Motivação é a chave para os Jogos do Rio'2016

São nove os atletas com pulmão cheio de ‘espírito olímpico’ que vão nadar por Portugal

• Foto: Pedro Simões

Divulgada a comitiva olímpica e paralímpica, o local escolhido para os representantes portugueses nos Jogos Rio’2016 darem a conhecer a sua motivação e orgulho uma última vez antes de rumarem ao sudeste do Brasil foi o átrio do Complexo de Piscinas do Estádio Nacional. Presentes ontem no Jamor, – ‘amanhã’ no Brasil a nadar pelas cores lusas –, estavam os cinco atletas olímpicos (Vânia Neves, Tamila Holub, Victoria Kaminskaya, Alexis Santos e Diogo Carvalho) e três paralímpicos (Joana Calado, Nelson Lopes e David Grachat), com Simone Fragoso, ausente na apresentação, a completar a equipa paralímpica para o Rio.

A par do segundo dia do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos, que decorre no Jamor até amanhã, foi o presidente da federação (FPN) quem deu as honras. António José Silva dirigiu o ser discurso, curto e certeiro, a "três aspetos fundamentais" no apuramento de cada um dos nadadores portugueses. "Em primeiro lugar, quero realçar a dedicação e o mérito de todos os nadadores olímpicos e paralímpicos que irão marcar presença nos Jogos. Em segundo lugar, a cooperação e a convergência de clubes, técnicos e dirigentes, que possibilitam os meios e as condições de treino necessárias para a obtenção de resultados desportivos de excelência. Em terceiro, mencionar esta apresentação conjunta da equipa olímpica e paralímpica, que vem mostrar a igualdade de circunstâncias."

No seguimento da intervenção do líder da FPN, o diretor técnico nacional, José Machado, salientou o facto de este ano participarem "três nadadores com os mínimos A", ao passo que há quatro anos, em Londres, apenas um nadador o conseguiu.

No final, Mário Vitória apresentou a seu livro, intitulado ‘O espírito Olímpico’.

Por Inês Cunha
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Rio'2016

Notícias

Notícias Mais Vistas