Joana Diogo: «Telma deveria ter sido nomeada»

Joana Diogo: «Telma deveria ter sido nomeada»
• Foto: Aleksandar Djorovic

A ausência de Telma Monteiro na lista de nomeados para Atleta Feminina do Ano da Confederação (CDP) causou perplexidade em vários quadrantes. Até Joana Diogo, indicada pela Federação (FPJ), ficou surpresa, pois considera que a olímpica do Benfica é a melhor judoca nacional. "Fiquei contente com esta nomeação, porque o meu trabalho é reconhecido. Mas a Telma deveria ter sido nomeada, porque é a melhor de sempre em Portugal. Era mais lógico ela ter sido nomeada para Atleta Feminina do Ano e eu para Atleta Revelação do Ano", defendeu Joana Diogo, que se sagrou vice-campeã europeia de juniores em 2015.

A judoca do JCCoimbra, de 19 anos, foi na realidade uma das grandes revelações, na categoria de 48 kg, mas nada que se compare com a olímpica do Benfica, que ganhou este ano o seu quinto título continental, a 15.ª medalha em grandes provas (Mundiais e Europeus) e é a melhor portuguesa no ranking internacional (4.ª a 57 kg), depois de ter sido líder durante vários meses:"Telma é uma referência para todos e tomara eu conseguir tantas medalhas como ela na minha carreira."

PUB

Como Ronaldo

Manuel Costa Oliveira, presidente da FPJ, quis passar ao lado da polémica, mas tirou a possibilidade Telma de ser distinguida como Atleta Feminina do Ano pela quarta vez:"Telma é de um nível que está muito acima para ir a votos. É uma das melhores atletas de todos os tempos. É como Cristiano Ronaldo, que também não foi nomeado."

Manifestações de indignação

PUB

A opção da FPJ em excluir Telma da lista da CDP causou indignação, com muitas manifestações nas redes sociais contra a "injustiça" em relação a uma das melhores atletas portuguesas de sempre. Joana Diogo foi uma delas:"Reconheço, assim como toda a gente, que a Telma, como melhor judoca de sempre do judo português, é mais que merecedora de todos os reconhecimentos e mais alguns, até porque venceu o seu quinto Europeu de seniores."

Jorge Fernandes, presidente da Associação de Coimbra (ADJC) e treinador de Joana Diogo, também criticou:"É um erro da FPJ que não faz sentido, ao deixar a nossa melhor judoca de fora. Nomeá-la seria um voto de confiança."

Telma não ficou indiferente à polémica e agradeceu aos fãs no Facebook: "O vosso reconhecimento é a nomeação mais importante de todas." *

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Judo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB