E tudo começou tão bem, com um triunfo nas vantagens no primeiro parcial (16-14)
A jogadora portuguesa Fu Yu não encontrou este domingo explicações para e eliminação do torneio de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Rio'2016, após um encontro em que desperdiçou cinco 'match points' consecutivos.
"Não sei o que aconteceu, estava a jogar tão bem", disse à Agência Lusa a experiente atleta de 37 anos, não encontrando explicações para o facto de não ter conseguido fechar o encontro, quando vencia por 3-2 e 10-5 no sexto 'set'.
Na zona mista do Pavilhão número 3 do Complexo RioCentro, as palavras custavam a sair a Fu Yu, que caiu de entrada na sua primeira aparição em Jogos, face à tailandesa Nanthana Komwong, vencedora por 4-3, com os parciais de 14-16, 8-11, 12-10, 11-8, 7-11, 12-10 e 11-8, em 47 minutos.
"É normal falhar bolas, mas não sei... é difícil", lamentou Fu Yu, que antes das cinco bolas de jogo no sexto parcial, já desperdiçara quatro 'set points' consecutivos - esteve a vencer por 10-6 - no terceiro, que lhe dariam o 3-0.
E tudo começou tão bem, com um triunfo nas vantagens no primeiro parcial (16-14), depois de salvar dois 'set points', e uma vitória por 11-8 no segundo.
"Ganhei os dois primeiros 'sets', mas não consegui fechar o terceiro. Ela empatou, mas recuperei e vencei o quinto. Estava a jogar bem e...", disse, sem conseguir concretizar, a jogadora lusa, ainda inconformada com o desaire.
Com 37 anos, Fu Yu pode ter-se estreado e despedido dos Jogos Olímpicos no mesmo jogo. Em 2020, terá 41 anos, mas é cedo para pensar nisso: "Daqui a quatro anos, é muito tempo".
Com o desaire da jogadora dos franceses do Metz TT na segunda ronda, o ténis de mesa português ficou sem representantes no quadro de singulares femininos, depois de Shao Jieni ter sido eliminada no sábado.
Fu Yu lidera a Seleção feminina
Venceu na final o Japão, por 3-1
Elementos da equipa portuguesa mostraram-se desiludidos com a eliminação na primeira ronda.
Entrando em campo pressionado com a total necessidade de vencer, João Monteiro até reagiu bem, vencendo o primeiro parcial por 11-9
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua