A seleção portuguesa de ténis de mesa, quinta em Londres'2012, vai defrontar a Áustria, campeã europeia, na primeira ronda do torneio por equipas dos Jogos Olímpicos Rio'2016, ditou o sorteio esta quarta-feira realizado.
Portugal volta a encontrar a equipa que o eliminou na primeira ronda do Europeu por equipas de 2015, no qual defendia o título conquistado no ano anterior em Lisboa.
Caso ultrapasse a seleção austríaca, a seleção portuguesa, formada por Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Monteiro, vai defrontar nos quartos de final, fase em que foi eliminada em Londres, a Alemanha, bronze em 2012, ou Taiwan.
A prova por equipas deverá arrancar a 12 de agosto, seis dias depois do início da competição individual, na qual os portugueses não vão entrar em ação antes da segunda ronda.
Marcos Freitas, oitavo cabeça de série do quadro masculino, terá entrada direta para a terceira eliminatória, na qual poderá encontrar o austríaco Robert Gardos, caso este passe a segunda ronda, em que defronta o romeno Ovidiu Ionescu, o iraniano Nima Alamian ou o norte-americano Kanak Jha.
Na mesma ronda da prova vai entrar Tiago Apolónia, que poderá encontrar o polaco Wang Zengyi, o esloveno Bojan Tokic ou o iraniano Noshad Alamyian.
Caso siga para a quarta ronda, Tiago Apolónia terá um duro teste pela frente, uma vez que vai defrontar o alemão Dimitrij Ovtcharov, quinto do ranking mundial, que conquistou o bronze em Londres e foi campeão europeu em 2015.
No setor feminino, tanto Fu Yu como Shao Jieni vão disputar a segunda ronda, com a primeira a poder defrontar a tailandesa Nanthana Komwong, a egípcia Dina Meshref ou a tunisina Safa Saidani.
Shao Jieni tem apenas duas adversárias possíveis, a norte-americana Lily Zhang e a venezuelana Gremlis Arvelo, que se defrontam na ronda inicial.
Por LusaFu Yu lidera a Seleção feminina
Venceu na final o Japão, por 3-1
Elementos da equipa portuguesa mostraram-se desiludidos com a eliminação na primeira ronda.
Entrando em campo pressionado com a total necessidade de vencer, João Monteiro até reagiu bem, vencendo o primeiro parcial por 11-9
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo