Os Europeus de judo, previstos para maio, em Praga, foram adiados para o período entre 19 e 21 de junho, devido à pandemia do Covid-19, informou hoje a Federação Europeia de Judo (EJU).
"Face à situação sanitária atual na Europa, o comité executivo da Federação Europeia de judo e a Federação checa decidiram em conjunto adiar os Europeus para 19 a 21 de junho", especifica em comunicado a EJU.
O organismo europeu explica ainda que as novas datas foram aprovadas pela Federação Internacional, lembrando que os pontos de qualificação olímpica, que terminaria em maio, "serão atribuídos" na mesma.
A pandemia do Covid-19 levou a Federação Internacional de Judo a anular três provas do circuito mundial previstas para o final de abril: o Grand Slam de Ecaterimburgo e os grandes prémios de Tbilissi e Antália.
Toda a situação levou a Federação Internacional a alargar o período de qualificação olímpica para Tóquio2020 até 30 de junho.
Neste momento, Portugal tem oito judocas em lugar elegível de apuramento: Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (-78 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).
"A situação criada pelo Covid-19 mergulhou a EJU, os organizadores das competições e o mundo inteiro na incerteza. Temos a certeza de que o mais importante neste período imprevisível é o de agir com humanitarismo e de encontrar o melhor compromisso", disse o presidente da EJU, Sergey Soloveychik.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados já ultrapassa as 125.000 pessoas, registando-se casos em cerca de 120 países e territórios.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.
Por LusaCompetição inicia-se esta quinta-feira em Bratislava (Eslováquia)
Judoca portuguesa conquistou no domingo o ouro no Grand Slam de Ulan Bator
É o segundo ouro conquistado pela judoca portuguesa em Grand Slams na carreira
Portuguesa derrotada frente à japonesa Utana Terada
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano