O caso foi adiantado no site Swim Swam
O parque aquático onde decorrem as provas de natação está a ser alvo de nova polémica. Primeiro foi a cor verde que coloriu a água das piscina de saltos e de polo aquático. Agora surge a denúncia de que quem nadou nas pistas 5 e 8 na piscina da natação teve vantagem em relação às pistas 1 e 4.
O caso foi adiantado no site Swim Swam, onde o autor, Barry Revzin, depois de analisar várias provas, observou os resultados e concluiu que quem nadou nas pistas 5 e 8 teve uma vantagem de 0,2 por cento por pista. Em causa está uma turbina de limpeza da água, que provoca um ligeiro aumento de velocidade nas referidas pistas. Na maioria das provas essa vantagem é pouco significativa, mas nos 50 metros livres a ajuda torna-se mais significativa.
"Os dados apontam de forma consistente para um grave problema da piscina que pode ter dado lugar a uma competição desleal, sobretudo nos 50 metros livres. Creio que deveria ser investigado", disse Barry Revzin.
Leia a entrevista ao candidato à presidência da Federação Portuguesa de Natação
O Sporting de Alexis Santos (será a última competição da carreira do olímpico), que fez a dobradinha na época passada e venceu os últimos... nove títulos masculinos, vai ter um rival complicado.
Nas eliminatórias de hoje competem o estreante Fernando Silva nos 100 mariposa (6h23), seguindo-se as olímpicas Ana Catarina Monteiro nos 200 mariposa (6h40) e Diana Durães nos 800 livres (7h14).
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua