Assim foi o 6.º dia em Tóquio'2020: Jorge Fonseca conquista bronze e coloca Portugal no medalheiro

Recorde tudo o que se passou na sexta jornada de Jogos Olímpicos

Ao Minuto

29.07.2021
Voltamos mais logo e contamos consigo!
Reuters

E ao 6.º dia o nome de Portugal entrou no medalheiro dos Jogos Olímpicos de Tóquio! Jorge Fonseca conquistou o bronze na categoria de -100 kg, no judo, e garantiu a primeira medalha portuguesa nesta edição. Um bronze que, como o próprio admitiu, sabe a pouco, pois o seu objetivo era o ouro, mas o judoca português não baixa os braços e já aponta a Paris'2024.

Ainda no judo, Patrícia Sampaio (-78 kg) cedeu na segunda ronda.

Na vela, Jorge Lima e José Costa foram desqualificados na 6.ª regata de 49er, depois de terem sido 7.ºs na anterior; Carolina João (Laser Radial) foi 26.ª e 31.ª nas duas regatas do dia; Diogo Costa e Pedro Costa (470) terminaram em 15.º e 14.º as provas hoje realizadas.

Na natação, Tamila Holub encerrou a participação portuguesa na piscina, pois não conseguiu ultrapassar as eliminatórias dos 800 metros livres, ao passo que no tiro (fosso olímpico) João Paulo Azevedo acabou a sua prova na 20.ª posição.

Consulte aqui todos os resultados dos portugueses, bem como o programa dos nossos atletas para amanhã.

E o medalheiro já tem o nome de Portugal! Veja como está o quadro de medalhas após este sexto dia de competições. 

Se quiser saber mais sobre esta edição dos Jogos Olímpicos, não deixe de consultar o nosso especial!

29.07.2021
Ferro Rodrigues saúda Jorge Fonseca e fala em "exemplo de perseverança"
DR

O presidente da Assembleia da República felicitou esta quinta-feira o judoca Jorge Fonseca pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, sublinhando o "exemplo de perseverança" do atleta, "merecedor do agradecimento de Portugal e dos portugueses".

29.07.2021
Chen Meng garante ouro no ténis de mesa feminino
Reuters

A chinesa Chen Meng ganhou a medalha de ouro em ténis de mesa feminino, após bnater na final a compatriota Sun Yingsha, por 4-2.

29.07.2021
Sunisa Lee vence all-around da ginástica artística
Reuters

A norte-americana Sunisa Lee venceu a final all-around da ginástica artística. A brasileira Rebeca Andrade conquistou a prata e a russa Angelina Melnikova completou o pódio.

29.07.2021
Presidente da República telefonou a Jorge Fonseca para lhe agradecer medalha
DR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta quinta-feira pelo telefone o judoca Jorge Fonseca, a quem agradeceu a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, a primeira para Portugal nestas olimpíadas. Leia mais aqui.

29.07.2021
Ito Mima ganha bronze em singulares femininos de ténis de mesa

A japonesa Ito Mima ganhou a sua segunda medalha nesta edição dos Jogos Olímpicos. Agora foi o bronze, no torneio de singulares femininos de ténis de mesa.

29.07.2021
Equipa russa conquista ouro no florete feminino
Reuters

A equipa de atletas russos que competem sob a bandeira do Comité Olímpico Internacional ganhou a final por equipas de florete feminino, ao derrotar a França na final, por 45-34.

29.07.2021
João Paulo Rebelo felicita Jorge Fonseca pelo bronze e incentiva comitiva portuguesa
Nuno Fonseca

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto felicitou esta quinta-feira o judoca Jorge Fonseca pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020 e deixou uma "palavra de incentivo" aos atletas lusos que estão no Japão.

29.07.2021
Nuno Delgado e o bronze de Jorge Fonseca: «É um momento histórico»
DR

O antigo judoca Nuno Delgado, medalhado nos Jogos Sydney2000, considerou esta quinta-feira "um momento histórico para o judo e para o desporto português" o bronze conquistado por Jorge Fonseca na categoria de -100 kg nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020. Saiba mais aqui.

29.07.2021
Jorge Lima desapontado com desclassificação na última regata do dia
Reuters

O velejador Jorge Lima assumiu esta quinta-feira o desalento com a desclassificação na última regata do dia, na prova de 49er dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, realçando a satisfação com a navegação conseguida. Leia mais aqui.

29.07.2021
Presidente da federação de judo diz que Fonseca conquistou bronze com "naturalidade"
Fernando Ferreira

O presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) afirmou esta quinta-feira que Jorge Fonseca venceu com "naturalidade" a combate pela medalha de bronze na categoria de -100 kg nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, mostrando-se "muito contente" com a conquista. Saiba mais aqui.

29.07.2021
António Costa felicita Jorge Fonseca

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou esta quinta-feira o judoca Jorge Fonseca pela conquista de uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, a primeira para Portugal nestas olimpíadas.

29.07.2021
Marcos Freitas: «Alemanha vai estar mais cansada do que nós»
EPA

O sucesso dos mesatenistas da Alemanha na prova individual em Tóquio'2020 pode ajudar Portugal no "difícil" embate de equipas dos oitavos-de-final dos Jogos Olímpicos, considerou esta quinta-feira Marcos Freitas, em conferência de impresa. Leia mais aqui.

29.07.2021
As melhores imagens de Jorge Fonseca em Tóquio'2020
Um dia inesquecível para Jorge Fonseca: veja as imagens
29.07.2021
Itália de bronze no florete feminino

29.07.2021
Final chinesa no ténis de mesa

O chinês Ma Long apurou-se para a final do torneio de singulares de ténis de mesa ao derrotar o alemão Dimitrij Ovtcharov, por 4-3. Amanhã o antigo líder do ranking mundial vai defrontar o atual n.º 1 do Mundo, o compatriota Fan Zhendong, que deixou pelo caminho Yun Ju Lin (Taiwan), também por 4-3. 

29.07.2021
Pedro Soares: «Temos pena de não dar ao país uma medalha mais dourada»
Reuters

Pedro Soares, o treinador de Jorge Fonseca, depois da conquista da medalha de bronze, em declarações à RTP: "Não é fácil. Torna-se fácil quando se tem um atleta com este talento e com este virtuosismo. Foi preciso moldar o Jorge a esta categoria de peso, ele começou tarde, com 14 anos, mas vai conquistando com o passar dos anos mais consistência. Esperamos dar continuidade a estes resultados brilhantes, o Jorge é um dos melhores desportistas de Portugal e do Mundo."

"Esta medalha é dele, é verdade que temos uma ligação muito forte, não só dentro como fora do tapete, e isso torna o nosso trabalho mais fácil. Ao fim destes anos todos a nossa relação não apresenta nenhum desgaste, seguimos juntos até Paris. Temos pena de não dar ao país uma medalha mais dourada, mas o nível é muito forte. Estivemos bem, não estamos completamente realizados, mas estamos felizes."

"É um desporto ingrato, mas o Jorge apresenta-se num nível de forma espectacular. A derrota da meia-final deixa-nos alguma frustração porque ele tinha capacidade para fazer mais. Não ficámos contentes com essa derrora, mas vamos aproveitar esse combustível para Paris."

29.07.2021
Jorge Fonseca: «As lágrimas? Foi por ver o ouro passar à minha frente...»
Reuters

Jorge Fonseca, em declarações à RTP depois de receber a medalha: "Quero que as pessoas acreditem e que lutem pelos seus objetivos. Nada é fácil, temos de trabalhar. O objetivo é incentivar as crianças e as pessoas que passaram pelo mesmo problema que eu [cancro]. Quero que todos façam o mesmo e que lutem."

"As lágrimas? Foi por ver o ouro passar à minha frente e não poder pegar-lhe. Acabei por perder, queria tanto aquela medalha... Mas tenho esta, estou feliz, agora é trabalhar para mais."

"É um momento histórico na minha carreira, aconteceu na terra do judo e no tapete onde fui campeão do Mundo. Queria o ouro, as coisas não correram bem, agora é trabalhar para mais."

"Dedico esta medalha a todos os portugueses".

29.07.2021
COP dá os parabéns a Jorge Fonseca

29.07.2021
Encontro de Portugal em ténis de mesa foi antecipado

A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa informa esta quinta-feira que o encontro entre Portugal e a Alemanha, dos oitavos-de-final da prova de equipas dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, inicialmente marcado para dia 2, foi antecipado para dia 1 de agosto (domingo), às 19h30 locais (11h30 em Portugal continental).

A Seleção Nacional, vice-campeã da Europa e 9.ª cabeça de série no evento, vai defrontar a equipa campeã europeia, vice-campeã mundial, medalha de bronze nos Jogos do Rio 2016 e 2.ª cabeça de série, atrás da China.

29.07.2021
O pódio dos -100 kg com Jorge Fonseca de bronze
Eurosport
29.07.2021
Jorge Fonseca recebe a medalha
Eurosport

Jorge Fonseca recebe o bronze na cerimónia protocolar. O judoca está muito feliz, beija a medalha e acena para os portugueses que estão na bancada. Depois, não consegue evitar as lágrimas...

29.07.2021
Djokovic avança para as meias-finais em ténis
Reuters

O tenista sérvio Novak Djokovic, número 1 do ranking mundial, apurou-se para as meias-finais depois de eliminar o japonês Kei Nishikori, com os parciais de 6-2 e 6-0. 'Djoko' está também a competir em pares mistos, ao lado de Nina Stojanovic, com quem já garantiu a presença nos quartos-de-final.

29.07.2021
Natação: Tamila Holub oitava na série dos 800m livres

Tamila Holub encerrou a participação portuguesa na natação pura em Tóquio, ao nadar as eliminatórias dos 800 metros livres, tendo feito 8.40,04, oitavo posto na segunda série. O recorde pessoal de Tamila é 8.32,30. Acabou por ser 25.ª no conjunto das eliminatórias, a 24,37 segundos da mais rápida. Fica de fora da final.

29.07.2021
Mourinho vibrou com conquista de Jorge Fonseca
29.07.2021
Judo: Aaron Wolf conquista o ouro nos -100kg
Reuters

E para variar... mais um ouro para o Japão. Agora foi Aaron Wolf, a conquistar o lugar mais desejado nos -100kg, graças a uma vitória sobre o sul-coreano Guham Cho, o 'carrasco' de Jorge Fonseca, por ippon ao cabo de quase dez minutos.

29.07.2021
Jorge Fonseca questiona Adidas e Puma: «Que estatuto preciso mais para ser patrocinado por eles?»
Reuters

Eufórico pela conquista da medalha de bronze olímpica dos -100kg em Tóquio'2020, Jorge Fonseca agradeceu aos portugueses que o apoiaram, dedicou o feito à sua mãe e ainda apontou o dedo a duas marcas desportivas, que rejeitaram apoiá-lo na sua caminhada.
 
"Quero agradecer aos portugueses que me apoiaram, que enviaram mensagens, a quem esteve acordado. Dedico à minha mãe. Estou feliz, apesar de não me deixarem entrar para a polícia, luto pela medalha olímpica. É também dedicada para a Adidas e a Puma, porque me disseram que não tinha capacidade para ser um atleta deles. Dedico para os representantes deles. Sou bicampeão do Mundo, que estatuto preciso para ser patrocinado por eles?", questionou o judoca nacional, em declarações à RTP. 

