Dia 3 dos Jogos Olímpicos: acompanhe tudo o que se passa em Tóquio'2020

Foram vários os portugueses em ação nesta terceira jornada. Mas há muito mais para acompanhar

Ao Minuto

26.07.2021
Regresse mais logo connosco

Portugal superou uma 'montanha-russa' de emoções diante do Bahrain e alcançou a primeira vitória de sempre num torneio olímpico de andebol, num dia em que se destaca também apuramento histórico no surf e o adeus de Telma Monteiro. Confira aqui os resultados de todos os atletas portugueses e o programa do Dia 4. No topo do medalheiro está o Japão. Acompanhe tudo no nosso especial.

26.07.2021
Ex-campeão olímpico Taoufik Makhloufi abdica devido a lesão
Twitter

O atleta argelino Taoufik Makhloufi, campeão olímpico dos 1.500 metros em Londres'2012, vai falhar os Jogos Tóquio'2020 devido a uma lesão no joelho, informa esta segunda-feira a agência noticiosa oficial da Argélia. "Vejo-me obrigado a ouvir o meu corpo e em especial este joelho, que há muito tempo perturba a minha preparação, tal como a Covid-19 que contraí no ano passado", justificou Makhloufi, assinalando que tentou "adiar ao máximo a decisão" de não participar em Tóquio'2020.

26.07.2021
Ténis de mesa: Japão quebra hegemonia chinesa e conquista primeiro ouro na modalidade
Lusa/EPA

A dupla composta por Jun Mizutani e Mima Ito ofereceu ao Japão a primeira medalha de ouro olímpica no ténis de mesa, ao vencer os representantes chineses - Xu Xin e Liu Shiwen - na final da prova de pares mistos, por 4-3. A hegemonia da China na modalidade foi assim quebrada, cinco anos depois de os atletas chineses terem conquistado as medalhas de ouro nas quatro provas que disputaram na edição anterior dos Jogos. 

26.07.2021
Gustavo Capdeville: «Tivemos a sorte de vencer podia ter calhado para eles»

Gustavo Capdeville esteve em destaque no triunfo de Portugal sobre o Bahrain, por 26-25, em jogo da 2.ª jornada do grupo B do torneio de andebol, ao segurar a vantagem mínima da turma lusa no último minuto, ao defender um livre de sete metros. Ainda assim, o guarda-redes português não quis individualizar e atribuiu alguma sorte à equipa das Quinas.

"A equipa estava dinâmica. Sofremos bastante, mas tivemos bastante atitude. O Bahrain foi uma grande equipa, o jogo definiu-se nos detalhes. Tivemos a sorte de vencer, podia ter calhado para eles. Sozinho não ia fazer nada, quero agradecer aos meus colegas porque sem eles não era possível. Temos de valorizar o coletivo", referiu. 

26.07.2021
Rui Silva: «É corrigir o que fizemos de mal e só pensamos no próximo jogo»
Reuters

Rui Silva apontou alguns erros cometidos pela equipa das Quinas, que conseguiu uma vitória tangencial (26-25) sobre o Bahrain na 2.ª jornada do Grupo B do torneio de andebol.

"A vitória é incrível, é histórica e estávamos a precisar. Foi um jogo muito complicado, o Bahrain é uma equipa dura e muito agressiva, na defesa e ataque, alguns erros muito pouco comuns também ajudaram a que estivessem na frente. É corrigir o que fizemos de mal e só pensamos no próximo jogo, não temos tempo para olhar para trás", vincou.

26.07.2021
António Areia: «É a primeira vitória em Jogos Olímpicos e não será a última de certeza»
Reuters

António Areia comentou o triunfo suado (26-25) da equipa das Quinas sobre o Bahrain, na 2.ª jornada do Grupo B do torneio de andebol. Foi a primeira vitória de Portugal na competição e, consequentemente, a primeira na história da modalidade em Jogos Olímpicos.

"Foi um jogo muito complicado, como conseguiram ver. O Bahrain com uma equipa forte fisicamente, muito confiantes nos duelos um contra um, criaram-nos dificuldades. É a primeira vitória em Jogos e não será a última, de certeza. Estamos a trabalhar para isso. Vamos descansar hoje e vamos começar a pensar no próximo jogo", vincou.

26.07.2021
Selecionador de andebol e as dificuldades sentidas pelos jogadores: «Não conseguia dormir...»
Reuters

Paulo Pereira analisou esta segunda-feira a vitória tangencial de Portugal sobre o Bahrain, por 26-25, em jogo da 2.ª jornada do Grupo B no torneio de andebol dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020.

"Custou-nos imenso ganhar este jogo. Sabíamos que seria muito complicado, têm um modelo de jogo extraordinário ao nível dos duelos. Com muita mobilidade, mais baixos, e para nós é um problema difícil de solucionar. Embora tivéssemos preparado minimamente essa situação", começou por dizer. 

Leia todas as declarações do selecionador nacional aqui.

26.07.2021
Ginástica artística: ouro para a Rússia no all around masculino
Site Jogos Olímpicos

O Comité Olímpico da Rússia conquistou o concurso completo masculino por equipas na ginástica artística. Numa prova muito equilibrada, a vitória apenas foi confirmada no último exercício, terminando com 262,500 pontos, à frente do Japão (262,397), campeão olímpico no Rio'2016, e da China (261,894).

26.07.2021
Halterofilismo: Hidilyn Diaz conquista o primeiro ouro de sempre das Filipinas
Reuters

Hidilyn Diaz conquistou a medalha de ouro em halterofilismo (55 kg), tendo batido um recorde olímpico ao fazer um levantamento de 127 kg, terminando com um total de 224 kg (fixando outro recorde).

Diaz é assim a primeira atleta a vencer uma medalha de ouro olímpica pelas Filipinas. A chinesa Liao Qiuyun ficou com a prata, enquanto a cazaque Zulfiya Chinshanlo se ficou pelo bronze.

26.07.2021
Esgrima: Cheung conquista o primeiro ouro numa prova masculina para Hong Kong
Reuters

Cheung Ka Long fez história para Hong Kong ao vencer a medalha a primeira medalha de ouro para aquele país numa prova masculina. O atleta bateu na final da competição de esgrima o italiano Daniele Garozzo, por 15-11.

26.07.2021
Natação: dupla portuguesa em 22.º e 23.º nos 1500m livres

Tamila Holub e Diana Durães fecham a sua participação nos 1500 m livres nos 22.º e 23.º lugares, falhando assim o acesso à final, onde chegam apenas as oito mais rápidas. Nesta prova, refira-se, Katie Ledecky venceu a última série das eliminatórias e bateu o recorde olímpico, com 15.35,35 minutos, algo expectável até porque... esta é a primeira vez que há esta prova em Jogos Olimpicos.

26.07.2021
Telma Monteiro deixa mensagem nas redes sociais

26.07.2021
Andebol: Portugal consegue reviravolta e garante primeira vitória
Reuters

A Seleção Nacional de andebol alcançou a primeira vitória da sua história em Jogos Olímpicos, ao bater o Bahrain por 26-25. Portugal chegou ao descanso em desvantagem (14-15), mas na segunda metade conseguiu a reviravolta, com um golo decisivo de Pedro Portela a minuto e meio do final, quando jogávamos com menos um. Segue-se a Suécia, na madrugada de quarta-feira, pelas 3 horas.

26.07.2021
Natação: Diana Durães e Tamila Holub nos 1500 m livres

A natação portuguesa regressou às piscinas de Tóquio, com Diana Durães e Tamila Holub a competirem na 3.ª série das eliminatórias dos 1.500 metros livres. Tamila foi a melhor lusa, ao fazer o tempo de 16.25,16 minutos no quinto lugar da série. Logo atrás chegou Diana, que cumpriu a distância em 16.29,15 minutos. O recorde nacional pertence a Durães (16.15,12) minutos. As portuguesas ficam agora à espera do resto das eliminatórias para saberem a classificação final, sendo que só avançam para a final os oito melhores tempos.

26.07.2021
Andebol: Portugal em desvantagem ao intervalo
Reuters

A Seleção Nacional chega ao descanso a perder por 15-14 diante do Bahrain. É obrigatório reagir para não complicar ainda mais a nossa missão...

26.07.2021
Tom Daley: «Incrivelmente orgulhoso por dizer que sou homossexual e também campeão olímpico»
Reuters

Minutos depois de conquistar o ouro nos saltos para a água na plataforma a 10 metros, o britânico Tom Daley expressou o seu orgulho pelo feito alcançado e deixou uma mensagem para todos os que, como ele, são homossexuais.

"Sinto-me incrivelmente orgulhoso por dizer que sou homossexual e também campeão olímpico. Quando era jovem pensava que não podia alcançar nada por ser quem era. Ser campeão olímpico mostra que somos capazes de atingir tudo", disse o britânico.

"Nestes Jogos há mais atletas assumidamente gays do que noutros no passado. Eu assumi-me como tal em 2013 e quando era jovem sempre senti que estava sozinho, que era diferente e que não encaixava aqui. Sentia que havia algo em mim que nunca seria tão bom quanto a sociedade queria que fosse. Espero que todos os jovens LGBT possam ver que, mesmo que se sinta sozinho agora, não estás efetivamente sozinho. Podes atingir tudo", acrescentou.

26.07.2021
Medalhas do judo atribuídas
Reuters

Estão atribuídas as medalhas do dia no judo.

-57kg femininos
Ouro: Nora Gjakova (Kosovo)
Prata: Sarah Leonie Cysique (França)
Bronze: Jessica Klimkait (Canadá)
Bronze: Tsukasa Yoshida (Japão)

-73kg masculinos
Ouro: Shohei Ono (Japão)
Prata: Lasha Shavdatuashvili (Geórgia)
Bronze: Tsogtbaatar Tsend-Ochir (Mongólia)
Bronze: Changrim An (Coreia do Sul)

Amanhã há mais um português em ação: Anri Egutidze, nos -81kg, com estreia diante de Shamil Borchashvili às 4.18.

26.07.2021
Natação: ação voltou à piscina

Já foram retomadas as provas no Centro Aquático de Tóquio. Na sessão da noite temos várias qualificações, incluindo a dos 1500m livres, que contará com Diana Durães e Tamila Holub em ação às 12h30.

26.07.2021
Medalhados podem retirar máscara 30 segundos para fotos no pódio
Reuters

Os atletas medalhados nos Jogos olímpicos Tóquio'2020 vão poder retirar as máscaras por 30 segundos para serem fotografados no pódio durante a cerimónia de entrega de medalhas, anunciou o Comité Olímpico Internacional (COI).
 
"A ideia é permitir que os atletas, que já competiram e são poucos naquele momento, retirem as máscaras para as fotos", afirmou Mark Adams, porta-voz do COI, acrescentando: "Acho que todos compreenderão a decisão e perceberão que o risco de contágio é muito baixo".

26.07.2021
Andebol: Seleção já joga diante do Bahrain

Entretanto já se joga no Bahrain-Portugal, do torneio de andebol. Tudo para seguir aqui.

26.07.2021
Surf: Tufão antecipa finais

A chegada de um tufão à zona de Tóquio fez a organização mudar o programa do surf e antecipar as finais do surf, inicialmente agendadas para quarta-feira, para a próxima madrugada. Assim, os 'quartos' irão disputar-se entre as 23 horas e as 3h12 (hora de Portugal), as 'meias' das 3h48 e as 5h36, ao passo que as medalhas serão discutidas entre as 6h16 e 8h31.

26.07.2021
Khadambi e Makokha representam o Quénia no voleibol de praia: «Agora já causamos impacto»
Lusa/EPA

Brackcides Khadambi e Gaudencia Makokha representam o Quénia no voleibol de praia nestes Jogos Olímpicos Tóquio'2020 e já entraram em ação no torneio, tendo saído derrotadas pela dupla do Brasil (15-21 e 9-21). O resultado foi negativo, é certo, mas a julgar pelas condições que têm de enfrentar no seu país para poder praticar a modalidade (têm de viajar oito horas da capital Nairóbi até à cidade de Mombaça, e voltar, todas as semanas para poderem treinar) e ainda pelo facto de contarem apenas com o apoio do treinador, Sammy Mulinge, este jogo foi certamente uma vitória para a dupla africana.

"As pessoas não levam este desporto muito a sério. Isto agora é um ponto de viragem para o Quénia e para poder ajudar as pessoas a pensarem em jogar vólei de praia", apontou o treinador da dupla queniana, em declarações veiculadas no site dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020. Uma ideia partilhada por Makokha.

"Agora já causamos impacto em África. É tudo uma questão de paixão. Não importa se tens um bom plano de treino ou se jogas a tour mundial. Isso não importa, se tiveres paixão podes alcançar qualquer coisa, independentemente das circunstâncias. E aqui estamos. Estamos nas Olimpíadas", concluiu.

26.07.2021
Ténis: Novak Djokovic segue em frente
Reuters

Novak Djokovic acaba de vencer o alemão Jan-Lennard Struff, por 6-4 e 6-3 e avança para os 'oitavos', onde vai medir forças com o espanhol Alejandro Davidovich. Também o germânico Alexander Zverev e o russo Daniil Medvedev asseguraram um lugar na próxima ronda.  

No torneio de duplas, os britânicos Jamie Murray e Neal Skupski perderam com o duo japonês composto por Ben McLachlan e Kei Nishikori, em dois sets (6-3 e 6-4).

26.07.2021
Surf: prova masculina com quartos-de-final definidos

Kanoa Igarashi vs. Kolohe Andino
Gabriel Medina vs. Michel Bourez

Italo Ferreira vs. Hiroto Ohaara
Owen Wright vs. Lucca Mesinas

26.07.2021
Marcos Freitas: «Tive aquele susto, mas consegui ganhar e isso dá-me confiança»

Marcos Freitas manifestou-se entusiasmado com a estreia no torneio de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, desvalorizando o "susto" que apanhou e prometendo tentar "complicar" na terça-feira a vida ao líder do ranking mundial. "Era um adversário muito difícil, do 'top 40' mundial. O austríaco Daniel Habesohn é bastante experiente, conhecemo-nos bem. Começar assim é difícil, pois ele já teve um jogo antes, tinha outro ritmo. Tive aquele susto, mas consegui ganhar e isso dá-me confiança e muita maturidade para o próximo jogo", disse o madeirense.

26.07.2021
Tiro: Estados Unidos fazem o pleno nas finais de skeet
Reuters

Os Estados Unidos da América venceram as duas finais do skeet esta segunda-feira: depois da vitória de Amber English, na prova feminina, foi a vez de Vincent Hancock conquistar mais uma medalha de ouro para os norte-americanos, ele que, em toda a série, apenas falhou um alvo, tendo estabelecido um novo recorde olímpico. O dinamarquês, Jesper Hansen foi segundo classificado, enquanto o anterior campeão olímpico Abdullah Alrashidi, do Kuwait, desta vez, se ficou pela medalha de bronze.

26.07.2021
Tiro com arco: ouro para a Coreia do Sul após dominar final masculina
Lusa/EPA

Kim Je Deok, Kim Woojin e OH Jinhyek dominaram a final masculina do tiro com arco e deram o ouro à Coreia do Sul, que venceu a China por 6-0. O bronze foi 'arrecadado' pelo anfitrião Japão, que derrotou a Holanda por 5-4.

26.07.2021
Vela: Carolina João já completou 4.ª regata de Laser Radial

Mais uma regata terminada por parte de Carolina João na classe Laser Radial. A portuguesa foi agora 30.ª, sendo de momento 36.ª na classificação global.

26.07.2021
Andebol: Dinamarca vence Egito em jogo à atenção de Portugal
Reuters

A Dinamarca venceu esta madrugada por 32-27 o Egito, para a segunda jornada do Grupo B do torneio de andebol masculino de Tóquio'2020, depois de na ronda inaugural os africanos terem derrotado a estreante seleção portuguesa (37-31).

26.07.2021
Ténis de mesa: Marcos Freitas avança para os 'oitavos'
Reuters

Marcos Freitas, 16.º cabeça de série, entrou da melhor forma no torneio de ténis de mesa, ao apurar-se para os oitavos-de-final com uma vitória sobre o austríaco Daniel Habesohn em sete parciais, por 11-7, 3-11, 11-7, 11-6, 11-13, 2-11 e 11-3. Segue-se na próxima ronda o vencedor do jogo entre o chinês Zhendong Fan, o número 1 mundial, e o francês Emmanuel Lebesson.

26.07.2021
Ciclismo: Tom Pidcock arrasa e conquista ouro no XCO
Reuters

Numa prova que bem cedo ficou sem o favorito Mathieu Van der Poel, devido a uma violenta queda, foi o britânico Tom Pidcock, de apenas 21 anos, a sagrar-se campeão olímpico de XCO. O ciclista da INEOS-Grenadiers chegou à meta isolado depois de um ataque soberbo já na derradeira volta, cruzando a linha de meta com 20 segundos para o suíço Mathias Flueckiger e 34 para o espanhol David Valero Serrano.

26.07.2021
Saltos para a água: Daley e Lee campeões
Reuters

Thomas Daley, um dos desportistas mais populares da Grã-Bretanha, e o seu jovem parceiro Matty Lee conquistaram de forma surpreendente a medalha de ouro na prova de Plataforma Sincronizada 10 metros dos Jogos de Tóquio'2020, derrotando os favoritos chineses por pouco mais de... um ponto. É a primeira medalha de ouro olímpica de Daley, múltiplo campeão mundial e europeu em individual e sincronizado, depois de bronzes em Londre'2012 (individual) e Rio'2016 (sincro).

26.07.2021
Surf: Medina avança e John John perde
Reuters

O brasileiro Gabriel Medina continua na senda das medalhas na estreia do surf nos Jogos Olímpicos e apurou-se esta segunda-feira para os quartos-de-final, após derrotar o australiano Julian Wilson, um dos maiores rivias da sua carreira, nos 'oitavos'.

Em sentido inverso, o também duas vezes campeão mundial John John Florence, que recuperou de uma grave lesão no joelho em tempo recorde, caiu nos 'oitavos' diante do seu compatriota Kolohe Andino, hipotecando assim o seu sonho olímpico.

26.07.2021
Tiro: ouro para estreante Amber English no skeet
Reuters

Na estreia em Jogos Olímpicos, a norte-americana Amber English conquista o ouro na prova feminina de skeet, ao bater na final a italiana Diana Bacosi. O bronze foi para a chinesa Wei Meng.

26.07.2021
Ténis de mesa: Marcos Freitas em ação

Já começou o jogo de Marcos Freitas na terceira ronda do ténis de mesa. O português venceu o primeiro parcial, mas cedeu no segundo. Tudo empatado!

26.07.2021
Insólito: Judoca sudanês não aparece no tatami para defrontar israelita

O sudanês Mohamed Abdalrassol tornou-se no segundo judoca que desiste dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 por ter de defrontar um oponente israelita. E curiosamente o adversário é o mesmo da situação anterior: Tohar Butbul. Neste caso, o atleta do Sudão ainda fez as pesagens prévias aos combates, mas acabou por não aparecer no tatami para a luta da categoria de -73 kg.

A Fundação Internacional de Judo e as autoridades olímpicas sudanesas ainda não anunciaram a razão pela qual Abdalrassol não competiu, mas a sua ausência gerou surpresa. Com a ausência do adversário, Butbul avançou diretamente para a segunda ronda, ainda conseguiu o apuramento para os 'quartos', onde eventualmente seria batido pelo sul-coreano Changrim An.

26.07.2021
Vela: Carolina João já completou 3.ª regata de Laser Radial

Carolina João foi 28.ª na terceira regata de Laser Radial. A portuguesa é agora 35.ª na classificação geral.

26.07.2021
Ténis de mesa: Marcos Freitas quase a começar
Eurosport

Está quase a começar o jogo de Marcos Freitas na 3.ª ronda do torneio de ténis de mesa. O português vai enfrentar o austríaco Daniel Habesohn.

26.07.2021
Basquetebol: Eslovénia 'arrasa' Argentina com Luka Doncic demolidor
Reuters

A Eslovénia derrotou a Argentina por 118-110, num incrível jogo de basquetebol do Grupo C no qual a grande figura foi um intratável Luka Doncic. Grande estrela dos eslovenos, o jogador dos Dallas Mavericks chegou ao descanso com 31 pontos, aos quais acrescentou mais 17 no segundo tempo, para acabar com 48, a 7 de igualar o recorde histórico de maior pontuação num só jogo, detido por Oscar Schmidt.

26.07.2021
Ciclismo: Mathieu Van der Poel sofre queda e diz adeus ao ouro no XCO
Eurosport

Grande candidato ao ouro no XCO, o belga Mathieu Van der Poel sofreu uma violenta queda na primeira volta ao exigente traçado de Tóquio e está fora da luta pelo título. Golpe de teatro... VdP ainda se levantou e seguiu em prova, mas muito dificilmente conseguirá recuperar.

26.07.2021
Portugueses em ação

Entretanto já começou a terceira regata de Laser Radial, com Carolina João em ação. Já a partida de Marcos Freitas, na 3.ª ronda do ténis de mesa, está algo atrasada.

26.07.2021
O 'tweet' de Tony Hawk que está a fazer furor

Há coisas incríveis... Em 2015, no Twitter, o lendário Tony Hawk partilhou um vídeo da brasileira Rayssa Leal, na altura com 8 anos, a fazer um heelflip vestida de fada. Na altura, Hawk descreveu o vídeo como "fantástico". Cinco anos depois, o norte-americano vê, in loco, a brasileira sagrar-se vicecampeã olímpica de skate...

26.07.2021
Tufão não vai afetar mais provas: remo e tiro com arco são as únicas afetadas

O remo e o tiro com arco vão ser as únicas modalidades cuja agenda nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020 vai ser alterada devido à chegada de um tufão à capital japonesa na terça-feira, anunciou a organização.

26.07.2021
Um olhar às modalidades coletivas
Reuters

Aproveitamos esta passagem pelo basquetebol para olhar para as outras modalidades coletivas.

No torneio masculino de andebol, em jogos do Grupo A, a França derrotou o Brasil (34-29) e a Alemanha bateu a Argentina (33-25). A esta hora jogam Egito e Dinamarca, uma partida do Grupo de Portugal que por agora está equilibrada (11-11 aos 20'). A Seleção Nacional, lembre-se, entra em campo pelas 11.30, diante do Bahrain.

No hóquei em campo masculino, a Bélgica derrotou a Alemanha por 3-1 e a Grã-Bretanha superou o Canadá por 3-1, ao passo que Holanda e Austrália despacharam Irlanda e China com goleadas - 4-0 e 6-0, respetivamente.

No râguebi de sevens, na Poule A houve vitória de Nova Zelândia e Argentina sobre Coreia do Sul e Austrália, respetivamente. No B venceram Fiji e Grã-Bretanha, diante de Japão e Canadá; ao passo que no C os triunfos foram para África do Sul e Estados Unidos, ante Irlanda e Quénia.

Por fim o voleibol: o Irão derrotou a Venezuela por 3-0 e o ROC superou os Estados Unidos por 3-1.

26.07.2021
Basquetebol: Doncic a 'destruir' a Argentina
Reuters

No primeiro jogo do torneio de basquetebol masculino do dia, a Espanha derrotou a Coreia do Sul por 73-69.

Mas aquilo que está a dar que falar é mesmo a partida da Eslovénia diante da Argentina - ao intervalo está 62-42 -, em especial pela monstruosa atuação do inevitável Luka Doncic, que tem... 31 pontos em meio jogo! Se não for poupado no segundo tempo, o esloveno arrisca-se a bater o recorde de Oscar Schmidt, que em 1988 marcou 51 pontos num jogo à Espanha!

26.07.2021
Fu Yu admite que "será complicado" derrotar número 2 mundial: «É boa em tudo. Mas vou tentar...»
Reuters

A mesatenista portuguesa Fu Yu admitiu ter sentido "inesperadas facilidades" para passar à terceira ronda do torneio de singulares dos Jogos Olímpicos, na qual "será complicado" vencer a segunda jogadora do mundo, a jovem japonesa Mima Ito, de 20 anos, e que aos 15 foi medalha de bronze no Rio'2016, na prova de equipas.

"Ela é boa. Pequena e rápida. Com um bom serviço. Na verdade, é boa em tudo. Mas vou tentar...", disse à Lusa, assumindo que um surpreendente triunfo a deixaria "sem palavras".

26.07.2021
Skate: adolescentes dominam prova feminina de Street
Eurosport

Modalidade que conta com algumas das mais jovens atletas dos Jogos Olímpicos, o skate feminino de Street teve um pódio repleto de... adolescentes. A vitória foi para a japonesa Nishiya Momiji, de 13 anos, a mesma idade da segunda, a Rayssa Leal. A mais velha neste pódio foi a terceira colocada, Funa Nakayama, com 16.

26.07.2021
Natação volta mais logo

A natação portuguesa volta a entrar em ação mais longo. Diana Durães (pista 2) e Tamila Holub (pista 7) nadam na 3.ª série das eliminatórias dos 1.500 livres, às 12h26. Diana tem o recorde nacional de 16.15,12 minutos, enquanto Tamila tem o recorde pessoal de 16.15,50.

26.07.2021
Telma Monteiro em lágrimas no adeus a Tóquio: «Sei que os portugueses não me exigem mais»

Foi uma Telma Monteiro visivelmente emocionada que reagiu à RTP ao afastamento no torneio de -57kg de Tóquio'2020. Assumindo-se "triste", a judoca portuguesa assegurou que deu tudo o que tinha no combate com a polaca Julia Kowalczyk e revelou-se ainda grata por todo o apoio que foi recebendo.

26.07.2021
O que falta aos portugueses no dia de hoje

Cumprida a sessão da manhã, a participação portuguesa volta dentro de hora e meia. A saber:

6.35 - Vela (Carolina João, 3.ª regata Laser Radial)
7.30 - Ténis de mesa (Marcos Freitas, 3.ª ronda
7.35 - Vela (Carolina João, 4.ª regata Laser Radial)
11.30 - Andebol (vs. Bahrain)
12.26 - Natação (Diana Durães, 1500m livres)
12.26 - Natação (Tamila Holub, 1500m livres)

26.07.2021
O momento romântico do dia...

Após eliminação na prova de esgrima, a argentina Bélen Pérez Maurice foi surpreendida com um pedido de casamento do seu namorado (e treinador) em direto. Lucas Saucedo apareceu atrás da atleta argentina com um cartaz onde se podia ler: "Queres casar comigo? Por favor" em que a resposta foi um "sim" bastante emotivo.

A carregar o vídeo ...
Argentina foi eliminada na esgrima e acabou o dia... com pedido de casamento
26.07.2021
Tiago Apolónia: «Eu até joguei bem, mas ele esteve melhor»
Reuters

O mesatenista Tiago Apolónia considerou que foram os "detalhes em momentos decisivos" a decidir a sua eliminação dos Jogos Olímpicos ante o indiano Kamal Achanta, ao qual reconheceu "superioridade" no 4-2 em Tóquio'2020.
 
"Ele é uma lenda do desporto indiano, mas isso conta pouco. Pensava que iria ser 50/50 e a partida foi bastante equilibrada, no entanto ele decidiu nos pormenores. Hoje, conseguiu ser um pouco mais forte", disse o atleta luso, que caiu à segunda ronda.

26.07.2021
Teresa Bonvalot diz adeus: «Já foi um orgulho gigante estar aqui»
Reuters

A surfista portuguesa Teresa Bonvalot, eliminada na terceira ronda de Tóquio'2020, admitiu à Lusa que não gosta "de perder nem a feijões", mas já aponta a Paris'2024 e promete voltar "muito mais forte".

"Fiz a primeira onda surfada pelas mulheres, mais uma mini história para contar que vai ficar nos livros. Já foi um orgulho gigante estar aqui, claro que queria avançar mais e continuar a levar a bandeira de Portugal mais longe, levar uma medalha para casa, mas estou super motivada para o que aí vem e já a pensar em Paris'2024", admitiu.

