Carlos Luz termina Grand Slam de Baku em 5.º lugar

Vencer quatro combates e perdeu dois

• Foto: Judoca Carlos Luz

O judoca português Carlos Luz, em -81 kg, foi este sábado o melhor português no segundo dia do Grand Slam de Baku, ao terminar a competição no quinto lugar, depois de vencer quatro combates e perder dois.

Numa fase em que os judocas lusos procuram melhorar posições com vista aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Carlos Luz, que não está em zona de qualificação na sua categoria (47.º), foi quem conseguiu melhores resultados.

O judoca começou por vencer três combates até chegar à decisão para as meias-finais, num combate em que estava longe de ser favorito e no qual perdeu com o japonês Takanori Nagase, terceiro do mundo e qualificado para o Rio'2106, por ippon.

Na repescagem, o judoca ainda venceu o georgiano Ambako Avaliani, com uma vantagem de um castigo (shido), mas na luta pelo bronze perdeu com o italiano Matteo Marconcini, um adversário com pior ranking.

Carlos Luz foi dominado nos segundos iniciais de combate, com Marconcini a imobilizar o português, primeiro a pontuar para waza-ari e depois 'levar' a técnica até ao ippon, com 58 segundos de luta.

Nuno Saraiva, que à chegada a Baku ocupava a qualificação indireta para os Jogos na categoria de -73 kg, via quota continental, teve um dia muito mau, ao perder logo na estreia com o israelita Tohar Butbul, por waza-ari.

Ana Cachola (-63 kg), André Alves (-73 kg) e Diogo Lima (-81 kg) perderam ao segundo combate que realizaram na capital do Azerbaijão.

No próximo domingo competem Jorge Fonseca (-100 kg), judoca que está na zona de qualificação olímpica, e Yahima Ramirez (-78 kg), que perdeu a vaga na quota continental, mas ainda procura pontos para repetir uma presença nos Jogos.

Com o apuramento olímpico a terminar no final de maio, Portugal conta, de momento, com seis qualificados: Joana Ramos, Telma Monteiro, Sergiu Oleinic, Célio Dias, Jorge Fonseca, face às respetivas posições no ranking, e Nuno Saraiva, pela quota continental.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Judo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.