Dia 1 de Tóquio'2020: Catarina Costa à porta das medalhas, Shao Jieni protagoniza incrível reviravolta e derrota no andebol

Foram vários os portugueses em ação nesta primeira jornada. Confira tudo o que se passou

Ao Minuto

24.07.2021
Primeiro dia quase deu uma medalha a Portugal

Foram vários os portugueses em ação nesta primeira jornada. Catarina Costa ficou à porta das medalhas, Shao Jieni protagonizou incrível reviravolta, João Almeida ficou em 13.º e a equipa de andebol estreou-se com uma derrota. Confira aqui os resultados e o programa do Dia 2. E acompanhe tudo sobre os Jogos Olímpicos no nosso especial.

24.07.2021
Tiago Apolónia avança no ténis de mesa com 4-0 ao campeão africano

Tiago Apolónia apurou-se para a segunda ronda de singulares de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, com um 4-0 (11-7, 11-9, 11-6 e 11-5) frente ao campeão africano, o nigeriano Olajide Omotayo.

24.07.2021
Tiago Apolónia já em ação

Ténis de mesa: Depois de algum atraso, Tiago Apolónia já disputa o jogo com Olajide Omotayo, referente à 1.ª ronda.

24.07.2021
Futebol: Festival de golos continua no torneio feminino

Aos 17 golos que tinham sido marcados nos três primeiros jogos juntam-se agora mais 7 nos dois mais recentes. A conta está já nos 24, a faltar ainda completar uma partida.

Eis os resultados
Chile-Canadá, 1-2
China-Zâmbia, 4-4
Suécia-Austrália, 4-2
Japão-Grã-Bretanha, 0-1
Holanda-Brasil, 3-3
Nova Zelândia-EUA, em andamento

24.07.2021
Estão definidos todos os pódios do dia

Esgrima (espada feminina)
Ouro: Sun Yiwen (China)
Prata: Ana Maria Popescu (Roménia)
Bronze: Katrina Lehis (Estónia)

Esgrima (sabre masculino)
Ouro: Áron Szilágyi (Hungria)
Prata: Luigi Samele (Itália)
Bronze: Junghwan Kim (Coreia do Sul)

Taekwondo feminino (-49kg)

Ouro: Panipak Wongpattanakit
Prata: Adriana Cerezo
Bronze: Tijana Bogdanovic
Bronze: Abishag Semberg

Taekwondo masculino (-58kg)

Ouro: Vito Dell'aquila (Itália)
Prata: Mohamed Khalil Jendoubi
Bronze: Jun Jang (Coreia do Sul)
Bronze: Mikhail Artamonov (ROC)

24.07.2021
José Paulo Lopes: «Não podia estar mais feliz»

O nadador português José Paulo Lopes, 20.º classificado nos 400 metros estilos em Tóquio'2020, com novo recorde pessoal, admitiu à Lusa que "não podia estar mais feliz" na estreia em Jogos Olímpicos, apontando já aos 800 livres.

"Sinto-me privilegiado. Estrear-me no maior palco do mundo com recorde pessoal... melhor só se fosse também o recorde nacional. Mas não podia estar mais feliz. Agora é descansar um bocado e tentar fazer o mesmo nos 800 livres", afirma.

Leia as declarações na íntegra.

24.07.2021
Rodrigo Torres em ação no dressage
Reuters

Com Fogoso, Rodrigo Torres já compete no Grupo C do dressage individual. O português acaba com uma pontuação de 72.624.

24.07.2021
Andebol: caminhada portuguesa começa com derrota

Diante de uma equipa bastante poderosa, Portugal começou a sua caminhada nestes Jogos Olímpicos com uma derrota por 37-31 diante do Egito. Na segunda-feira há duelo com o Bahrain, novamente às 11h30.

24.07.2021
China vai comandando o medalheiro

Veja como estão as contas.

24.07.2021
Hora de 'acertar' as medalhas em falta

Judo masculino (-60 kg)
Ouro: Naohisa Takato (JAP)
Prata: Yung Wei Yang (TWN)
Bronze: Yeldos Smetov (CAZ)
Bronze: Luka Mkheidze (FRA)

Judo feminino (-48kg)
Ouro: Distria Krasniqi (KOS)
Prata: Funa Tonaki (JAP)
Bronze: Daria Bilodid (UCR)
Bronze: Urantsegtseg Munkhbat (MGL)

Tiro com Arco (equipa mista)
Ouro: Coreia do Sul
Prata: Holanda
Bronze: México

Ficam a faltar somente as decisões na esgrima e ainda no taekwondo.

24.07.2021
Paula Pareto recebida como uma heroína na Aldeia Olímpica

Derrotada por Catarina Costa, Paula Pareto vou recebida desta forma na Aldeia Olímpica pela comitiva argentina. Campeã olímpica nos -48 kg no Rio'2016, a judoca é uma figura bastante acarinhada e este vídeo diz bem disso mesmo...

24.07.2021
Nelson Oliveira aponta ao diploma olímpico no contrarrelógio
Reuters

A falta de ritmo competitivo, dada a ausência da Volta a França, foi decisiva na ótica dos portugueses que este sábado participar na prova de fundo de estrada dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020. Após a corrida, em declarações à Lusa, Nelson Oliveira, 41.º no final da prova, assumiu essa condicionante e confessou que havia outros objetivos em mente.

"Tínhamos outras ambições, claro, como tentar chegar ao diploma, mas os adversários estavam mais fortes. Os que vieram do Tour tiveram outro ritmo de corrida. As diferenças fizeram-se na última subida", explicou o ciclista da Movistar, que esta manhã começou os terceiros Jogos da carreira.

Como "dever", afirma, teve de "ajudar ao máximo o João", por o percurso lhe assentar melhor, apoiando-o, não só nas subidas, como em todo o outro trabalho, como o da hidratação, tão importante nas condições em que se correu hoje até à Pista Internacional de Fuji.

E agora, colocada para trás a prova de fundo, as atenções viram-se para o contrarrelógio, marcado para quarta-feira e com partida e chegada no Autódromo Internacional de Fuji, de percurso ondulado e 44,2 quilómetros de extensão. Essas medidas agradam ao especialista Nelson Oliveira, que quer "recuperar, para depois chegar o tão desejado 'crono'", aquilo para que diz ter trabalhado.

"Espero que as coisas saiam da melhor maneira, mas não corro sozinho, há adversários muito fortes. Tanto eu como o João podemos fazer um bom crono. [Um diploma] é o objetivo, agora se vai ser concretizado ou não...", comentou o ciclista luso.

24.07.2021
João Almeida já aponta ao contrarrelógio: «Foi um bom 'abre-motor' para ir com ritmo»
Getty Images

Melhor português na prova de fundo do ciclismo em Tóquio'2020, ao acabar em 13.º, João Almeida assumiu ter sentido a alguma "falta de ritmo de corrida, um ponto que marcou diferenças" entre o pelotão, com oito dos 10 primeiros, incluindo o campeão, o equatoriano Richard Carapaz, a terem corrido o Tour.

"Senti-me em forma, com força, que é o mais importante, e dei tudo o que tinha até à meta. (...) Gostava de ter feito os 10 primeiros, mas tendo em conta a situação, fiz uma corrida bastante boa, forte de sensações, mas com muita falta de ritmo competitivo", reconheceu o ciclista da Deceuninck–Quick-Step, que quer aproveitar o que conseguiu ganhar aqui para usar no contrarrelógio.

"Foi um bom 'abre-motor' para ir com ritmo. Vou dar tudo o que tenho, mas não levo muitas expectativas, porque nunca fiz um 'crono' tão longo", avisou.

24.07.2021
Andebol: 'reforço' já está a caminho

Gilberto Duarte já está a caminho de Tóquio para integrar a comitiva em substituição de Alexandre Cavalcanti.

24.07.2021
Andebol: intervalo no Portugal-Egito
Reuters

Ao final de 30 minutos, o marcador aponta uma igualdade a 15 entre as duas seleções.

24.07.2021
Futebol: torneio feminino continua a ser rico em golos
Reuters

Já acabaram três dos seis jogos do dia do torneio de futebol e a conta não engana: já se registaram 17 golos! Eis os resultados:

Chile-Canadá, 1-2
China-Zâmbia, 4-4
Suécia-Austrália, 4-2

24.07.2021
Jogo de hóquei em campo com momento quente

O final do Argentina-Espanha ficou marcado pela confusão. David Alegre, uma das estrelas da equipa espanhola, terá sido agredido com um stick pelo argentino Lucas Rossi depois de se ter dirigido ao adversário de forma agressiva quando aquele estava  no chão a recuperar de uma lesão. Segundo a 'Marca', as duas equipas rodearam os jogadores gerando-se muita confusão, pelo que as imagens, de acordo com a publicação espanhola, não são esclarecedoras se houve ou não agressão

Agressão com stick ou... encosto?: a confusão no final do Argentina-Espanha em hóquei
24.07.2021
Equestre: Maria Caetano já competiu no dressage
Reuters

A portuguesa, com Fenix de Tineo, acabou com um total de 70.311.

24.07.2021
José Paulo Lopes falha final dos 400 metros estilos
Reuters

Apesar de ter vencido a sua série, José Paulo Lopes falha a final dos 400 metros estilos ao terminar no 20.º lugar no conjunto das eliminatórias. Fica para o registo a melhoria no recorde pessoal do nadador português. O acesso à final fechou em 4.10,20 minutos, numa prova onde o favorito ao ouro Daiyo Seto facilitou e foi apenas 9.º, falhando o acesso à decisão. Aí está o primeiro 'escândalo' na natação dos Jogos.

