Ministro russo admite que atletas vão falhar a competição

IAAF mantém a suspensão

• Foto: Reuters

Os atletas russos não têm "qualquer hipótese" de participar no Rio'2016, em agosto, face ao apoio do Comité Olímpico Internacional à decisão da Federação Internacional de Atletismo em manter a suspensão, admitiu esta quarta-feira o ministro do desporto russo.

"Tendo em conta as declarações do Comité Olímpico Internacional (COI), os nossos atletas não têm hipóteses" de participar nos Jogos Olímpicos, lamentou Vitaly Moutko.

Em causa, o apoio total do COI à decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em manter o castigo à Rússia, segunda potência mundial do atletismo, atrás dos Estados Unidos, e que foi suspensa em novembro após um demolidor relatório independente da Agência Mundial Antidopagem, em que se denunciava um esquema de doping institucionalizado na Rússia.

"Vamos continuar a nossa luta. A nossa posição é clara: a responsabilidade deve ser individual e não coletiva", vincou o ministro.

No entanto, a IAAF, que tem o total apoio do COI face à sua política de "tolerância zero ao doping", não tem a porta fechada para avaliações individuais, como já se viu sexta-feira com a autorização de Yulia Stepanova, que colaborou com gravações a atletas dopados, para um programa da estação alemã ADR.

O COI abre a porta à participação de atletas limpos de países cujas instituições de controlo antidoping não estejam a funcionar de acordo com as exigências da Agência Mundial Antidoping (AMA).

Entretanto, Yelena Isinbayeva, dupla campeã do salto com vara e que pretendia fechar a carreira este ano, já se mostrou disposta a ir para tribunal, se necessário.

Sexta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, descreveu como "injusta" a suspensão dos atletas russos de toda competição internacional por parte da IAAF, indicando esperar uma "reação" do COI em favor dos atletas "limpos" e deixando a promessa de "reforçar" a luta contra o doping.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Rio'2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.