26.07.2021
Yolanda Sequeira garantiu 'quartos' e vai em busca de mais: «Aqui não há limites, não é?»
Reuters

A surfista portuguesa Yolanda Sequeira, apurada para os quartos de final da prova de de surf de Tóquio'2020, disse esta madrugada à Lusa que aproveitou as boas condições do mar para avançar e que agora "não há limites".

26.07.2021
Ténis: Osaka arrasa mas não é a única

Início de jornada arrasador para as principais favoritas ao título feminino, que avançaram todas para os oitavos-de-final.

Naomi Osaka voltou a jogar a excelente nível para derrotar a suíça Viktorija Golubic, que no início deste mês chegou aos quartos-de-final de Wimbledon, por 6-3 e 6-2, em apenas 66 minutos.

Quem também já está nos oitavos-de-final são outras cinco cabeças-de-série, que incluem a ex-número um mundial e múltipla campeã e Grand Slams Garbiñe Muguruza (derrotou Qiang Wang por 6-3 e 6-0) e a atual vencedora de Roland Garros, Barbora Krejcikova (despachou Leylah Fernandez, por 6-2 e 6-4). Anastasia Pavlyuchenkova, Maria Sakkari e Elena Rybakina também venceram em dois sets.

26.07.2021
Ténis de mesa: Fu Yu arrasa rumo à 3.ª ronda
Eurosport

Fu Yu confirmou o favoritismo e despachou a indiana Sutirtha Mukherjee em quatro parciais. A portuguesa, 32.ª cabeça de série, triunfou por 11-3, 11-3, 11-5 e 11-5. Segue-se a japonesa Mima Ito, a 3.ª cabeça de série.

26.07.2021
Natação: Estados Unidos vencem ouro nos 4x100 metros livres
Reuters

Na emocionante final dos 4x100 metros livres, a medalha de ouro foi para os Estados Unidos, com 3.08,97 minutos, na prova que assinalou a estreia da estrela Caeleb Dressel em Tóquio: o craque abriu a estafeta e foi o mais rápido do primeiro percurso. A medalha de prata ficou para a Itália (3.10,11) e o bronze para a Austrália (3.10,22)

26.07.2021
Ténis de mesa: Fu Yu em ritmo cruzeiro

Favorita, a portuguesa está já a ganhar por 3-0 em parciais diante da indiana Sutirtha Mukherjee. A diferença de nível é enorme entre as duas tenistas.

26.07.2021
Judo: Telma Monteiro está fora dos Jogos Olímpicos!

Telma Monteiro está fora dos Jogos Olímpicos! A portuguesa foi eliminada pela polaca Julia Kowalczyk, num longuíssimo combate resolvido no 'golden score' por terceiro castigo devido a falso ataque.

26.07.2021
Ténis de Mesa: Fu Yu já está em ação

A portuguesa, 32.ª cabeça de série, defronta a indiana Sutirtha Mukherjee.

26.07.2021
Judo: Telma Monteiro já está em ação na 2.ª ronda

A portuguesa combate agora com a polaca Julia Kowalczyk na 2.ª ronda das -57kg.

26.07.2021
Natação: recorde olímpico para Regan Smith
Reuters

As meias-finais dos 100 metros costas femininos ficaram marcadas pela obtenção de um novo recorde olímpico por parte de Regan Smith, norte-americana de 19 anos que fez 57,86 segundos na primeira meia-final, aproximando-se do recorde mundial de Kaylee McKeown (57.45), australiana que fez o terceiro melhor tempo rumo à final.

26.07.2021
É isto que acontece quando vês o teu atleta sagrar-se campeão olímpico...

A reação de Dean Boxall, depois da sua atleta Ariarne Titmus ter conquistado o ouro nos 400 metros está a tornar-se viral. Não admira...

26.07.2021
Skate: miúda de 13 anos está na final

Entretanto, a brasileira Rayssa Leal, de 13 anos (nasceu em... 2008!), apurou-se para a final da competição feminina de street skate, com a sexta melhor marca da qualificação.

26.07.2021
Surf: Fechado o elenco dos quartos-de-final femininos

Está fechado o elenco dos quartos-de-final de surf femininos, que se disputam na próxima madrugada em Tóquio e prometem duelos emocionantes:

Yolanda Hopkins Sequeira (POR) vs. Bianca Buitendag (A. SUL) -- 1h24

Carolina Marks (EUA) vs. Brisa Hennesy (CRC) -- 2h00

Carisa Moore (EUA) vs. Silvana Lima (BRA) -- 2h36

Sally Fitsgibbons (AUS) vs. Amuro Tsuzuki (JPN) -- 3h12

26.07.2021
Ténis de mesa: Fu Yu quase a entrar

A participação portuguesa no ténis de mesa, agora reduzida a dois elementos, segue dentro de momentos, com Fu Yu a defrontar a indiana Sutirtha Mukherjee na segunda ronda.

26.07.2021
Natação: Ariarne Titmus bate Ledecky rumo ao ouro nos 400m livres
Reuters

Numa das finais mais aguardadas do dia, a australiana Ariarne Titmus bateu a campeã norte-americana Katie Ledecky na final dos 400 metros livres. Naquela que foi uma das melhores provas dos Jogos Olímpicos até ao momento, Titmus venceu com 3.56,69 minutos, enquanto Ledecky fez 3.57,36. O bronze ficou para a chinesa Li Bingjie, com 4.01,08.

26.07.2021
Andebol: França supera Brasil
Reuters

A França derrotou por 34-29 o Brasil, na segunda jornada do Grupo A do torneio de andebol masculino de Tóquio'2020, e somou o segundo triunfo na competição, impondo à seleção sul-americana a segunda derrota.

26.07.2021
Natação: Peaty vence mas sem recorde mundial
Reuters

O craque britânico Adam Peaty não desilude na final dos 100 metros bruços e revalida o título olímpico, com 57,37 segundos, ficando à frente do holandês Arno Kamminga e do italiano Nicolò Martinenghi. Peaty mantém a sua hegemonia mas fica ainda longe do seu recorde mundial (56,88).

26.07.2021
Judo: Telma Monteiro avança nas -57kg

Telma Monteiro está na segunda ronda das -57kg. A portuguesa derrotou a costa-marfinense Zouleiha Abzetta Dabonne por ippon ao cabo de pouco menos de dois minutos.

26.07.2021
Natação: 'meias' dos 100m bruços equilibradas
Reuters

As meias-finais dos 100 metros bruços femininos foram bem equilibradas. A sul-africana Tatjana Schoenmaker, que bateu o recorde olímpico nas eliminatórias, voltou a ser a mais rápida, agora com 1.05,07 minutos, batendo novamente a norte-americana Lilly King, recordista mundial e campeã olímpica, que fez 1.05,40.

26.07.2021
Telma Monteiro quase a começar

Dentro de poucos minutos arranca a ação no judo, com Telma Monteiro como única representante portuguesa no programa. A judoca nacional terá pela frente na 1.ª ronda dos -57kg a costa-marfinense Zouleiha Abzetta Dabonne.

26.07.2021
Ténis de mesa: Tiago Apolónia deu luta mas fica pelo caminho
Reuters

Tiago Apolónia está fora do torneio de ténis de mesa. O português ainda deu luta ao indiano Sharath Kamal Achanta, 20.º cabeça de série, mas acabou derrotado em seis sets, com parciais de 2-11, 11-8, 11-5, 9-11, 11-6 e 11-9.

26.07.2021
Natação: surpresa na primeira final
Eurosport

Na primeira final do dia na natação, eis a primeira grande surpresa! Contra todas as expetativas, a canadiana Margaret MacNeil (campeã mundial em 2019) venceu o ouro dos 100 metros mariposa femininos, com 55,59 segundos, à frente da chinesa Yufei Zhang e da australiana Emma McKeon. A sueca Sarah Sjöstrom, recordista mundial e detentora do título olímpico, ficou apenas em sétimo.

26.07.2021
Ténis de mesa: Tiago Apolónia dá luta ao 20.º cabeça de série

Tudo empatado a dois entre Tiago Apolónia e Sharath Kamal Achanta. O português venceu o primero parcial por 11-2, perdeu por 11-8 e 11-5 nos dois seguintes e conseguiu agora responder com 11-9. Diante do 20.º cabeça de série, o mesatenista luso está a bater-se bem!

26.07.2021
Surf: Teresa Bonvalot afastada nos 'oitavos'
Reuters

Com um mar muito complicado, Teresa Bonvalot não conseguiu o apuramento para os 'quartos', ao perder diante da brasileira Silvana Lima. A representação lusa na modalidade fica agora entregue a Yolanda Sequeira, que na próxima madrugada discutirá um lugar nas 'meias'.

26.07.2021
Ténis de mesa: Tiago Apolónia começa bem
Eurosport

Diante do 20.º cabeça de série, Tiago Apolónia venceu o primeiro parcial por 11-2. Na resposta, o indiano Sharath Kamal Achanta responde e empata (11-8). Tudo empatado ao cabo de dois parciais.

26.07.2021
Ténis de mesa: Tiago Apolónia em ação

Tiago Apolónia volta à ação na 2.ª ronda do torneio de ténis de mesa, para enfrentar o indiano Sharath Kamal Achanta. O encontro está quase a começar.

26.07.2021
Surf: agora é a vez de Teresa Bonvalot

Depois de Yolanda Sequeira, Teresa Bonvalot procura também o apuramento para os 'quartos'. A oponente da portuguesa é Silvana Lima. Tudo para seguir aqui.

26.07.2021
João Pereira lamenta falta de apoios: «O que nos vai salvando são os clubes»
Reuters

João Pereira terminou em 27º lugar na prova de triatlo nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020. O atleta considerou que foi "uma prova bastante dura" embora tenha sido "bastante agradável trabalhar tanto e tão bem e conseguir estar sempre a sonhar com uma medalha" mesmo com os percalços da pandemia e da grave lesão que sofreu.

O triatleta português deixou ainda no ar uma crítica à falta de apoios. "A minha vida não acaba aqui, como é claro, mas depois de um quinto lugar posso dizer que tive um grande 'down' psicológico. Sabia que estava perto das medalhas mas que naquela prova não ia dar. Estar há quatro anos [neste caso, cinco] a sonhar com uma medalha era como se na altura que estive perto e desperdicei e agora que queria não consegui. A vida é mesmo assim, aprendemos grandes lições. Todos os atletas que foram competindo acho que estão de parabéns, damos todos o nosso melhor. Temos uma vida bastante instável e o que nos vai salvando são os clubes, porque se não a vida no alto rendimento é muito complicada. Podemos dizer que somos sonhadores. Muitas horas de trabalho para estarmos o melhor possível. O mais importante é que se todos os atletas mais velhos fizeram como eu, o desporto daqui a 10 anos estará muito melhor. Quando conseguirmos desenvolver o desporto para os mais novos, estamos a desenvolver para nós mesmos".

26.07.2021
Natação quase a começar

Dentro de uns 50 minutos teremos ação na piscina, com quatro finais no programa desta manhã.

A primeira final é dos 100 metros mariposa femininos, onde a recordista mundial, a sueca Sarah Sjöström quer voltar a conquistar o ouro, mas terá forte concorrência da chinesa Yufei Zhang

Destaque para as meias finais dos 100 bruços femininos, com a russa Efimova, as norte-americanas Lilly King e Lydia Jacoby, a sueca Sophie Hansson e a sul-africana Tatjana Schoenmaker a prometem dar espectáculo, depois da chuva de recordes olimpicos nas eliminatórias

Segue-se depois a muito aguardada final dos 100 metros bruços masculinos, com a estrela Adam Peaty ao ataque do seu recorde do Mundo.

E o programa de finais termina com a sempre emocionante final da estafeta dos 4x100 metros livres masculinos, onde a estrela norte-americana Caeleb Dressel prepara-se para lutar pelo seu primeiro (de muitos?) ouro em Tóquio.

26.07.2021

Neste momento temos ação no andebol, com um Brasil-França masculino, na esgrima, no hóquei em campo, com um Alemanha-Bélgica no masculino, no tiro, no skate e ainda no surf. Nesta última modalidade, refira-se, falta pouco mais de meia hora para a entrada em cena de Teresa Bonvalot.

26.07.2021
Uma das imagens da manhã em Tóquio

Se dúvidas existiam quanto à exigência de uma prova de triatlo, veja-se a forma como o norueguês Kristian Blummenfelt terminou este domingo em Tóquio. Vencedor com um ataque decidido na fase final da corrida, o atleta nórdico cruzou a meta, celebrou e segundos depois... vomitou. Prontamente auxiliado pelo neozelandês Hayden Wilde, o terceiro colocado, Blummenfelt foi retirado em ombro da zona da meta e em seguida foi transportado em cadeira de rodas. Minutos depois, já recuperado, subiu ao pódio para receber a medalha mais desejada.

Exigência máxima: norueguês vomita segundos depois de se sagrar campeão olímpico no triatlo
26.07.2021
As finais do dia

Entretanto, entregue a primeira medalha, vamos a contas quanto às finais que teremos esta madrugada/manhã.

Natação:
2.30: 100m mariposa femininos
3.12: 100m bruços masculinos
3.20: 400m livres femininos
4.05: 4x100 livres masculinos

Skate:
4.25: Street feminino

Tiro
7.50: Skeet feminino

Ciclismo
7.00: BTT masculino

Saltos para a água
7.00: saltos sincronizados plataforma a 10 metros masculinos

Canoagem slalom
7.45: canoa masculino

Tiro com arco
8.40: Equipas masculinas

Judo
9.00: -57 kg femininos
9.00: -73 kg masculinos

Ginástica artística
11.00: Equipas masculinas

Halterofilismo
11.50: -55kg femininos

Esgrima
12.45: Sabre feminino
13.10: Florete masculino

Ténis de mesa
13.00: Duplas mistas

Taekwondo
13.30: -67kg femininos
13.45: -80kg masculinos

26.07.2021
Triatlo: João Silva assume que esperava mais
Reuters

Melhor português em prova, no 23.º posto, João Silva assumiu à RTP que esperava mais.

"Fiz o melhor que consegui hoje, não há nada a acrescentar. Mas realmente foi uma prova bastante dura principalmente no segmento da bicicleta, foi realmente muito, muito dura. Acabei por fazer o melhor da situação mas obviamente não era bem este o resultado final que estava à espera e que me preparei mas obviamente que fiz o máximo que consegui, portanto, sem arrependimentos"

26.07.2021
Triatlo: Portugueses no top-30 num dia de glória para Kristian Blummenfelt

O portugueses João Silva e João Pereira acabaram no top-30 a prova de triatlo, no 23.º e 27.º postos, respetivamente. O campeão olímpico é Kristian Blummenfelt, à frente de Alex Yee e Hayden Wilde.
 

26.07.2021
Fez-se (mais) história no surf
Reuters

Yolanda Sequeira acaba de se qualificar para os quartos-de-final da prova feminina de surf. Dentro de duas horas será a vez de Teresa Bonvalot tentar também ela a passagem.

26.07.2021
O programa dos portugueses para este terceiro dia

Com o triatlo e o surf já na fase final, hora de olhar ao calendário e ver o que temos de portugueses esta madrugada. A saber:

2.00 - Surf (Teresa Bonvalot, oitavos de final)
2.00 - Ténis de mesa (Tiago Apolónia, 2.ª ronda)
3.05 - Judo (Telma Monteiro, 1.ª ronda -52kg)
4.00 - Ténis de mesa (Fu Yu, 2.ª ronda)
6.35 - Vela (Carolina João, 3.ª regata Laser Radial)
7.30 - Ténis de mesa (Marcos Freitas, 3.ª ronda
7.35 - Vela (Carolina João, 4.ª regata Laser Radial)
11.30 - Andebol (vs. Bahrain)
12.26 - Natação (Diana Durães, 1500m livres)
12.26 - Natação (Tamila Holub, 1500m livres)

25.07.2021
Surf já arrancou

Entretanto já arrancaram os 'oitavos' no surf e com uma surpresa. A australiana Stephanie Gilmore fica pelo caminho, ao ser derrotada pela sul-africana Bianca Buitendag. Segue-se Yolanda Sequeira, dentro de quatro minutos!

25.07.2021
O menu do dia

A ação já começou em Tóquio e hoje o dia promete ser intenso, com muitas medalhas para entregar. São 14 as modalidades que terão finais ao longo das próximas horas.

25.07.2021
Triatlo já em ação

Arrancou há cerca de 20 minutos a prova de triatlo, com os portugueses em evidência para já. Siga tudo aqui.

25.07.2021
Arranca mais uma jornada

Boa noite! Estamos de volta para a terceira jornada de ação nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, hoje bem mais cedo por conta da entrada em cena do triatlo e também dos início das rondas a eliminar do surf. Tudo para seguira a par e passo com o seu Record. Fique por aí!

Por Record
1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Tóquio 2020

Notícias