24.07.2021
Catarina Costa à RTP: «Fica o gosto amargo de ficar tão perto do pódio»

"O sentimento é de orgulho por todo o empenho que demonstrei e tudo o que deixei dentro do tapete a cada combate. A preparação foi dura, nos últimos três meses dei o melhor de mim, superei-me e cheguei bem preparada como provei hoje. Fica o gosto amargo de ficar tão perto do pódio mas todos os momentos que vivi hoje foram de felicidade. Foi especial. É isto que mais gosto de fazer e esta competição deixa-me orgulhosa."

"A vitória sobre a argentina é algo emotiva, vinha de duas derrotas com ela, estudámos a adversária algumas vezes. Ataquei e mantive a cabeça fria para manter a vantagem até ao final. A Paula é uma grande amiga, inspirou-me e inspira e o momento no final foi muito bonito."

24.07.2021
Está quase a começar o andebol!

Faltam poucos minutos para o início do jogo entre Portugal e Egito. Um duelo para seguir aqui.

24.07.2021
Javad Foroughi conquista ouro no tiro com novo recorde olímpico
Reuters

O Irão conquistou este sábado a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, com o atirador Javad Foroughi a subir ao lugar mais alto do pódio na prova de pistola de ar a 10 metros, com novo recorde olímpico.

Foroughi, de 41 anos, chegou aos 244,8 pontos na final e arrecadou o ouro, deixando o sérvio Damir Mikec (237,9) com a medalha de prata e o chinês Wei Pang (217,6) com o bronze.

24.07.2021
Natação: José Paulo Lopes vence série nas eliminatórias

Na estreia da natação portuguesa, José Paulo Lopes foi 1.º classificado na primeira série das eliminatórias dos 400 metros estilos. Na pista cinco da primeira prova do programa, o nadador do Sp. Braga fez o tempo de 4.16.52 minutos, o que constituiu um novo recorde pessoal, que era de 4.17,22. O português fica agora à espera dos resultados das restantes séries para definir a classificação final. Recorde-se que só os primeiros oito avançam para a final.

24.07.2021
José Paulo Lopes já está em ação

É o primeiro representante português na natação, a disputar a primeira eliminatória dos 400 metros estilos.

24.07.2021
Catarina Costa fica à porta das medalhas no judo

Foi uma campanha praticamente perfeita de Catarina Costa, que apenas acabou com uma derrota diante da mongol Munkhbat Urantsetseg por ippon. Apesar do desaire neste combate do bronze, a judoca portuguesa só pode ficar orgulhosa por aquilo que fez nesta estreia em Jogos Olímpicos, aos 25 anos.

24.07.2021
Daria Bilodid fica com o primeiro bronze

A ucraniana Daria Bilodid, que derrotou Catarina Costa, supera Shira Rishony e consegue o primeiro bronze nas -48kg. Segue-se agora a luta da portuguesa com Munkhbat Urantsetseg.

24.07.2021
Judo: vão começar a ser decididas as medalhas nas -48kg

O combate entre Catarina Costa e Munkhbat Urantsetseg é o segundo na luta pelos dois lugares no derradeiro posto do pódio. Primeiro há um embate entre Shira Rishony e Daria Bilodid.

24.07.2021
Ténis de mesa: Shao Jieni revela 'truque' para a reviravolta
Reuters

Shao Jieni assumiu que foi só quando serenou que conseguiu ultrapassar uma situação difícil ante a rival sueca, na estreia de singulares em Tóquio'2020, na qual se impôs por 4-3, após estar em desvantagem por 3-0. 

"Nos Jogos Olímpicos fico mais nervosa... Realmente, estava muito nervosa. A perder por 3-0 pensei que devia ter calma. E foi assim que comecei a jogar melhor. Antes, estava nervosa e a jogar mal, com o corpo rígido e lento", revelou, em declarações à Lusa.
 
Frente à jovem sueca Christina Källberg, de apenas 21 anos, Jieni, de 27 anos, começou por ser surpreendida com os parciais de 8-11, 9-11 e 10-12, mas acabaria por recuperar e impor-se com triunfos por 11-6, 11-5, 11-8 e 11-6.

"Estava a jogar muito mal e a facilitar-lhe o jogo, mandando-lhe as bolas para a esquerda, situação na qual ela é bastante forte. A perder por 3-0 decidi mudar de lado e compliquei-lhe a vida", contou, ainda 'arranhando' a língua portuguesa.

24.07.2021
Paula Pareto elogia Catarina Costa
Reuters

Derrotada por Catarina Costa na repescagem, Paula Pareto anunciou o adeus ao judo, nestes que foram uns Jogos nos quais, assume, nem esperava participar. A argentina, lembre-se, era campeã olímpica em título.

"Na verdade foi tudo dentro do melhor. Não me via a competir nestes Jogos. Creio que fui fiel aos meus princípios, dei tudo, até à última gota, não deixa nada. Estou contente de onde cheguei. Espero que tenham desfrutado, tal como em todos estes anos, pois esta foi a minha última prova nacional, internacional e da vida", garantiu a argentina, que em seguida deixou elogios a Catarina Costa: "É uma miúda 'divina', merece que tudo lhe corra bem".

24.07.2021
Andebol: Espanha derrota Alemanha
Reuters

Mais um resultado no torneio de andebol, com a Espanha a derrotar a Alemanha por 28-17 num duelo do Grupo A. A Roja assume a liderança a par da Noruega e França, que venceram diante da Noruega e Argentina, respetivamente.

24.07.2021
O que falta aos portugueses no dia de hoje

Há mais seis provas com portugueses no programa de hoje. Para lá da luta pelo bronze de Catarina Costa, teremos ainda José Paulo Lopes às 11.02 nas eliminatórias dos 400m estilos (natação), às 11.12 Maria Caetano no dressage (equestre), às 11.30 a seleção de andebol (vs. Egito), às 13.06 Rodrigo Torres no dressage (equestre) e, por fim, pelas 13.45, Tiago Apolónia, na 1.ª ronda do ténis de mesa.

24.07.2021
Ciclismo: Richard Carapaz é o novo campeão olímpico de fundo
Reuters

Com uma ataque decisivo na fase final da exigente prova, Richard Carapaz venceu a prova de fundo do programa de ciclismo, cruzando a linha de meta com uma boa vantagem para Tadej Pogacar e Wout van Aert. João Almeida acaba em 13.º.

24.07.2021
Judo: Catarina Costa na luta pelo bronze!

Catarina Costa continua a fazer história. A portuguesa superou Paula Pareto e conseguiu a repescagem para a luta pelo degrau mais baixo do pódio!

24.07.2021
Judo: Catarina Costa já está na luta pelas repescagens
24.07.2021
Taekwondo: jovem espanhola surpreende tudo e todos
Reuters

Espanha está em delírio pelo feito de Adriana Cerezo, uma jovem de apenas 17 anos que acaba de se apurar para a final dos -49 kg. A jovem espanhola deixou pelo caminho várias favoritas, incluindo a bicampeã olímpica Jingyu Wu. A luta pelo título olímpico será com Panipak Wongpattanakit, da Tailândia.

24.07.2021
Djokovic passeia rumo à segunda ronda

Novak Djokovic, número um do Mundo, iniciou este sábado a sua busca por uma primeira medalha de ouro olímpica com uma vitória muito tranquila rumo à segunda ronda dos Jogos de Tóquio’2020, no Japão.

O sérvio de 34 anos, vencedor dos três primeiros Grand Slams de 2021, derrotou na primeira ronda do torneio olímpico o boliviano Hugo Dellien, número 139 mundial, por 6-2 e 6-2, em pouco mais de uma hora.

24.07.2021
Judo: Catarina Costa quase a voltar ao tatami

Arranca dentro de 3 minutos a sessão decisiva dos -48 kg, com a disputa das repescagens, onde Catarina Costa vai lutar por uma presença nas lutas pelo bronze. Qualquer que seja o resultado diante de Paula Pareto, a portuguesa já garantiu um diploma olímpico

24.07.2021
Futebol: já se joga no torneio feminino

Entretanto, arrancou às 8h30 a jornada de jogos do torneio feminino, com uma partida entre Chile e Canadá, referente ao Grupo E. Por agora está 0-0.

24.07.2021
Ténis de mesa: Shao Jieni na 2.ª ronda com grande reviravolta
Reuters

Está completa a reviravolta e Shao Jieni está na 2.ª ronda! Depois de ter perdido os três primeiros sets, a luso-chinesa conseguiu dar a volta ao texto e superou a sueca Christina Kallberg na 'negra'. Segue-se no domingo um duelo com Yu Menguy, previsto para as 6h45 da manhã.

24.07.2021
Ténis de mesa: Shao Jieni empata partida!

Depois de estar a perder por 3-0, Shao Jieni consegue empatar o encontro a 3! Grande recuperação da lusochinesa...

24.07.2021
Ténis de mesa: Shao Jieni reage

Depois de ter perdido os três primeiros parciais, Shao Jieni reagiu e conseguiu vencer os dois seguintes. Agora no sexto está em desvantagem de 0-3...

24.07.2021
Ténis: Sousas perdem em pares

João Sousa e Pedro Sousa despediram-se este sábado do quadro de pares dos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, ao caírem rapidamente na primeira ronda diante de uma dupla japonesa, que confirmou o seu favoritismo num encontro sem grande história.

A competirem pela sétima vez juntos, João e Pedro cederam no court 5 diante dos locais Kei Nishikori, super-estrela do país, e Ben McLachlan, especialista de pares, por 6-1 e 6-4.

24.07.2021
Ténis de mesa: Shao Jieni em apuros
Reuters

Não está a correr particularmente bem a partida a Shao Jieni. A luso chinesa perdeu os três primeiros sets e está a um passo da eliminação aos pés da sueca Christina Kallberg.