29.07.2021
Jorge Fonseca: «Quero ser o melhor de todos os tempos no desporto nacional»
REUTERS

Apesar de assumir que queria mais, que tinha trabalhado para mais, Jorge Fonseca não escondeu a alegria pelo bronze conseguido em Tóquio. À RTP, bastante ofegante, o judoca português apontou já a Paris e aí não há outro objetivo: o ouro!
 
"É saboroso, mas queria mais. Trabalhei para o ouro, trabalhei bastante, consegui o bronze. O treinador deu-me uma chapada, acordei... Queria o ouro. Agora é trabalhar para o próximo. Queria tanto ganhar esta medalha. Estava aflito, não sabia o que fazer. Estava desesperado! Treinei bastante, o objetivo é o ouro, temos mais três anos e agora é trabalhar para estar no ouro em Paris", começou por dizer. Leia o artigo completo AQUI

29.07.2021
Sporting congratula-se com a medalha de Jorge Fonseca

O Sporting, clube de Jorge Fonseca, congratulou-se nas redes sociais com a medalha de bronze conquistada pelo judoca português em Tóquio. 

29.07.2021
Judo: Jorge Fonseca conquista primeira medalha para Portugal
Eurosport

Aí está a primeira medalha para Portugal! Jorge Fonseca conseguiu o bronze nos -100kg, ao derrotar o canadiano Shady Elnahas. O português vence por waza-ari, numa luta na qual teve de gerir dois castigos que recebeu e que o colocaram entre a espada e a parede. Aí foi hora de meter a experiência a funcionar para segurar a terceira medalha olímpica do judo português.

29.07.2021
Judo: Jorge Fonseca luta pelo bronze
Eurosport

Aí está o português no tatami para defrontar o canadiano Shady Elnahas. É um combate pelo bronze, pode ser a primeira medalha do nosso país em Tóquio!

29.07.2021
Judo: ouro nas -78kg vai para Shori Hamada

Aí está mais um ouro para o Japão. Shori Hamada derrota a francesa Madeleine Malonga por ippon de forma clara.

29.07.2021
Judo: brasileira conquista segundo bronze das -78kg

E agora o outro bronze - o segundo das -78kg, vai para a brasileira Mayra Aguiar, com triunfo por ippon sobre a sul-coreana Hyunji Yoon. Segue-se agora a final, entre a francesa Madeleine Malonga e a japonesa Shori Hamada.

29.07.2021
Judo: 'carrasco' de Patrícia Sampaio fica com o bronze

A alemã Anna-Maria Wagner (lutadora que afastou Patrícia Sampaio) conquistou a primeira medalha de bronze de -78kg, ao bater a cubana Kaliema Antomarchi. O triunfo da germânica, campeã do Mundo em título, foi conseguido por Waza-ari ao cabo de 1.50 minutos.

29.07.2021
Canoagem: Jessica Fox é a primeira com medalhas em canoa e caiaque
Reuters

A australiana Jessica Fox sagrou-se campeã olímpica na prova feminina de slalom de canoagem, que se estreia no programa dos Jogos em Tóquio'2020, tornando-se a primeira mulher a conquistar medalhas nas variantes de canoa e caiaque.
 
Fox efetuou um percurso sem penalizações na primeira final olímpica da especialidade, terminando a prova com um total de 105,4 pontos, superando a britânica Mallory Franklin (108,68) e a alemã Andrea Herzog (111,13), que arrebataram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.

Com o triunfo obtido na capital japonesa, a atleta australiana, de 27 anos, tornou-se a primeira a conquistar medalhas nas duas variantes, uma vez que já tinha três em caiaque, uma de prata e duas de bronze (a última das quais em Tóquio2020, na terça-feira).

29.07.2021
Judo: finais do dia definidas

A final dos -100kg será entre o sul-coreano Guham Cho e o japonês Aaron Wolf. Quanto ao bronze, Jorge Fonseca lutará com Shady Elnahas, ao passo que Niiaz Iliasov defrontará Varlam Liparteliani.

Quanto às senhoras, nas -78 kg o ouro será discutido entre a francesa Madeleine Malonga e a japonesa Shori Hamada. O bronze será definido nos combates entre a cubana Kaliema Antomarchi e a alemã Anna-Maria Wagner (lutadora que afastou Patrícia Sampaio) e a brasileira Mayra Aguiar e a sul-coreana Hyunji Yoon.

29.07.2021
Ténis: Belinda Bencic na final em Tóquio
Reuters

Nuns Jogos sem Roger Federer ou Stan Wawrinka, a Suíça confirmou esta quinta-feira a sua primeira medalha no ténis, com Belinda Bencic a bater a cazaque Elena Rybakina por 7-6(2), 4-6 e 6-3 rumo à final feminina. E a jovem helvética ainda joga a 'meia' de pares mais logo, ao lado de Viktorija Golubic.

29.07.2021
Jorge Fonseca vai lutar pelo bronze: português perdeu nas 'meias'
Reuters

O judoca português Jorge Fonseca foi derrotado pelo sul-coreano Guham Cho nas meias-finais da categoria -100 kg. O português vai agora lutar pelo bronze perante o canadiano Shady Elnahas.

Num combate bastante tático, o lutador nacional, bicampeão do Mundo em título, parecia ter tudo sob controlo, até aos últimos segundos da luta, quando o sul-coreano conseguiu pontuar um Waza-ari. Pressionado pelo relógio (faltavam 18 segundos para o final), o judoca nacional tentou tudo, forçou dois castigos ao sul-coreano, mas não foi a tempo de impedir o adeus ao sonho do título olímpico.

Note-se que Jorge Fonseca combateu praticamente na totalidade da luta com um problema na mão, algo que bem cedo o incomodou.

29.07.2021
Judo: Jorge Fonseca é já a seguir!

Acaba o combate Karl-Richard Frey e Niyaz Ilyasov, com vitória do russo. Agora é a vez de Cho Guham com Jorge Fonseca.

29.07.2021
Nelson Evora: «Estou com o mesmo espírito de 2008»

Campeão olímpico de 2008, Nelson Evora chega a Tóquio como um dos mais experientes da comitiva portuguesa e é dessa experiência que irá puxar na hora de se lançar à caixa de areia no Estádio Olímpico da capital japonesa. Esta manhã, em conferência de imprensa, o atleta de 37 anos fez a antevisão da sua participação nestes Jogos Olímpicos e assegurou estar "super descontraído" e pronto para "conquistar os sonhos".

"O que posso prometer é dar o meu melhor. Estou com o mesmo espírito de 2008. Não dou importância a previsões, de este ou aquele está melhor. Aqui tudo começa do zero. Os que estão aqui partem todos da mesma plataforma, nada é impossível. Aqui todos podem conquistar os seus sonhos. Manter a cabeça serena, concentrada, a pressão é normal. Temos de jogar com tudo, é para isso que nos preparámos. Estou habituado, descontraído, super descontraído, vou entrar ali e vou dar o meu melhor, deixar tudo na pista. Seja qual for o resultado. Foi uma época difícil de preparação, era difícil viajar e competir. Provas canceladas, a planificação não batia certo... Tivemos de nos preparar em casa e o que foquei foi estar na melhor forma possível nesta data. Se tudo correr bem e passar à final, faço reset, tudo do zero e aí é fazer um salto bonito para o infinito e divertir-me ao máximo", disse o triplista, que garantiu que estes serão so seus últimos Jogos Olímpicos.

29.07.2021
Tiro: dobradinha checa no fosso olímpico masculino
Reuters

No fosso olímpico masculino houve dobradinha checa, com Jiri Liptak a ficar com o ouro numa luta titânica com o compatriota David Kostelecky. Ambos fizeram 43, um novo recorde olímpico, tendo o ouro sido decidido num desempate. O bronze ficou para o britânico Matthew Coward Holley, com 33.

29.07.2021
Vela: portugueses dos 470 com dia discreto

A dupla portuguesa do 470, composta por Diogo Costa e Pedro Costa, teve uma jornada menos positiva nas duas regatas do dia, ao ficar em ambas no 15.º posto. Nas contas gerais a dupla lusa ocupa a mesma posição.

29.07.2021
Combate de Jorge Fonseca está quase aí

Faltam dois combates para Jorge Fonseca entrar em ação. O português, recorde-se, garantirá uma medalha caso vença na próxima luta.

29.07.2021
Casos de covid aumentam em Tóquio mas a culpa não é dos Jogos

O número de casos de covid-19 em Tóquio tem vindo a aumentar nos últimos dias, mas o Comité Olímpico Internacional (COI) e o comité organizador dos Jogos garantem que o evento não está a ter impacto no sistema de saúde japonês. "Temos a comunidade que mais realiza testes no Mundo. Temos restrições severas de confinamento na Aldeia Olímpica, os atletas estão realmente a viver uma vida paralela. Ao que sei, não há um único caso de infeção da população japonesa que tenha sido transmitido pelos atletas ou por outras partes envolvidas nos Jogos", disse o porta-voz do COI, Mark Adams.

29.07.2021
Atletismo: definidas marcas de qualificação diretas

Estão já definidas as marcas de qualificação para o atletismo. Deixamos aquelas que dizem respeito aos portugueses:

Triplo salto masculino (Pedro Pichardo, Nelson Evora e Tiago Pereira): 17,05 metros
Triplo salto feminino (Patrícia Mamona e Evelise Veiga): 14,40 metros

Lançamento do peso masculino (Francisco Belo): 21,20 metros
Lançamento do peso feminino (Auriol Dongmo): 18,80 metros

Lançamento do disco feminino (Irina Rodrigues): 64,00 metros

Olhando às marcas conseguidas este ano, apenas Nelson Evora (15,93 no triplo salto), Evelise Veiga (13.69, no triplo feminino) e Irina Rodrigues (62.95, no disco) não conseguiram atingir os registos necessários até ao momento.

29.07.2021
Ciclismo: treinador alemão enviado para casa

O Comité Olímpico Alemão anunciou que Patrick Moster irá voltar em breve à Alemanha, depois da polémica em torno do comentário racista proferido durante a prova de contrarrelógio. "Os chefes da comitiva olímpica decidiram que o Patrick Moster não pode continuar o seu trabalho como treinador da equipa de ciclismo e irá voltar à Alemanha", declarou o Comité em comunicado. Saiba mais aqui.

29.07.2021
Atletismo: australianos livres para competir

Boas notícias na Austrália. Os testes Covid-19 feitos à comitiva do atletismo deram todos resultados negativos, pelo que a sua presença no arranque do atletismo está assegurada. Lembre-se que os 63 atletas australianos tinham sido isolados depois do caso positivo de Sam Kendricks, com quem Kurtis Marschall esteve em contacto direto.

29.07.2021
Vela: Carolina João já terminou as duas regatas do dia

A portuguesa Carolina João já completou as duas regatas do dia na classe Laser Radial. Depois de na sétima ter sido 26.ª, a 3.10 minutos da vencedora, na oitava registou a 31.ª marca, a 3.30. Nas contas da geral, Carolina João é agora 31.ª.

Entretanto, a primeira regata de 470 iniciou-se há pouco com Diogo Costa e Pedro Costa em ação.

29.07.2021
Tiro: Eslováquia vence fosso olímpico num pódio histórico
Eurosport

A eslovaca Zuzana Rehack Stefecekova venceu o ouro no fosso olímpico feminino, com um novo recorde olímpico (43), superiorizando-se à norte-americana Kayle Browning (42) e a Alessandra Perilli (29), San Marino. Esta última, refira-se, fez história, já que consegue a primeira medalha da história de San Marino em Jogos Olímpicos.

29.07.2021
Basquetebol: Eslovénia 'atropela' japoneses
Reuters

Luka Doncic 'só' chegou aos 25 pontos - mais 7 assistências e 7 ressaltos -, mas a Eslovénia despachou o anfitrião Japão, com uma vitória clara por 116-81. Os europeus venceram em todos os parciais, mas a estocada final foi dada no último, com 36-17. Pelos nipónicos a figura foi Rui Hachimura, com 34 pontos.

Nas contas do Grupo C, a Eslovénia tem agora 4 pontos, mais 2 do que a Espanha (que ainda joga mais logo com a Argentina) e Japão. Os argentinos são últimos, ainda a zeros.

29.07.2021
Golfe: jornada suspensa

A jornada de golfe está suspensa devido à ocorrência de relâmpagos e do mau tempo na zona do Kasumigaseki Country Club.

29.07.2021
Atletismo: varista argentino também está fora dos Jogos

Para lá do caso de Sam Kendricks, o argentino Germán Chiaraviglio também estám fora do salto com vara olímpico. A um dia do arranque do atletismo, as notícias não são as melhores...

29.07.2021
Ténis de mesa: ouro feminino não escapa à China
Reuters

A decisão será entre Yingsha Sun e Meng Chen, depois das vitórias (por 4-0) sobre Mima Ito (a carrasco de Fu Yu e Mengyu Yu (que tinha afastado Jieni Shao). A final é mais logo, pelas 13 horas.

29.07.2021
Basquetebol: Eslovénia domina anfitriões com Doncic em destaque
Reuters

Não é grande novidade, mas cá vai... A Eslovénia chegou ao intervalo a vencer por 53-41 diante do Japão, com Luka Doncic em ritmo de triplo duplo. O craque esloveno não está tão certeiro como na estreia, mas leva neste momento 17 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências.

29.07.2021
Patrícia Sampaio: «Tinha treinado para muito mais do que isto»
COP

Desapontada pelo adeus aos Jogos Olímpicos, mas orgulhosa. É assim que Patrícia Sampaio se sente depois de ter ficado pelo caminho na categoria -78kg do judo. A judoca portuguesa, em estreia nos Jogos Olímpicos, admite que tinha treinado para ter conseguido algo melhor.

"Tenho de me sentir feliz pelo que fiz. Saio insatisfeita, porque sabia que tinha capacidade para mais, tinha treinado para muito mais do que isto. As coisas acontecem... Sei que qualquer pessoa se preparou bem para isto. Mas acho que depois de respirar fundo, de pensar bem, vou sentir-me orgulhosa do que ultrapassei e do que passei hoje", disse a judoca, à RTP.

29.07.2021
Balanço das primeiras horas dos portugueses
Reuters

Cumprida a primeira ronda da participação portuguesa, vamos a um balanço dos resultados até ao momento. O principal destaque vai para Jorge Fonseca, que se apurou para as meias-finais de -100kg no judo ao derrotar Toma Nikiforov e Niyaz Ilyasov. Também na mesma modalidade, Patrícia Sampaio ainda derrotou Karen Leon na 1.ª ronda, mas acabou batida pela alemã Anna-Maria Wagner, a campeã do Mundo.

Quanto à vela, a dupla do 49er continua na luta pela Medal Race - é atualmente décima na geral -, pese embora ter sido desqualificada na segunda regata do dia. Na primeira foram sétimos. Já em Laser Radial, Carolina João foi 26.ª na primeira regata do dia.

Já no tiro, João Paulo Azevedo ficou pelo caminho no fosso olímpico, ao ser 20.º. Quanto à dupla do remo, no double scull peso ligeiro, foi primeira na final C e fechou a prova no 13.º posto.

29.07.2021
João Paulo Azevedo: «Acho que representei bem a nossa bandeira»
COP

O atirador português João Paulo Azevedo mostrou-se esta quinta-feira feliz com a prestação no trap do tiro com armas de caça, em que foi 20.º classificado, e por cumprir "um sonho" de participar nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020.

Leia as declarações completas.

29.07.2021
Simone Biles agradece o apoio

Após a desistência de Simone Biles, tetracampeã olímpica de ginástica artística no Rio'2016, da final de All-Around marcado para esta quinta-feira (para a qual era a principal favorita) e da final de equipas devido a problemas de saúde mental, a ginasta norte-americana veio agradecer pelo "amor e apoio" que tem vindo a receber, numa mensagem publicada nas suas redes sociais.

29.07.2021
Falta pouco para começar o atletismo

Já se conta as horas para o arranque do atletismo no Estádio Olímpico. Portugal contará com representação logo nessa primeira jornada, com Lorene Bazolo, Patrícia Mamona, Evelise Veiga e Auriol Dongmo.

29.07.2021
Atletismo: australianos em isolamento após caso de Covid-19

O caso positivo de Covid-19 de Sam Kendricks provoca um verdadeiro efeito dominó a poucas horas do arranque do atletismo em Tóquio. Vários elementos da comitiva australaina foram colocados em isolamento nos seus quartos como medida de precaução, devido ao contacto direto com o norte-americano. O Comité Australiano não revela se se trata de toda a comitiva ou apenas de alguns atletas - um deles será o também varista Kurtis Marschall -, adiantando apenas que irão ser feitos testes Covid-19 para descartar quaisquer outros positivos.

29.07.2021
Horário do combate de Jorge Fonseca

Jorge Fonseca defronta por volta das 9h30 o sul-coreano Gu-Ham Cho por volta das 9h30. A luta entre o bicampeão mundial e o asiático é a sétima do programa da noite (manhã em Portugal).

29.07.2021
Afonso Costa: «Provámos que esta não era a nossa final»
Reuters

Os remadores Pedro Fraga e Afonso Costa consideraram terem provado na água que o seu lugar não era o 13.º no double-scull, pois têm valor para "algo mais". "Não há muito a dizer, provámos que esta [a final C] não era a nossa final. Estamos contentes pela prova sólida, na qual seguimos em primeiro do início ao fim, sempre a controlar perante condições duras. Apesar de tudo, saímos daqui com a sensação do dever cumprido", resumiu Afonso Costa.

29.07.2021
Vela: portugueses do 49er desqualificados na sexta regata
Reuters

A dupla do 49er portuguesa, composta por Jorge Lima e José Costa, foi desqualificada na sexta regata do evento e caiu para o décimo posto na geral, o último que vale o acesso à Medal Race. Na sexta-feira há mais duas regatas, as últimas antes das decisões.

29.07.2021
Judo: Jorge Fonseca vence combate maratona e avança para as 'meias'
Reuters

Custou, mas foi. Jorge Fonseca está nas 'meias' de -100 kg, depois de superar o russo Niyaz Iliasov num longo combate com quase 8 minutos.

29.07.2021
Andebol: Holanda derrota Angola
Reuters

A seleção da Holanda venceu por 37-28 a congénere de Angola, para o torneio feminino de andebol, que somou a terceira derrota em três jogos realizados no Grupo A da fase preliminar. 

29.07.2021
Tiro com arma de caça: João Paulo Azevedo fora da final
COP

João Paulo Azevedo terminou a qualificação de fosso olímpico com 120 pratos partidos num total de 125, com uma última série de 23 que, como tinha de ser perfeita, acabou por comprometer as aspirações do português. A qualificação fechou em 122 pratos e o português foi 20.º na classificação final, com a mesma pontuação do 17º (o desempate beneficia quem falhou o seu último prato há mais tempo...).

29.07.2021
Judo: Jorge Fonseca sobe para o combate dos 'quartos'
29.07.2021
Natação: estafeta chinesa de ouro e com recorde do Mundo
Reuters

Na última final do dia, a estafeta feminina da China de 4x200 livres surpreendeu e conquistou a medalha de ouro dos 4x200 metros livres femininos e com um novo recorde mundial. Juanxuan Yang, Muhan Tang, Yufei Zhang e Bingjie Li fizeram uma fantástica prova, terminando com 7.40,33 minutos, superando o anterior recorde mundial (7.41,50, da Austrália desde 2019). A medalha de prata ficou para os Estados Unidos (7.40,73), com Allison Schmitt, Paige Madden, Kathryn McLaughlin e Katie Ledecky. O bronze foi para a inicialmente favorita Austrália (7.41,29), com uma equipa composta por Ariarne Titmus, Emma McKeon, Madison Wilson e Leah Neal.

29.07.2021
Judo: começam agora os combates dos 'quartos'

Arranca agora a disputa dos quartos-de-final nos -100 kg. O duelo entre Jorge Fonseca e Niyaz IlIasov é o terceiro do tatami 1.

29.07.2021
Vela: portugueses do 49er na luta pela Medal Race
Reuters

Já acabou a primeira regata do dia nos 49er e a dupla portuguesa composta por Jorge Lima e José Costa acaba em sétimo, a 55 segundos dos dinamarqueses, os vencedores desta quinta regata do programa. Com este resultado, a dupla lusa mantém o 9.º posto na classificação geral e continua dentro dos lugares de medal race.

29.07.2021
Judo: campeã do Mundo elimina Patrícia Sampaio
Eurosport

Acabou nos oitavos-de-final a campanha de Patrícia Sampaio nos -78kg. A portuguesa foi derrotada pela alemã Anna-Maria Wagner, a atual campeã do Mundo, por ippon.

29.07.2021
Judo: Jorge Fonseca 'despacha' belga em 17 segundos

Simples, fácil e eficaz. Jorge Fonseca precisou de apenas 17 segundos para se colocar nos 'quartos', ao derrotar Toma Nikiforov por ippon. Segue-se Niyaz Ilyasov, do Comité Olímpico Russo, que derrotou em 2.30 minutos o húngaro Miklós Cirjenics.

29.07.2021
Aí está Jorge Fonseca
Eurosport

O bicampeão do Mundo vai entrar agora em ação diante do belga Toma Nikiforov.

29.07.2021
Atletismo: Sam Kendricks testa positivo à Covid-19 e falha Jogos

Aí está a primeira baixa de peso no atletismo. O norte-americano Sam Kendricks, o quarto melhor do ano no salto com vara e bronze no Rio'2016, testou positivo e está fora dos Jogos Olímpicos. A revelação foi feita pelo seu pai e treinador, numa publicação nas redes sociais que pouco depois... foi apagada.

29.07.2021
Um campeão também chora...

Depois de conquistar o ouro nos 100m livres, Caeleb Dressel foi surpreendido pela sua família e não conteve a emoção.

29.07.2021
Vela: portugueses quase a entrar em ação

Vão arrancar dentro de momentos as primeiras regatas do dia na vela. Os primeiros serão Jorge Lima e José Costa, na 5.ª regata de 49er, às 4:05. Dez minutos depois será a vez de Carolina João voltar às águas, na 7.ª regata de Laser radial.

29.07.2021
Judo: Jorge Fonseca quase a começar

Entretanto Jorge Fonseca já sabe com quem vai iniciar a sua campanha: Toma Nikiforov. O belga chega aos 'oitavos' depois de ter afastado o brasileiro Rafael Buzacarini por Waza-Ari. O combate do bicampeão do Mundo está quase a começar...

29.07.2021
Natação: Caeleb Dressel vence na final mais aguardada do dia
Reuters

Na final mais aguardada do dia, o norte-americano Caeleb Dressel conquistou a medalha de ouro nos 100 metros livres, com 47,02 segundos, um novo recorde olímpico. O australiano Kyle Chalmers, que era o campeão olímpico, ficou com a medalha de prata, a seis centésismos do vencedor (47,08). O bronze ficou para o russo Kliment Kolesnikov (47,44).

29.07.2021
Judo: Patrícia Sampaio avança para a 2.ª ronda
Eurosport

A portuguesa domina o combate com Karen León e, a 1.09 do final do tempo regulamentar, supera a venezuela por ippon. Patrícia Sampaio está na segunda ronda de -78kg. No final da luta, num fantástico gesto de fair play, ambas as judocas abraçam-se no centro do tatami.

Na próxima ronda, Patrícia Sampaio terá pela frente a alemã Anna-Maria Wagner.

29.07.2021
Judo: Patrícia Sampaio já em ação
Eurosport

Diante de Karen León, da Venezuela, a portuguesa tenta o acesso à segunda ronda de -78kg.

29.07.2021
Natação: Yufei Zhang de ouro nos 200 metros mariposa
Reuters

A chinesa Yufei Zhang conquistou a medalha de ouro dos 200 metros mariposa, com 2.03,86 minutos, um novo recorde olímpico, depois de já ter ganho a prata nos 100 mariposa. As norte-americanas Regan Smith (2.05,30) e Hali Flickinger (2.05,65) completaram o pódio.

29.07.2021
Remo: dupla portuguesa vence final C e acaba no 13.º posto
Reuters

A dupla portuguesa do double scull peso ligeiro, composta por Pedro Fraga e Afonso Costa, venceu a final C da sua prova, fechando desta forma a participação em Tóquio'2020 no 13.º posto final. O duo luso dominou de forma clara a sua prova, cruzando a linha de meta com 6.24,44 minutos, sete segundos à frente do Chile e quase 12 para a Venezuela.

29.07.2021
Judo: combates do dia já arrancaram

Entretanto já começaram os combates no Nippon Budokan. Portugal entra dentro de momentos em ação com dois judocas: primeiro Patrícia Sampaio, nas -78kg, e depois Jorge Fonseca, nos -100kg.

29.07.2021
Tiro com Armas de Caça: João Paulo Azevedo volta a ser perfeito e sonha com final

João Paulo Azevedo abriu a participação portuguesa na jornada de quinta-feira dos Jogos de Tóquio'2020 com uma série perfeita de 25 pratos partidos na 4.ª ronda de cinco rondas de qualificação de fosso olímpico (trap). O vilacondense subiu de 15.º para 10.º e precisa de voltar a ser perfeito na última série (com novo 25) para sonhar com uma vaga entre os seis finalistas!

A quinta e última série de qualificação está marcada para as 4h45. João Paulo Azevedo, como dissemos, tem de ser perfeito nessa ronda, mas tem de esperar que 3 dos 8 que estão nas posições cimeiras falhem pelo menos um tiro.

29.07.2021
Natação: ouro com novo recorde olímpico para Stubblety-Cook
Reuters

A final dos 200 metros bruços prometia.. e não desiludiu! O australiano Zac Stubblety-Cook conquistou a medalha de ouro e com um novo recorde olímpico, com 2.06,38 minutos. A prata foi para o holandês Arno Kamminga (2.07,01), que começou muito rápido e chegou a passar abaixo do recorde mundial aos 100 metros, enquanto o bronze foi para o finlandês Matti Mattsson (2.07,13), a grande surpresa da final. O recordista mundial Anton Chupkov (2.06,12) terminou apenas no quarto posto, ao fazer 2.07,24.

29.07.2021
Natação: Robert Finke vence primeira final do dia
Reuters

Na primeira final de sempre dos 800 metros livres em Jogos Olímpicos, a medalha de ouro foi conquistada pelo norte-americano Robert Finke, com 7.41, 87 minutos, numa prova em que esteve sempre fora dos primeiros lugares, até que sprintou nos últimos 50 metros rumo à vitória. O italiano Gregorio Paltrinieri, que liderou quase toda a competição, ficou no segundo posto, com 7.42,11, enquanto o ucraniano Mykhailo Romanchuk, principal favorito, acabou com a medalha de bronze, com 7.42,33.

29.07.2021
Andebol: holandesas derrotam Angola
Reuters

No primeiro jogo do dia no torneio feminino, a campeã mundial Holanda conseguiu a terceira vitória em três jogos, agora ao levar de vencida a equipa de Angola por 37-28.

29.07.2021
Natação: e agora vamos à piscina...

A sessão do dia no Parque Aquático está quase a começar e temos cinco finais no programa:

2:30 - 800m livres masculinos
2:44 - 200m bruços masculinos
3:28 - 200m mariposa femininos
3:37 - 100m livres masculinos
4:31 - 4x200m livres femininos

29.07.2021
Remo: última final decidida de forma emocionante
Eurosport

E fecham agora as outras duas finais do dia no remo, no caso de duplo scull. Nos homens ganhou a Irlanda à frente da Alemanha e da Itália. É o primeiro ouro dos irlandeses nestes Jogos. Já nas senhoras, numa luta incrível ao photo finish, venceu a Itália, à frente da França e da Holanda.

29.07.2021
Emoções ao longo do dia

Há pouco demos conta das finais que serão disputadas, mas há também jogos e eventos de realce para lá dessas decisões. No basquetebol masculino, por exemplo, todos esperam mais um show de Luca Doncic e companhia diante do Japão e há, ao final do dia, um duelo castelhano entre Espanha e Argentina.

No andebol temos seis jogos do torneio feminino em agenda, com especial destaque para a entrada em cena de Angola diante da Holanda (o jogo já está em andamento).

No ténis de mesa hoje teremos a já referida final do torneio feminino, mas há também 'meias' no masculino, com dois duelos que prometem emoções fortes na sessão da noite.

