_

Bárbara Timo quer ser fiel a si mesma nos Europeus: «Acho que não tenho de provar mais nada»

• Foto: Benfica

A judoca portuguesa Bárbara Timo (-70 kg), a mais experiente da Seleção portuguesa que compete nos Europeus em Tblissi entra em competição no sábado, sem definir metas, mas com o compromisso de dar tudo.

"Com um percurso tão longo, uma história tão... já vai quase uma década aqui, em Portugal, com tantos resultados. Nesta fase da minha vida, acho que não tenho de provar mais nada. Eu não tenho que... ir em busca da medalha. Eu tenho que ser fiel a mim mesma", disse a judoca à agência Lusa.

PUB

Bárbara Timo, medalha de bronze nos Europeus de Lisboa'2021 e duas vezes medalhada em Mundiais, em 2019 (-70 kg) e em 2022 (-63 kg), regressou à categoria mais pesada, até pelas exigências do corpo, para continuar o caminho em que acredita.

"Fiel aos treinos, fiel ao meu compromisso, à minha dedicação, ao meu trabalho ético. Ético mesmo de ser fiel como atleta, sabe? Eu sou uma atleta verdadeira. E acho que o que eu quero, se tem algo para provar, é o quanto eu sou atleta e o quanto sou dedicada. E acho que é isso que eu quero pôr amanhã [sábado]", explicou.

Os Europeus de Tblissi foram preparados com "muita intenção", desde o início do ano e a judoca diz que a vontade é a de mostrar trabalho e esforço que têm sido feitos para estar na mais importante competição continental.

PUB

"Tem sido um trabalho, desde o início do ano, com o foco no Europeu. A minha prova é ser fiel a mim mesma, porque eu trabalhei muito para estar aqui. Então, amanhã é um dia de procurar representar isso, representar o meu esforço", acrescentou.

A mudança de peso, pela segunda vez, tem sido um percurso duro para Bárbara Timo, a ter de partir detrás na conquista de pontos, prova a prova, o que a colocará quase sempre nos sorteios diante da elite da 'nova' categoria.

"Depois de Paris (Jogos Olímpicos 2024), queria saber se era capaz já com os trinta, mais de trinta (anos), se era capaz, mais uma vez, de estar em um alto nível, estar entre as 'tops' do mundo, onde estive durante muito tempo. E tem sido um caminho árduo. Achei, nas minhas expectativas, logo quando subi, pelas minhas capacidades, achei que conseguiria mais cedo estar entre as do topo. Não tem acontecido, mas isso não tira... o meu foco e a minha esperança, digamos assim", assinalou.

PUB

Nos Europeus, Bárbara Timo vê uma competição em que qualquer um pode avançar no quadro, tratando-se de um continente que reúne um vasto número de judocas de grande qualidade e que, por isso, mesmo os combates iniciais, se tornam difíceis.

"É uma competição de grande porte que, ao imaginar a chave, já imagina que a sua primeira luta, a segunda, a terceira, já são combates que podem ser difíceis, que podem ser disputas de medalhas em Grand Slam, em outros cenários. Para essa competição não conta muito o ranking", disse.

Em Tblissi, a judoca estreia-se ao 19.º combate no tatami 1 do Pavilhão Olímpico dos Desportos, num combate em que defrontará a jovem turca Sinem Oruc, de 18 anos, bronze nos Europeus de sub-23 e este ano quinta no Grand Prix da Áustria.

PUB

Nos Europeus, que decorrem desde quinta-feira, Portugal terá ainda no domingo em prova os judocas Diogo Brites (+100 kg), no segundo europeu da sua carreira, e Rochele Nunes (+78 kg), que foi mãe em maio de 2025 e estará no sexto, tendo no currículo dois bronzes na competição, em Praga'2020 e Lisboa'2021.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Judo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB