EUA deixam decisão para os atletas

Zika assusta no Brasil

• Foto: USA Today Sports

O Comité Olímpico dos Estados Unidos (USOC) está a tomar medidas no sentido de minimizar o risco de os seus atletas contraírem Zika durante os Jogos Olímpicos do próximo verão, mas vai deixar à consideração de cada um a decisão de competir ou não no Rio de Janeiro.

O vírus, transmitido por um mosquito, é particularmente preocupante para as mulheres, pois está associado a um elevado número de casos de microcefalia em bebés nascidos depois de as mães contraírem a doença. O Brasil é um dos países da América Latina mais afetados e, embora as autoridades brasileiras minimizem os riscos – por em agosto no Rio as temperaturas serem mais amenas –, muitos atletas estão preocupados, principalmente as mulheres que planeiam engravidar depois dos Jogos. "Vamos deixar a decisão para cada atleta", disse o chefe executivo do USOC, Scott Blackmun, ontem, em Los Angeles. "Não vamos interferir em política de saúde."

Os atletas norte-americanos que forem ao Rio vão ter redes mosquiteiras e muito repelente, fornecidos pelo USOC, que além disso conta reforçar a equipa médica que vai acompanhá-los à Cidade Maravilhosa em agosto. Até ao momento, acrescentou Blackmun, não houve um único atleta que tivesse recusado competir no Rio e muitos até esperam que a organização brasileira resolva o problema nos próximos meses. "Há coisas que nos ultrapassam e esta é uma delas. Temos todas as informações e agora cabe-nos tomar uma decisão", disse a nadadora Natalie Coughlin, de 33 anos. A golfista Stacy Lewis, de 31, mostrou-se mais reticente. "Estou um pouco preocupada. Neste momento não posso dizer que não vou se a situação piorar. Temos de esperar e ver como as coisas se desenrolam, mas definitivamente isto é uma preocupação."

Os EUA são dos países com maiores representações nos Jogos, tendo previsto para o Rio de Janeiro a presença de 550 atletas.

Por Isabel Dantas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Rio'2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.