29.07.2021
Remo: primeiras finais fechadas
Reuters

Já temos as primeiras daus finais do dia fechadas, todas no remo. Na prova de duplas, nos homens o triunfo foi para a Croácia, à frente da Roménia e Dinamarca. Já nas senhoras a vitória foi para a Nova Zelândia, numa luta ganha ao ROC e ao Canadá.

29.07.2021
Atletismo: maratonistas portuguesas já partiram

Carla Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Sara Moreira saíram esta tarde do Porto com destino a Tóquio. As três maratonistas serão das últimas portuguesas a competir em Tóquio, com prova marcada para a madrugada de 7 de agosto (o arranque será às 23 horas de dia 6, no horário de Lisboa).

29.07.2021
«Apanha-me esses camelos»: comentário racista ensombra contrarrelógio masculino

O contrarrelógio masculino ganho de forma superior por Primoz Roglic ficou marcado por uma cena nos bastidores que deu bastante que falar. Tudo aconteceu numa fase inicial da prova, ainda na primeira vaga de partidas, quando à passagem do ciclista Nikias Arndt, o selecionador alemão soltou um comentário de índole racista que acabou por ficar registado nas câmaras.

"Apanha-me esses camelos", disse Patrick Moster, em alusão ao facto de à frente do seu pupilo estarem o eritreu Amanuel Ghebreigzabhier e o argelino Azzedine Lagab.

29.07.2021
Ronda Rousey defende Simone Biles

Entretanto vamos começar a nossa habitual ronda nas redes sociais prévia à ação em Tóquio. Comecemos pela enérgica reação da lutadora Ronda Rousey à situação em torno de Simone Biles.

"Toda a gente a julgar a Simone Biles sem sequer saberem como é estar na posição dela. Ela está na equipa olímpica e vocês estão no Twitter. O que quer que esteja a acontecer é algo que nós não conseguimos entender de fora. Ela está a fazer o seu melhor para lidar com a situação em que está", escreveu a ex-lutadora do UFC.

29.07.2021
Portugueses no judo

Patrícia Sampaio irá lutar no sétimo combate do mat 2 do Nippon Budokan. A portuguesa disputará diante de Karen León, da Venezuela, o acesso à segunda ronda de -78kg. Já em -100 kg masculinos, Jorge Fonseca avança diretamente para a segunda ronda, esperando o adversário que sairá da luta entre o belga Toma Nikiforov e o brasileiro Rafael Buzacarini. A luta do português deverá acontecer já para lá das 4 da manhã.

29.07.2021
Reuters

Neste momento já temos em andamento as finais do remo (são quatro), mas também andebol, tiro, voleibol, voleibol de praia e golfe. Esta última modalidade, refira-se, arranca hoje o torneio.

29.07.2021
As finais do dia

Esta quinta-feira contaremos com 17 finais, distribuídas por 8 modalidades. Aquela que terá mais decisões será a natação, que está a viver os últimos dias de ação em Tóquio'2020. A saber:

1:18 - remo (duplas masculinas)
1:30 - remo (duplas femininas)
1:50 - remo (duplo scull ligeiro masculino)
2:10 - remo (duplo scull ligeiro feminino)
2:30 - natação (800m livres masculinos)
2:44 - natação (200m bruços masculinos)
3:28 - natação (200m mariposa femininos)
3:37 - natação (100m livres masculinos)
4:31 - natação (4x200m livres femininos)
6:30 - tiro (fosso olímpico feminino)
7:30 - tiro (fosso olímpico masculino)
7:55 - canoagem slalom (canoa feminina)
9:00 - judo (-78kg feminino)
9:00 - judo (-100 kg masculino)
11.50 - ginástica artística (all around feminino)
11.55 - esgrima (florete equipas femininas)
13:00 - ténis de mesa (torneio feminino)

28.07.2021
O programa dos portugueses

A jornada de hoje conta a participação de portugueses em nove provas, desde o tiro ao judo, passando pelo remo e vela. A jornada arranca precisamente no tiro, com João Paulo Azevedo e termina com a natação. Mas o grande destaque é mesmo o judo, que conforme dissemos contará com a presença do bicampeão Jorge Fonseca.

Eis o programa dos portugueses

2:40 - João Paulo Azevedo (Tiro com armas de caça, Fosso olímpico Q2)
3:00 - Patrícia Sampaio (Judo, -78 kg, 1.ª ronda)
3:00 - Jorge Fonseca (Judo, -100 kg, 2.ª ronda)
3:20 - Afonso Costa e Pedro Fraga (Remo, final C de Double scull peso ligeiro)
4:05 - Jorge Lima e José Costa (Vela, 49er, 5.ª regata)
4:15 - Carolina João (Vela, Laser radial, 7.ª regata)
4:15 - Jorge Lima e José Costa (Vela, 49er, 6.ª regata)
4:45 - João Paulo Azevedo (Tiro com armas de caça, Fosso olímpico Q2)
5:05 - Carolina João (Vela, Laser radial, 8.ª regata)
7:05 - Diogo Costa e Pedro Costa (Vela, 470, 3.ª regata)
7:20 - Diogo Costa e Pedro Costa (Vela, 470, 4.ª regata)
11:12 - Tamila Holub (Natação, 800 m livres Q)

28.07.2021
Arranca mais uma jornada

Bom dia! Sejam bem-vindos a mais um dia de acompanhamento de tudo o que se passa em Tóquio. É mais uma jornada com participação portuguesa e com medalhas a atribuir, uma delas com um forte candidato lusa. Jorge Fonseca é o bicampeão do Mundo dos -100kg em judo e a expectativa nacional passa pela chegada, finalmente, da primeira medalha. Isso e muito mais para seguir, como sempre, aqui no seu Record!

Por Fábio Lima e José Morgado
10
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Tóquio 2020

Notícias