Portugal quer lutar por medalhas no Mundial já a pensar em Tóquio 2020

16 judocas vão representar o país em Baku

• Foto: Pedro Ferreira
PUB

A seleção portuguesa vai lutar por medalhas no Mundial, a disputar em Baku, e pensar na qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, segundo a selecionadora nacional.

Dezasseis judocas (nove masculinos e sete femininos) vão representar Portugal no campeonato do mundo, que decorre em Baku, no Azerbaijão, de 20 a 27 de setembro, e Ana Hormigo confia na possibilidade de alcançar lugares de pódio.

"Cada um quer avançar o máximo na competição e será esse o grande objetivo. Primeiro, temos o grande desafio do sorteio, que só nos dias antes é que vamos conhecer, para aí preparar melhor combate a combate, com o objetivo de passar o máximo de combates possíveis", disse Ana Hormigo, que falava aos jornalistas no final da apresentação da seleção que vai participa nos Mundiais de Judo.

Para Ana Hormigo, "nenhum atleta de judo vai para ficar por um combate", assumindo que há vários atletas que aspiram ao pódio e "que têm demonstrado bons indicadores ao longo da época e querem chegar ao máximo à frente".

Além de Telma Monteiro, que soma cinco medalhas em Mundiais, Ana Hormigo apontou para judocas como Anri Egutidze, "que esteve bastante bem ao longo da época", ou Jorge Fonseca, "que também tem dado alguns indicadores".

Joana Ramos, "que tem competido menos, mas que já ficou num quinto lugar no campeonato do dundo", ou Yahima Ramirez, que também já conseguiu um quinto lugar em Mundiais, foram as outras judocas referidas pela selecionadora.

Ana Hormigo indicou ainda a promessa portuguesa Patrícia Sampaio, que, no campeonato europeu "conseguiu ganhar a uma cabeça de série" e pode surpreender.

A selecionadora recordou ainda que nos Mundiais já conta o apuramento para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, considerando que, em Baku, é também um objetivo "angariar o máximo de pontos para o apuramento olímpico".

O presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, também sublinhou que, apesar de ainda faltarem 20 meses para terminar a fase de apuramento para Tóquio2020, acredita que, "pelo resultado nas provas e empenho nos atletas", seja possível atingir um recorde e apurar dez a 12 judocas.

"É uma seleção que dá garantias e acreditamos neles", frisou.

- Lista dos convocados para os Mundiais de judo:

Femininos:

-48 kg: Catarina Costa e Joana Diogo.

-52 kg: Joana Ramos e Mariana Esteves.

-57 kg: Telma Monteiro.

-78 kg: Yahima Ramirez e Patricia Sampaio.

Masculinos:

-60 kg: Gonçalo Mansinho.

-66 kg: João Crisóstomo.

-73 kg: Jorge Fernandes e Nuno Saraiva.

-81 kg: Anri Egutidze.

-90 kg: João Martinho e Tiago Rodrigues.

-100 kg: Jorge Fonseca.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB