O judoca checo Lukás Krpálek conquistou esta sexta-feira a segunda medalha de ouro olímpica da carreira, desta vez nos +100kg masculinos, nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, enquanto o Japão voltou a vencer na prova feminina, nos +78kg.
Akira Sone, campeã mundial em 2019, deu o nono ouro ao Japão no judo, a 11.ª medalha em 13 categorias, com a portuguesa Rochele Nunes a terminar no grupo das nonas classificadas, depois de cair na segunda ronda.
No Nippon Budokan, o judoca francês Teddy Riner, 10 vezes campeão mundial e bicampeão olímpico, foi eliminado com surpresa nos quartos de final e abriu caminho para novo sucesso Lukás Krpálek, que já tinha vencido o ouro no Rio2016, mas na categoria de -100kg.
O checo bateu nas meias-finais o russo Tamerlan Bashaev, responsável pela derrota de Riner, e na final levou a melhor sobre Guram Tushishvili, da Geórgia, com um triunfo por 'ippon' a 13 segundos do final do combate.
Riner teve que se contentar com a medalha de bronze, tendo partilhado o terceiro lugar do pódio com o seu 'carrasco' Bashaev.
No concurso feminino, Akira Sone, de 21 anos, 'salvou' o dia para o Japão ao bater a veterana Idalys Ortiz, de Cuba, que foi desqualificada.
A atleta de 31 anos, campeão olímpica em Londres2012, recebeu três penalidades, as duas primeiras por não-combatividade e a última por ataque falso, e ficou fora do ouro, acabando mesmo assim por conquistar a quarta medalha olímpica da sua carreira.
Antes, Ortiz tinha sido responsável pela eliminação de Rochelle Nunes, na segunda ronda, com um triunfo já no prolongamento do combate, por waza-ari.
Na primeira ronda, a judoca portuguesa, 11.ª do mundo, tinha vencido a porto-riquenha Melissa Mojica, 23.ª, ao pontuar com um waza-ari de 16 segundos do final.
Iryna Kindzerska, do Azerbaijão, e a francesa Romane Dicko conquistaram o bronze.
O torneio de judo dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 termina no sábado com os combates mistos por equipas.
Défice não é alarmante, pois a época decisiva (com pontos a 100%) só agora começa
Em entrevista a Record, diretora de comunicação e marcas dos Jogos Santa Casa aborda ainda os apoios a estudantes para a prática desportiva
Patrícia Mamona conquistou a prata, Jorge Fonseca e Fernando Pimenta o bronze
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe