Telma Monteiro: «Na parte psicológica dou-lhes mil a zero»

Motivação está no máximo

• Foto: Tiago Sousa Dias

"Espero que tragam uma medalha... de preferência de ouro." O ‘pedido’ que o reitor da Universidade de Lisboa António da Cruz Serra fez durante a apresentação dos novos tapetes de judo do Estádio Universitário provocou sorrisos cúmplices entre os seis judocas que vão representar Portugal nos Jogos do Rio e Miguel Vieira, que fará a estreia nos Jogos Paralímpicos. Sorrisos de confiança, diga-se.

"É fácil lidar com esta pressão porque todos os dias me pedem uma medalha de ouro!". A pouco mais de uma semana do arranque dos Jogos, Telma Monteiro é toda ela tranquilidade, ela que vai ao Rio em busca da medalha que lhe falta. Telma acredita que não surge no Brasil como favorita, mas não é isso que importa: "Não trabalho para ser favorita, mas para ser vencedora. Há seis meses estava numa cama de hospital . Isso dá-me muita força."

Na cabeça da judoca está o Europeu de 2015, quando chegou a Baku também vinda de lesão. E voltou de ouro ao peito. "Em 2015 cheguei em muito piores condições ao Campeonato da Europa. Não estava em forma e as coisas acabaram por correr bem porque estava muito forte psicologicamente. Nos Jogos, isso pode fazer a diferença. Mesmo que as minhas rivais estejam melhor fisicamente – e sinceramente não acredito – vou tentar superá-las pela parte psicológica e aí… dou-lhes mil a zero", avisa.

Além de Telma, nos (-57 kg), Portugal estará no Rio com Sergiu Oleinic (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Célio Dias (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Joana Ramos. E a representante nos -52 kg revela: "Ainda hoje [ontem] fiz treino de musculação e bati todos os recordes". Fica o alerta.

Constantino apreensivo

"A nossa preocupação é saber se as soluções encontradas são estáveis. Mas essa resposta só iremos ter quando estiver toda a delegação instalada", disse o presidente do Comité Olímpico, José Manuel Constantino sobre as condições da Aldeia Olímpica do Rio.

Por Lídia Paralta Gomes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Judo

Notícias

Notícias Mais Vistas