propagação da doença para todo o mundo.

O vírus pode causar microcefalia (malformação do crânio e desenvolvimento incompleto do cérebro) e doenças neurológicas em adultos, incluindo a síndroma de Guillain-Barré.

Vários atletas, entre os quais os golfistas Vijay Singh e Marc Leishman, e o ciclista tejay van Garderen, já anunciaram que não vão participar nos Jogos Rio'2016, que se realizam entre 5 e 26 de agosto, por receio do Zika.

Por Lusa
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Rio'2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.