COP está a tomar "todos os cuidados" devido ao Zika

Chefe da Missão de Portugal deixa garantia

• Foto: LUSA

O Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Rio'2016, José Garcia, garantiu esta terça-feira que "todos os cuidados estão a ser tomados" para que nenhum atleta ou membros da comitiva tenham problemas com o vírus Zika no Brasil.

"Estamos obviamente preocupados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um comunicado dizendo que é uma ameaça mundial. Segunda-feira, emitimos um comunicado para todas as federações sobre recomendações da nossa equipa médica, concertada com a OMS e o Comité Olímpico Internacional (COI), sobre o que deve ser feito para prevenirem ser afetados por este problema", disse.

Em declarações à Lusa, no I Encontro da Equipa Olímpica de Portugal -- Missão Rio2016, José Garcia considerou, porém, que o facto de o evento decorrer no inverno brasileiro, de 05 a 21 de agosto, "a ameaça não será tão intensa como agora".

"Que os próximos meses ajudem a colmatar o problema. Todos os cuidados estão a ser tomados", vincou.

O vírus Zika é transmitido pelos mosquitos 'Aedes albopictus' e 'Aedes aegypti', que também são responsáveis pela transmissão do Dengue, febre-amarela e Chikungunya, e manifesta-se com sintomas semelhantes à gripe: febre, dor de cabeça e dores musculares, com erupções cutâneas.

O comité de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, na segunda-feira, que os casos de microcefalia e de desordens neurológicas surgidas no Brasil constituem uma emergência de alcance internacional, havendo fortes suspeitas de relação com o vírus Zika.

O vírus Zika retira o seu nome de uma floresta no Uganda, onde foi sinalizado pela primeira vez em 1947.

A OMS confirmou que, até então, foram detetados casos do vírus em 25 países e territórios das Américas.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Rio'2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.