Federação Portuguesa de Ciclismo pré-seleciona 10 corredores

Rui Costa e Sérgio Paulinho incluídos na lista

• Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou este terça-feira a pré-convocatória de 10 corredores para as provas de estrada dos Jogos Olímpicos Rio'2016 e de quatro para as de BTT, cuja qualificação ainda decorre.

André Cardoso (Cannondale), José Mendes (Bora-Argon 18), Nelson Oliveira (Movistar), Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman), Rui Costa (Lampre-Merida), Sérgio Paulinho (Tinkoff), Sérgio Sousa (Vorarlberg), Tiago Machado (Katusha), José Gonçalves e Ricardo Vilela (Caja Rural) são os eleitos do selecionador de estrada, José Poeira.

Desta pré-seleção, o técnico vai escolher quatro para a prova de fundo, de 241,5 quilómetros, a disputar no dia 06 de agosto, sendo que um desses corredores vai ainda disputar o contrarrelógio individual, de 54,5 quilómetros, no dia 10 de agosto.

"A corrida de fundo é como se fosse uma etapa de montanha muito extensa", referiu José Poeira, acrescentando que os últimos 80 quilómetros do percurso são disputados num "circuito duro e sinuoso": "Quem tiver aspirações precisa de estar bem colocado desde a entrada neste troço final, feito num circuito duro e sinuoso. O pelotão irá ficar reduzido com a passagem dos quilómetros e aquilo que restar do grupo tanto poderá partir a subir como a descer".

Quanto ao crono, José Poeira considera o percurso atípico para um exercício individual contra o relógio, mas admite que "favorece os corredores portugueses".

"Tem zonas planas, onde se desenvolvem grandes andamentos e se atingem velocidades elevadas, mas também subidas onde os roladores mais fortes sentirão dificuldades. Penso que se enquadra nas características dos contrarrelogistas portugueses. Tenho pena que só tenhamos apurado um elemento para o contrarrelógio", lamentou Poeira.

Portugal já assegurou uma vaga na prova de cross country olímpico (XCO), mas ambiciona qualificar mais um corredor de BTT até 24 de maio, dia em que encerra o apuramento.

Para já, a FPC divulgou o nome de quatro pré-convocados, casos de David Rosa (Tropix), Mário Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde), Ricardo Marinheiro (Maiatos/Rebnorte/BikeZone) e Tiago Ferreira (Team Protek).

"Tal como aconteceu em Londres [2012], vamos encontrar uma prova em que será necessário conjugar as vertentes técnica e física. Por outro lado, prevê-se uma corrida com uma velocidade muito alta, devido ao tipo de piso. Será um percurso fora do que é comum encontrarmos ao longo do ano, por ser mais artificial do que é costume", explicou o selecionador Pedro Vigário, antevendo a prova agendada para 21 de agosto, num circuito de 4.800 metros.

Portugal já esteve representado em provas de ciclismo em sete edições de Jogos Olímpicos, tendo como melhor registo a medalha de prata conquistada na prova de fundo de estrada, por Sérgio Paulinho em Atenas'2004.

A pré-seleção dos dois representantes lusos nos Jogos Paralímpicos vai ser divulgada em breve.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Rio'2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.