COSEC garante que Jogos terão "efeito nefasto para o Brasil"

Rio'2016 arranca esta sexta-feira

• Foto: Reuters

Os Jogos Olímpicos do Rio 2016 terão um "efeito nefasto para o Brasil", além de que originarão um "reduzido crescimento económico e baixo impacto de emprego no país", previu esta sexta-feira a COSEC, baseada no estudo Euler Hermes, acionista da entidade.

De acordo com as previsões, "receber os Jogos Olímpicos resultará, para o país brasileiro, num aumento das insolvências entre os negócios regionais, e na criação de pressões inflacionárias que só desaparecerão em 2020, além de contribuir para a tendência já flagrante da subida da dívida pública".

Os Jogos Olímpicos arrancam hoje no Brasil, país que vive uma turbulência política e económica.

"Os incrementos no investimento e turismo irão traduzir-se num aumento real de apenas 0,05% do PIB [produto interno bruto], cujas previsões apontam para uma queda de 3,5% em 2016" e a empregabilidade resultante dos Jogos Olímpicos "traduz-se na criação de 120 mil postos temporários, menos 0,1% da mão-de-obra oferecida no país e cerca de 1,5% da mão-de-obra disponível só na cidade do Rio de Janeiro".

As estimativas do turismo apontam para um acréscimo de cerca de 320 mil turistas este ano, o que resultará num aumento do consumo.

"Embora este crescimento nos indicadores do emprego e turismo aparentem trazer benefícios, não chegam para compensar os severos desequilíbrios económicos que se sentiam no país já antes dos Jogos Olímpicos. Alguns destes problemas, como é o caso da inflação, podem até vir a ser agravados pelos Jogos", afirmou a economista latino-americana da Euler Hermes, Daniela Ordonez, citada no comunicado.

"Só o investimento na infraestrutura e os gastos públicos inerentes já levaram a um aumento da dívida pública de 0,04% do PIB, com a dívida do Estado do Rio de Janeiro a crescer 17%", acrescentou.

Estima-se que as insolvências deverão aumentar em 5% em termos gerais e 12% entre as microempresas brasileiras.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Rio'2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.