Diretor técnico confiante que Portugal vai levar sete nadadores

José Machado confiante

• Foto: Pedro Ferreira

O Diretor Técnico Nacional (DTN) de natação admitiu esta quinta-feira que conta que Portugal consiga apurar sete nadadores para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"Penso que a representação da natação poderá andar perto dos sete atletas. Dois [Diogo Carvalho e Alexis Santos] têm a presença garantida. Em última análise, podem não ser mesmo estes, mas alguém para os ultrapassar tem de fazer os mínimos que garantam a participação", começou por dizer José Machado, à margem da apresentação da parceria entre a Federação Portuguesa de Natação e a Arena, que decorreu na Piscina Oceânica de Oeiras.

O DTN apontou ainda outros três nadadores - Nuno Quintanilha, Ana Monteiro e Victoria Kaminskaya - que já têm os mínimos B e cumpriram os critérios definidos pela Federação Portuguesa de Natação.

"Eu estou convencido, acima dos 90 por cento, que esses nadadores, por 'ranking', vão ser chamados para a participação", explicou, recordando que em Londres, os atletas foram chamados até ao limite do mínimo B e referindo que Quintanilha, Monteiro e Kaminskaya têm marcas que lhes permitem ficar a menos de meio por cento do mínimo A.

José Machado estabeleceu os Campeonatos Nacionais, que este fim de semana se disputam nas Piscinas do Jamor (Oeiras), o Open de Espanha e os Europeus de Londres (16 a 22 de maio) como os momentos-chave de apuramento.

O responsável pela natação acredita ainda que Portugal tem aspirações legítimas quanto à classificação de nadadores da disciplina de águas abertas.

"A qualificação é em Portugal, em Setúbal, em maio. Eu penso que não é só um sonho aspirar a poder conseguir a qualificação olímpica", concluiu.

Em Londres2012, Portugal esteve representado por oito nadadores, incluindo um (Arseniy Lavrentyev) nas águas abertas.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Rio'2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0