24.07.2021
Andebol: Suécia teve de sofrer para superar o Bahrain
Reuters

Num jogo do grupo de Portugal, a Suécia teve de suar para superar o Bahrain. A turma nórdica ganhou por 32-31. Por esta hora joga-se mais uma partida do Grupo A, entre Alemanha e Espanha.

24.07.2021
Ginástica: Kohei Uchimura falha final da barra e diz adeus
Reuters

O ginasta japonês Kohei Uchimura, bicampeão olímpico no concurso completo individual, falhou a qualificação para a final da barra fixa, único aparelho em que iria competir, e está fora dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020. O campeão olímpico no 'all around' em Londres'2012 e no Rio'2016, onde também conquistou o ouro por equipas, caiu da barra e os 13.866 pontos que somou não foram suficientes para apurar-se para a final.

24.07.2021
Polaca Natalia Partyka continua a dar o exemplo
Reuters

A polaca Natalia Partyka, uma das poucas atletas a competir nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, apurou-se para a segunda ronda do torneio de ténis de mesa, ao despachar a australiana Michelle Bromley em quatro sets (11–3, 11–5, 11–5 e 11–7). Partyka, refira-se, está a disputar os seus terceiros Jogos, depois de Pequim e Londres.

24.07.2021
Mais um ouro para a China
Reuters

E vão dois ouros para a China. Agora foi no halterofilismo, graças ao triunfo de Zhihui Hou, numa prova de -49kg na qual a chinesa fixou um novo recorde olímpico com um total de 210 kg levantados. Chanu Saikhom Mirabai (Índia, com 202) e Windy Aisah (Indonésia, com 194) ficaram com a prata e bronze, respetivamente. Hou, refira-se, levantou 94 kg no arranco, chegando aos 116 no arremesso.

24.07.2021
Ténis de mesa: Shao Jieni vai entrar em ação
Eurosport

Vem aí o primeiro jogo português no ténis de mesa, com Shao Jieni a enfrentar Christina Källberg.

24.07.2021
Ténis: Andy Murray faz das suas... em pares

O primeiro dia do ténis nos Jogos Olímpicos já ficou marcado pela derrota de Pedro Sousa na primeira ronda de singulares, mas também por mais um brilharete de Andy Murray, bicampeão olímpico de singulares, que se apurou com classe para os oitavos-de-final... de pares.

Ao lado de Joe Salisbury, Murray derrotou os franceses Pierre Hugues Herbert e Nicolas Mahut, campeões de cinco títulos de Grand Slam, o mais recente em Roland Garros 2021.

Daniil Medvedev, Aslan Karatsev, Iga Swiatek e Barbora Krejcikova foram algumas das estrelas dos quadros de singulares a seguirem também em frente para a segunda ronda.

Novak Djokovic ainda joga hoje...

24.07.2021
Ténis: Sousas vão entrar em ação dentro de minutos

O programa do ténis tem estado a ser mais rápido do que o esperado e o encontro de pares de João Sousa e Pedro Sousa vai arrancar dentro de momentos. Os portugueses defrontarão os anfitriões Kei Nishikori e Ben McLachlan.

24.07.2021
Rui Bragança diz adeus
Reuters

Rui Bragança está oficialmente fora dos Jogos Olímpicos. O português precisava que o espanhol Adrian Vicente Yunta chegasse à final, mas o atleta do país vizinho, o seu 'carrasco', caiu nos quartos-de-final perante o sul-coreano Jang Jun, atual campeão do mundo e líder do 'ranking' da categoria.

24.07.2021
Pedro Fraga: «Estamos aqui para discutir a vitória na repescagem»
COP

O remador Pedro Fraga admitiu esta madrugada que a dupla que faz com Afonso Costa está preparada para tentar chegar às meias-finais no double-scull ligeiro do remo de Tóquio'2020, enfrentando para isso "uma repescagem muito competitiva".

Em declarações à Lusa após o terceiro lugar na eliminatória, atrás de Itália e Alemanha, respetivamente prata e bronze nos Mundiais de 2019, o experiente remador lembrou o plano que ambos tinham de se focarem na repescagem.

24.07.2021
Halterofilismo vai dar a segunda medalha destes Jogos
Reuters

Já se disputa a final do halterofilismo na categoria -49 kg. Sairá daqui a segunda medalha destes Jogos Olímpicos.

24.07.2021
Resultados já conhecidos das modalidades coletivas

Aproveitamos este período de acalmia para fazer um resumo do que se já definiu quanto a resultados nos desportos coletivos.

Basquetebol 3x3 (feminino)
ROC-Japão, 21-18
China-Roménia, 21-10
ROC-China, 19-9

Basquetebol 3x3 (masculino)
Polónia-Letónia, 14-21
China-Sériva, 13-22

Hóquei em campo (masculino)
Japão-Austrália, 3-5
Holanda-Bélgica, 1-3
Nova Zelândia-Índia, 2-3
Argentina-Espanha, 1-1

Voleibol (masculino)
Itália-Canadá, 3-2
Brasil-Itália, 3-0

24.07.2021
Judo: argelino suspenso pela Federação internacional

A Federação Internacional de Judo anunciou a suspensão de Fethi Nourine e do seu treinador Amar Benikhlef depois da decisão de ambos em desistir do torneio olímpico de -73 kg, devido ao facto de o sorteio ter ditado com confronto com o israelita Tohar Butbul. A IJF anunciou ainda que será aberta uma investigação e que sanções adicionais poderão ser aplicadas. Por outro lado, o Comité Olímpico Argelino já retirou a credencial de ambos e irá em breve enviá-los de volta para 'casa'.

24.07.2021
Ainda há muita ação em português para seguir nas próximas horas

Neste momento temos em ação João Almeida e Nelson Oliveira no ciclismo, mas ainda há muita ação em português para seguir. Pelas 7:45 entra em cena Shao Jieni no ténis de mesa, antes de Catarina Costa partir na luta pelo bronze nos -48 kg no judo, pouco depois das 9 horas. Depois, às 10, será a vez de Pedro e João Sousa atuarem no torneio de pares de ténis. João Paulo Lopes abre a ação na piscina pelas 11.02 nos 400 metros estilos, minutos antes da entrada em cena de Maria Caetano no dressage e da seleção de andebol (11.30). A fechar a jornada, Rodrigo Torres entra no dressage pelas 13.06, 40 minutos antes de Tiago Apolónia fechar o programa no ténis de mesa.

24.07.2021
Pedro Sousa diz que esteve "de cama" e fala em "objetivo cumprido"

O tenista português Pedro Sousa reconheceu a superioridade do espanhol Alejandro Davidovich Fokina, após a derrota na primeira ronda do torneio de singulares, ressalvando que o objetivo de chegar aos Jogos Olímpicos estava cumprido.

"O mais importante foi conseguir vir a Tóquio. A estreia olímpica era o objetivo que tinha para a minha carreira, que já tinha definido há muito tempo. Em relação ao jogo em si, são condições bastante difíceis aqui em Tóquio, ainda para mais estive um dia e meio de cama, por algo que comi, o que atrasou um pouco a minha preparação", disse o número um português e atual 120.º do ranking mundial, em declarações à agência Lusa.

24.07.2021
Há mais um caso de Covid-19

A organização informou da deteção de mais um caso positivo de Covid-19 na Aldeia Olímpica, de acordo com o que adaintaadianta a Reuters.

24.07.2021
Rui Bragança: «É como um pontapé de bicicleta na final da Champions. O Ronaldo meteu um e quantos mais?»
Reuters

Na ressaca da derrota na ronda inaugural, Rui Bragança deixou uma frase curiosa a propósito das suas chances no torneio.

"Agora vou comer, descansar um bocado e esperar a ver o que acontece. Nem sei se fico cá [no pavilhão]. Não tinha planeado perder, não fiz planos... Temos sempre a opção de 'KO', mas a este nível é como um pontapé de bicicleta na final da Liga dos Campeões. O Cristiano Ronaldo meteu um e quantos mais? Ter de dar a volta, com urgência, a usar técnicas cada vez mais arriscadas pode ser uma boa recompensa, mas o risco também é muito grande. Ele anulou bem e não foi surpreendido", lamentou, assumindo que o adversário "foi melhor".

24.07.2021
Andebol: França supera Argentina
Reuters

No mesmo grupo do Brasil (o A), a França derrotou a Argentina por 33-27. A canarinha, recorde-se, perdeu com a Noruega.

24.07.2021
Judo: Catarina Costa derrotada nos 'quartos'
Eurosport

Catarina Costa resistiu, deu uma excelente réplica perante a favorita Daria Bilodid, mas acabou por cair nos 'quartos'. Ainda assim, a caminhada da judoca lusa não acaba aqui, já que segue agora para as repescagens e pode ainda lutar pelo bronze.

24.07.2021
Judo: Catarina Costa já luta pelas 'meias'
24.07.2021
Judo: Catarina Costa nos 'quartos'

Mais uma vitória e as medalhas estão mais perto para Catarina Costa. A judoca portuguesa bateu a chinesa Yanan Li e agora vai enfrentar a ucraniana Daria Bilodid.

24.07.2021
Rui Bragança à espera de 'milagre' para continuar

Derrotado pelo espanhol Adrian Vicente Yunta, Rui Bragança ainda pode continuar em prova na categoria de -58 kg do taekwondo nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, necessitando para tal que o seu carrasco chegue à final. Se tal suceder, o atleta luso poderá ser repescado e até alcançar o bronze, caso vença mais dois combates.

Saiba mais aqui.

24.07.2021
Judo: Vem aí Catarina Costa!

Segue-se o combate dos 'oitavos' de -48 kg, entre Catarina Costa e Yanan Li.

24.07.2021
Ténis: Pedro Sousa cai na 1.ª ronda
Eurosport

Acabou na primeira ronda a participação de Pedro Sousa no torneio de singulares. O português foi batido pelo espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 6-3 e 6-0. Resta apenas a presença nos pares, com jogo mais logo, e também de João Sousa.

24.07.2021
Judo: Catarina Costa avança no judo

Catarina Costa consegue superiorizar-se à azeri Aisha Gurbanli e avança para os 'oitavos' do torneio de -48kg de judo. Segue-se a chinesa Yanan Li, que venceu o combate com Otgontsetseg Galbadrakh.

24.07.2021
Judo: Catarina Costa já em ação

Catarina Costa já combate na categoria -48kg do judo, defrontando na estreia a azeri Aisha Gurbanli.

24.07.2021
Taekwondo: Rui Bragança derrotado
Reuters

Adrián Vicente vence por 24-9 e Rui Bragança está fora dos Jogos Olímpicos.

24.07.2021
Taekwondo: Não está fácil para Rui Bragança

Rui Bragança entra no terceiro assalto a perder por 16-8...

24.07.2021
Rui Bragança já está a competir
24.07.2021
Rui Bragança quase em ação

O português compete dentro de 4 minutos com o espanhol Adrián Vicente.

24.07.2021
China conquista primeiro ouro dos Jogos
Reuters

E aí estão as primeiras medalhas destes Jogos Olímpicos! A chinesa Qian Yang é a vencedora na prova de carabina 10 metros, com 251,8, à frente de Anastasiia Galashina (251,1) e Nina Christen (230,6).

24.07.2021
Segue-se agora o ciclismo e o ténis

Nelson Oliveira e João Almeida já pedalam antes da partida oficial para a corrida de fundo, ao passo que Pedro Sousa aquece para a estreia no torneio de ténis.

24.07.2021
Os resultados do remo
24.07.2021
Remo: Trio português em terceiro

Pedro Fraga e Afonso Costa acabam em terceiro na sua eliminatória, atrás da Alemanha e da Itália. O duo português terá de ir à repescagem para tentar o apuramento no domingo.

24.07.2021
E aí está o arranque (oficial) da participação portuguesa
Eurosport

A dupla Pedro Fraga e Afonso Costa vai entrar em ação dentro de poucos instantes no Sea Forest Waterway.

24.07.2021
Andebol: Brasil derrotado na estreia
Reuters

O Brasil até chegou ao intervalo na frente, mas na segunda parte deixou escapar a vantagem e acabou derrotado pela Noruega por 27-24. Não é a estreia desejada para a canarinha, mas nada está perdido.

24.07.2021
Ténis de mesa: Hend Zaza cai na ronda preliminar
Reuters

Hend Zaza não conseguiu a surpresa e ficou pelo caminho. A jovem de 12 anos, a mais nova destes Jogos, caiu por 4-0 perante a austríaca Jia Liu.

24.07.2021
Começa o torneio de basquetebol 3x3
Eurosport

É uma das novidades destes Jogos Olímpicos, com o arranque do torneio de basquetebol 3x3. ROC e Japão iniciam a competição feminina.

24.07.2021
Os nossos dois ciclistas já estão prontos!
24.07.2021
Preparados?

Falta menos de uma hora para a estreia portuguesa nestes Jogos Olímpicos. Pedro Fraga e Afonso Costa entram em ação às 2.50, na primeira eliminatória do remo, dez minutos antes do início do ciclismo e também do ténis, com João Almeida, Nelson Oliveira e Pedro Sousa.

24.07.2021
Ténis de mesa: a mais jovem já está em ação
Eurosport

A síria Hend Zaza, de apenas 12 anos, já estão em ação no torneio de ténis de mesa. É a mais jovem de todos os atletas presentes e tem pela frente uma austríaca de 39 anos: austríaca Jia Liu.

24.07.2021
Tiro: Jeanette Hegg Duestad fixa novo recorde olímpico

A norueguesa Jeanette Hegg Duestad acaba de fixar um novo recorde olímpico na prova de carabina 10 metros, graças a um registo de 632,9 que a colocou na final juntamente com mais sete atiradoras. A decisão é dentro de menos de uma hora, às 2h45.

24.07.2021
Ciclismo: Falta pouco mais de uma hora...
24.07.2021
Nem os cavalos se 'safam' do calor...
Instagram

O brasileiro Carlos Parro partilhou há pouco uma imagem que diz bem das condições climáticas que se vivem em Tóquio. Eram sete da manhã e já estavam 27 graus. A solução? A que está na imagem...

24.07.2021
Andebol: intervalo no Noruega-Brasil
Reuters

O primeiro jogo do torneio de andebol masculino chega ao intervalo, com o Brasil na frente por 13-12 diante da Noruega. Este jogo não é do grupo de Portugal, mas pode estar aqui um possível oponente da Seleção Nacional nos 'quartos'...

24.07.2021
Remo: Holandês falhou repescagens após testar positivo à Covid-19

O holandês Finn Florijn é mais uma baixa nestes Jogos Olímpicos. O remador testou positivo à Covid-19 e esta manhã não participou nas repescagens, depois de ter sido quarto colocado na sexta bateria de single sculls masculino. O atleta de 21 anos está em isolamento.

24.07.2021
Inês Henriques lamenta não poder estar presente

Sem a possibilidade de competir na sua prova de eleição - os 50 quilómetros marcha, que apenas fazem parte do programa masculino -, Inês Henriques deixou esta mensagem nas redes sociais.

24.07.2021
Insólito a envolver Kevin Durant

Foi um dos momentos mais insólitos nos bastidores da cerimónia de abertura de Tóquio'2020. Kevin Durant foi surpreendido pelos seus compatriota, que decidiram enquanto esperavam para entrar no estádio cantar-lhe os parabéns. O problema é que o basquetebolista apenas faz anos... a 29 de setembro.

A carregar o vídeo ...
Kevin Durant só celebra o aniversário em setembro... mas ontem cantaram-lhe os parabéns
24.07.2021
Andebol a começar

Depois de uma primeira hora tranquila, apenas com as atenções voltadas para o remo, arrancam dentro de poucos minutos os torneios de andebol, voleibol, esgrima e ténis de mesa. Nota especial para o duelo de abertura no andebol, com o Brasil a jogar diante da Noruega. Um jogaço! Já no ténis de mesa por agora jogar-se-ão as rondas preliminares, estando marcada para as 7 horas a entrada em cena da primeira representante lusa.

24.07.2021
Hoje há ciclismo. Será que vamos ter uma reedição de 2004?

A conta nas redes sociais dos Jogos Olímpicos recorda as provas de ciclismo de fundo do passado e para as cores nacionais não há como escapar à lembrança da prata de Sérgio Paulinho em 2004. Iremos ter novo momento de glória portuguesa, agora no Japão, 17 anos depois?

24.07.2021
Espanha com boas notícias

Há pouco referimos o caso positivo de Covid-19 de um massagista da seleção espanhola de ciclismo e havia alguma expectativa por conta do facto de este partilhar o quarto com Pascual Momparler. Ora, o teste PCR realizado há pouco deu negativo e o selecionador espanhol poderá acompanhar a equipa na prova de fundo, que arranca dentro de pouco mais de duas horas e meia.

24.07.2021
As primeiras imagens de ação do dia
Reuters

Por esta altura decorrem as repescagens do remo, nos Single Sculls masculinos e femininos.

24.07.2021
Baixas no ciclismo

O dia fica marcado por algumas baixas nas comitivas por conta da Covid-19. No ciclismo, por exemplo, a Alemanha ficou sem Simon Geschke e corre o risco de se ver ainda privada de Emanuel Buchmann. Ainda no ciclismo, a Espanha está em alerta por conta do positivo do massagista Joseba Elgezabal. Todos os ciclistas deram negativo nos PCR realizados, mas a situação é também de incerteza.

24.07.2021
Um resumo do que aí vem
24.07.2021
Muita ação para começar

Remo, Tiro, Badminton, Esgrima, Andebol, Ténis de Mesa, Voleibol e Voleibol de Praia são algumas das modalidades que arrancam nos próximos minutos. Iremos estar atentos, mas para as cores nacionais aquilo que importa só chegará perto das 3 da manhã.

23.07.2021
Medalhas para distribuir

Neste primeiro dia vamos ter medalhas para distribuir no Tiro com arco, Ciclismo, Esgrima, Judo, Tiro, Taekwondo e Halterofilismo. Portugal tem representantes em três delas (ciclismo, judo e taekwondo), por isso podemos já começar o dia a somar...

23.07.2021
O programa dos portugueses para este primeiro dia

A agenda portuguesa nestes Jogos arranca apenas perto das três da manhã, com a entrada em cena da dupla do remo composta por Pedro Fraga e Afonso Costa. Segue-se o duo do ciclismo (Nelson Oliveira e João Almeida), ação no judo com Catarina Costa, 'batalhas' no taekwondo com Rui Bragança, emoção na piscina com José Paulo Lopes, dois duelos de ténis de mesa e, a fechar, o início da histórica caminhada do andebol. Muita ação para um primeiro dia, que pode dar a Portugal já bons resultados...

Eis a agenda do dia

23.07.2021
Arranca a primeira jornada oficial dos Jogos Olímpicos!

Bom dia! Sejam bem-vindos ao primeiro de vários diretos que vamos fazer ao longo destes Jogos Olímpicos Tóquio'2020. Aqui neste espaço destacaremos diariamente os grandes momentos de cada jornada, dando natural destaque àquilo que portugueses vão fazendo em terras nipónicas. Tudo para que não perca nenhuma informação sobre estes Jogos Olímpicos. Fique por aí!

Por Fábio Lima
4
Deixe o seu comentário

Momentos Chave

Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Tóquio 2020

Notícias