O centro da defesa da Seleção pode morar no T2

Tobias assume a empatia com Tiago Ilori dentro e fora de campo

• Foto: Paulo Calado

Nem chega a ser um ano o que separa Tobias Figueiredo, de 22 anos, e Tiago Ilori, ambos nascidos em fevereiro. Mas é muito mais aquilo que os une. São os dois formados no Sporting - festejaram juntos a conquista do campeonato de juniores em 2011/12, por exemplo - e estão habituados a fazer parceria no centro da defesa. Com a camisola de Portugal somam o mesmo número de internacionalizações nos sub-21: 10 jogos. Rui Jorge manteve a confiança para a equipa olímpica, passando a contar com uma dupla que já joga praticamente de... olhos fechados.

"Sem dúvida que o entendimento é quase perfeito. É sempre bom jogar regularmente com o mesmo colega, ficamos com mais conhecimento um do outro e isso ajuda dentro de campo. E também fora dele, porque somos amigos", contou Tobias Figueiredo.

Obviamente que nesta conversa sobre defesas-centrais não podia faltar o nome de Edgar Ié, outro jogador formado no Sporting - também pode ser utilizado como lateral-direito. "Damo-nos todos bem e o entendimento também é bom. A concorrência por um lugar faz parte da nossa profissão e é algo positivo", explicou Tobias Figueiredo.

Passar a mensagem

Com presença regular e recente nas convocatórias de Portugal, o defesa tem também outra obrigação nesta Seleção Olímpica. "Nem é preciso o Rui Jorge dizer. Os mais velhos sabem que têm de ajudar a malta mais nova a integrar-se", contou.

Uma 'pré-época' com mais andamento

Enquanto os clubes realizam a pré-época com treinos e jogos particulares, os atletas da Seleção Olímpica competem ao mais alto nível e em partidas a doer. Será que isso dá mais ‘andamento’ aos jogadores para quando voltarem para os emblemas que representam? Tobias Figueiredo acredita que sim. "Eu trabalho todos os dias para estar no máximo. Mas, de facto, acho que vai ser uma mais-valia para quando voltar, já que regressarei mais forte", apontou. Esta época o defesa vai jogar no Nacional por empréstimo do Sporting.

Por David Novo
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Futebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.